Questões de Pedagogia

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  • A.

    Piolho, Febre, Verminose, Convulsão, Diarréia.

  • B.

    Sarna, Verminose, Piolho, Febre, diarréia.

  • C.

    Verminose, Piolho, Convulsão, Febre, Piolho.

  • D.

    Piolho, Diarréia, Sarna, Convulsão, Verminose.

Entre os desafios específicos que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos anos podemos citar:

  • a.

    estar reconhecida legalmente no âmbito da educação básica.

  • b.

    autonomia para elaborar seu projeto pedagógico.

  • c.

    a fundamentação de um novo conceito de criança como sujeito da educação.

  • d.

    reforçar a prática pedagógica assistencialista.

  • e.

    criar uma escola que prepare para o trabalho infantil.

De acordo com Magda Soares (2001), o letramento constitui-se:

  • A.

    No processo de desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao sujeito, exclusivamente, o sujeito codificar e decodificar as letras.

  • B.

    No estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

  • C.

    No estado ou condição de quem sabe ler e escrever, mas não domina, necessariamente as práticas sociais que usam a escrita.

  • D.

    Na ação de ensinar/aprender a ler e escrever.

  • A.

    V,F, F, V,F.

  • B.

    V, V, V, F, F.

  • C.

    F, V, F, F, V.

  • D.

    F, F, V, V, V.

Com base na atual LDBEN (Lei no 9.394/96) quanto ao tempo escolar destinado à oferta da Educação Básica, é obrigatório o cumprimento de

  • a.

    oito anos e quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e cento e oitenta dias letivos.

  • b.

    seis anos e pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • c.

    oito anos com cinco horas diárias de efetivo trabalho em sala de aula e aproximadamente duzentos dias letivos.

  • d.

    mínimo de seis anos e máximo de oito anos, com oito horas de trabalho efetivo em sala de aula e duzentos dias letivos.

  • e.

    de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Censo Escolar de 2003 realizado no Brasil aponta uma população de 27,5 milhões de habitantes entre 7 a 14 anos, mas registra 34,7 milhões de matrículas no Ensino Fundamental. Uma das causas desse quadro é a repetência.

Segundo Paro (2001), tal constatação significa que:

I. Em toda prática humana, individual ou coletiva, a avaliação é um processo que acompanha o desenrolar de uma atividade, corrigindolhe os rumos e adequando os meios aos fins.

II. Ao identificar a origem do fracasso da ação educativa que se dá na escola, supõe-se um conjunto de atividades, de recursos, de decisões, de pessoas, de grupos e de instituições, que vão desde as políticas públicas, passando pelas secretarias e órgãos intermediários, chegando à própria unidade escolar.

III. O papel essencial da escola é levar o aluno a querer aprender, valor este que não se adquire geneticamente, exigindo uma consistente relação pedagógica entre aluno e professor.

IV. O papel do professor é executar suas aulas sem um planejamento, mas garantindo o uso de recursos variados.

Dessas afirmações, estão corretas apenas:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

Pensando em qual relação é mais conveniente estabelecer com a família das crianças da Educação Infantil, assinale a assertativa correta:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Quanto à organização da educação nacional, a LDB − Lei no 9.394/96, dispõe no Título IV sobre as responsabilidades a serem compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Assim, de acordo com o artigo 11 − "oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e com prioridade, o ensino fundamental " compete a esfera

  • a.

    municipal.

  • b.

    estadual.

  • c.

    federal.

  • d.

    particular.

  • e.

    estadual e federal.

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    III< IV e V.

  • D.

    I, II e IV.

São características da Escola Nova:

  • a.

    as experiências e o conhecimento técnico acumulado.

  • b.

    a centralidade no professor, que deve saber conduzir a aprendizagem.

  • c.

    o processo de aquisição do conhecimento através da repetição.

  • d.

    a centralidade no aluno e a valorização da atividade.

  • e.

    os trabalhos manuais e a memorização.

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