Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que:

  • A.

    Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral.

  • B.

    Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.

  • C.

    Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações.

  • D.

    A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada.

Um dos temas centrais das investigações realizadas por Vygotsky é:

  • a.

    estrutura e conhecimento.

  • b.

    inteligência e emoção.

  • c.

    pensamento e linguagem.

  • d.

    competências e habilidades.

  • e.

    inteligência e habilidades.

  • A.

    F,F, V,V,V.

  • B.

    V,F, F, F, F.

  • C.

    V, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, F, V, V.

Reconhecemos que a valorização da profissão do magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Nessa perspectiva, Aranha (1996:152) destaca três aspectos importantes na formação do educador: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política. O que caracteriza essa formação ética e política é

  • a.

    o domínio de conhecimentos científicos.

  • b.

    a capacidade de educar a partir de valores para um mundo melhor.

  • c.

    o domínio de conhecimentos específicos.

  • d.

    a competência técnica.

  • e.

    a experiência docente.

Uma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que:

  • A.

    Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade.

  • B.

    É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça.

  • C.

    Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil.

  • D.

    É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado.

Quando falamos de Projeto Pedagógico da Escola, estamos nos referindo ao

  • a.

    documento maior que norteia toda a vida escolar.

  • b.

    planejamento pedagógico da equipe técnica.

  • c.

    plano de trabalho da Secretaria de Educação.

  • d.

    plano de trabalho do diretor da escola.

  • e.

    plano Curricular.

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas:

  • A.

    Pesquisa, comunicação e avalaiação.

  • B.

    Execução, análise e síntese.

  • C.

    Elaboração, execução e avaliação.

  • D.

    Avaliação, pesquisa e resgate documental.

A escola que se dispõe a elaborar e implementar seu próprio Projeto Político-Pedagógico reforça um dos princípios fundamentais da educação na atualidade, que é a:

  • a.

    hierarquia.

  • b.

    gestão democrática.

  • c.

    centralização de decisões.

  • d.

    liberdade individual.

  • e.

    integração social.

O que define o homem como ser histórico, social e cultural?

  • A.

    São as diferentes fases infantis que ele vive.

  • B.

    O processo histórico capaz de nos fazer entender a dissociação entre o homem e suas obras, remonta a épocas que fornece conteúdo às nossas formulações abstratas.

  • C.

    São as reflexões do homem sobre sua realidade.

  • D.

    São as relações entre as práticas e a sua vida.

Considere as afirmações abaixo.

I. A gestão democrática deve ser um instrumento de transformação das práticas escolares.

II. A ação dos professores é fundamental para que se tenha uma gestão democrática.

III. A gestão democrática depende da boa vontade e das intenções da direção da escola.

IV. A gestão democrática da escola se apresenta como mais um caminho para a construção de novas relações sociais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    I, II e IV

  • c.

    II, III e IV

  • d.

    II e IV

  • e.

    III e IV

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...