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Piolho, Febre, Verminose, Convulsão, Diarréia.
Sarna, Verminose, Piolho, Febre, diarréia.
Verminose, Piolho, Convulsão, Febre, Piolho.
Piolho, Diarréia, Sarna, Convulsão, Verminose.
Entre os desafios específicos que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos anos podemos citar:
estar reconhecida legalmente no âmbito da educação básica.
autonomia para elaborar seu projeto pedagógico.
a fundamentação de um novo conceito de criança como sujeito da educação.
reforçar a prática pedagógica assistencialista.
criar uma escola que prepare para o trabalho infantil.
De acordo com Magda Soares (2001), o letramento constitui-se:
No processo de desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao sujeito, exclusivamente, o sujeito codificar e decodificar as letras.
No estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.
No estado ou condição de quem sabe ler e escrever, mas não domina, necessariamente as práticas sociais que usam a escrita.
Na ação de ensinar/aprender a ler e escrever.
V,F, F, V,F.
V, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, V.
Com base na atual LDBEN (Lei no 9.394/96) quanto ao tempo escolar destinado à oferta da Educação Básica, é obrigatório o cumprimento de
oito anos e quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e cento e oitenta dias letivos.
seis anos e pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.
oito anos com cinco horas diárias de efetivo trabalho em sala de aula e aproximadamente duzentos dias letivos.
mínimo de seis anos e máximo de oito anos, com oito horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.
de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Censo Escolar de 2003 realizado no Brasil aponta uma população de 27,5 milhões de habitantes entre 7 a 14 anos, mas registra 34,7 milhões de matrículas no Ensino Fundamental. Uma das causas desse quadro é a repetência.
Segundo Paro (2001), tal constatação significa que:
I. Em toda prática humana, individual ou coletiva, a avaliação é um processo que acompanha o desenrolar de uma atividade, corrigindolhe os rumos e adequando os meios aos fins.
II. Ao identificar a origem do fracasso da ação educativa que se dá na escola, supõe-se um conjunto de atividades, de recursos, de decisões, de pessoas, de grupos e de instituições, que vão desde as políticas públicas, passando pelas secretarias e órgãos intermediários, chegando à própria unidade escolar.
III. O papel essencial da escola é levar o aluno a querer aprender, valor este que não se adquire geneticamente, exigindo uma consistente relação pedagógica entre aluno e professor.
IV. O papel do professor é executar suas aulas sem um planejamento, mas garantindo o uso de recursos variados.
Dessas afirmações, estão corretas apenas:
II, III e IV.
I, II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Pensando em qual relação é mais conveniente estabelecer com a família das crianças da Educação Infantil, assinale a assertativa correta:
Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera
municipal.
estadual.
federal.
particular.
estadual e federal.
II, III e V.
I, IV e V.
III< IV e V.
I, II e IV.
São características da Escola Nova:
as experiências e o conhecimento técnico acumulado.
a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.
o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.
a centralidade no aluno e a valorização da atividade.
os trabalhos manuais e a memorização.
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