Questões de Pedagogia

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  • A.

    Apenas as alternativas II, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

  • D.

    As alternativas I,II, III e IV estão corretas.

A efetiva defesa da participação popular no interior da unidade escolar, depende de pressupostos.

I. o caráter público da atividade educativa que é mantida pelo Estado;

II. das diretrizes traçadas pelo MEC;

III. o caráter propriamente dito da participação da comunidade escolar.

São corretos APENAS

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    I e III

  • e.

    II e III

Podemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que:

  • A.

    A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres.

  • B.

    A educação tem apenas o caráter social.

  • C.

    A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.

  • D.

    A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento.

Em seu livro "Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro", Morin se refere a ensinar a identidade terrena. Para ele, isso significa que

  • a.

    a ética não é ensinada por meio de lições de moral.

  • b.

    seria preciso ensinar princípios e estratégias que permitam enfrentar imprevistos.

  • c.

    a educação deveria incluir o ensino das incertezas.

  • d.

    a compreensão é, a um só tempo, meio e fim da convivência humana.

  • e.

    convém ensinar a história da era planetária em que todos partilham de um destino comum.

"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios:

  • A.

    Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção.

  • B.

    Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais.

  • C.

    Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas.

  • D.

    Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades.

Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:

  • A.

    Marco referencial, diagnóstico e programação.

  • B.

    Marco referencial, análise da realidade e tarefas.

  • C.

    Marco documental, diagnóstico e programação.

  • D.

    Marco referencial, marco documental e diagnóstico.

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considere os seguintes objetivos pedagógicos:

I- Traçar retas e curvas utilizando-se de recursos técnicos específicos.

II- Classificar objetos e fatos segundo critérios baseados em suas propriedades.

III- Representar objetos lógicos através de códigos não verbais.

IV- Descrever o sistema digestivo humano.

A opção que apresenta uma declaração verdadeira sobre os objetivos I a IV é:

  • A.

    II e IV são objetivos instrumentais

  • B.

    II e III são objetivos multi-formativos

  • C.

    I e IV são objetivos interdisciplinares

  • D.

    I e III são objetivos inter-relacionados

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Quanto aos projetos integrados de experiência curricular, na forma como apresentados por Jurjo Santomé, pode-se afirmar que:

  • A.

    a definição das etapas de execução deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, à medida que a maior clareza sobre o projeto viabiliza seu aproveitamento pedagógico pelos professores

  • B.

    a definição das disciplinas que se encarregarão da execução do projeto deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de assegurar a superação de dificuldades específicas de aprendizagem

  • C.

    a definição dos objetivos educacionais deve anteceder a delimitação das atividades a serem realizadas no projeto, ainda que sob o custo de diferentes professores optarem por desenvolver atividades isoladas

  • D.

    a definição das atividades comuns a serem realizadas deve anteceder a delimitação dos objetivos educacionais, a fim de que os professores das diversas disciplinas possam estabelecer seu nível de cooperação

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

A opção que não caracteriza a motivação didática da professora no tratamento do conteúdo do ensino é:

  • A. "Ao aceitar que a escolaridade vai além da transmissão de conhecimentos, a justificativa do currículo não pode ficar em critérios de representatividade do selecionado quanto à cultura acadêmica, mas apoiar-se noutros de caráter social e moral."
  • B.

    "O currículo, como resumo do conteúdo da socialização, dá ao clássico sentido da cultura escolar um significado de tipo antropológico, em que cultura se interpreta como a forma de pensar, sentir, fazer, atuar e se expressar de um grupo social."

  • C.

    "Muitos conteúdos, não estritamente acadêmicos, não correspondem a nenhuma especialização curricular ou disciplina, enquanto que outros estão relacionados com todas (...) A experiência de aprendizagem em si torna-se conteúdo curricular..."

  • D.

    "Um elemento essencial da transformação da escola foi a profissionalização do conhecimento social. Partes crescentes da vida pública e da vida privada tendem a ser definidas pela produção tecnológica e pelas organizações funcionais."

Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Considerando a situação relatada a seguir responda às questões de números 07 e 08.

Fala de uma professora em reunião da equipe de professores da sexta série:

"Fiquei encantada quando o Délcio brigou comigo, afirmando que os morcegos são os ratos que ficam velhos. Eu nunca havia ouvido alguém dizer isso antes. E não era só ele, não. Quase todos os alunos da turma acreditavam na mesma coisa. Aproveitei para conversar com todas as turmas de sexta série sobre as modalidades de conhecimento, porque percebi que isso tinha tudo a ver com aquela oportunidade."

A posição assumida pela professora demonstra que esta privilegia:

  • A.

    o pensamento interdisciplinar

  • B.

    o conteúdo programático

  • C.

    a identidade cultural

  • D.

    a verdade científica

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