Questões de Pedagogia

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Com base nas provocações trazidas no Texto 2, realize as questões 05 a 10.

Fala de um professor em reunião do Conselho de Classe:

"Eu não admito críticas quanto à minha avaliação. Tenho de zelar pela vida escolar desse aluno e acho que todos devem seguir o mesmo exemplo. Como eu posso formar um aluno que não traz os conteúdos das séries anteriores? E no final do ano: como vou poder aprová-lo para a série seguinte, se mal conseguiu aprender o conteúdo básico do ano anterior?"

A posição assumida com relação ao sentido atribuído à avaliação sustenta-se no:

  • A.

    plano de ensino do professor

  • B.

    projeto curricular da disciplina

  • C.

    projeto curricular da escola

  • D.

    projeto-político pedagógico da escola

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

Considere as seguintes colocações de Stuart Hall, sobre a construção das culturas nacionais:

I- "Em primeiro lugar, há a narrativa da nação, tal como é conhecida e recontada nas histórias e nas literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular. Estas fornecem uma série de histórias, imagens, panoramas, cenários, eventos históricos, símbolos e rituais nacionais que simbolizam ou representam as experiências partilhadas, as perdas, os triunfos e os desastres que dão sentido à nação."

II- "Em segundo lugar, há a ênfase nas origens, na continuidade, na tradição e na intemporalidade. A identidade nacional é representada como primordial - `está lá na natureza das coisas´, algumas vezes adormecida, mas sempre pronta para ser `acordada´ de sua `longa, persistente e misteriosa sonolência´, para reassumir sua inquebrantável existência."

III- "Uma terceira estratégia discursiva é constituída por aquilo que Hobsbowm e Ranger chamam de invenção da tradição: `Tradições que parecem ou alegam ser antigas são muitas vezes de origem bastante recente e algumas vezes inventadas´... Tradição inventada significa um conjunto de práticas..., de natureza ritual ou simbólica, que buscam inculcar certos valores e normas de comportamento... implica continuidade com um passado histórico adequado."

IV- "Um quarto exemplo de narrativa da cultura nacional é a do mito fundacional: uma estória que localiza a origem da nação, do povo e de seu caráter nacional num passado tão distante que eles se perdem nas brumas do tempo, não tempo `real´, mas de um tempo `mítico´."

V- "A identidade nacional é também muitas vezes simbolicamente baseada na idéia de um povo ou folk puro, original. Mas, nas realidades do desenvolvimento nacional, é raramente esse povo (folk) primordial que persiste ou que exercita o poder."

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  • A.

    I e IV

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    IV e V

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

"Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe."

Na descrição do potencial atribuído ao personagem Pedro Bala, o termo "ativo" refere-se, respectivamente, aos seguintes aspectos do desenvolvimento humano:

  • A.

    intelectual, psico-motor e psico-social

  • B.

    psico-social, intelectual e psico-motor

  • C.

    intelectual, psico-social e psico-motor

  • D.

    psico-social, psico-motor e intelectual

Com base no Texto 1, realize as questões 01 a 04.

No que diz respeito ao processo de escolarização dos sujeitos descritos no Texto 1, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor declara que os currículos do Ensino Fundamental deverão:

  • A.

    oferecer ensino religioso obrigatório e ecumênico como parte da formação básica do cidadão, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

  • B.

    promover a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

  • C.

    alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga-horária das disciplinas e as condições materiais do estabelecimento de ensino.

  • D.

    controlar a freqüência, conforme o disposto em seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento.

Hoje o trabalho em creches e pré-escolas conta com uma aprovação social infinitamente maior do que há alguns anos. Nesse momento, os debates apontam para a necessidade de que as creches promovam um tipo de trabalho que:

  • A.

    seja, essencialmente, de estimulação para o desenvolvimento de habilidades, desde o berçário;

  • B.

    tenha como meta central a educação, os aspectos cognitivos e intelectuais;

  • C.

    priorize, finalmente, o cuidar: é importante a conscientização de que zelar pelo conforto e bemestar da criança através dos cuidados corporais e alimentares, bem como cuidar de seu desenvolvimento emocional é o grande ganho para a prática;

  • D.

    valorize e incorpore, de modo integrado, as funções de educar e de cuidar;

  • E.

    seja eficaz em relação aos aspectos ligados à prevenção de doença.

Quando se considera o fator prevenção na cozinha e na alimentação de uma creche, leva-se em conta que:

  • A.

    as crianças devem ser distraídas enquanto comem, como forma de evitar o desperdício de alimentos;

  • B.

    as refeições devem ser dadas na própria sala de aula, pois assim as crianças ficam menos ansiosas e correm menos riscos de engasgos;

  • C.

    os alimentos não devem ser estocados junto a material de limpeza ou tóxico porque é extremamente perigoso;

  • D.

    cozinheiros e auxiliares de cozinha são os únicos funcionários que não precisam de treinamento específico para o trabalho, já que recebem orientações da nutricionista;

  • E.

    a autonomia da criança recebe um grande reforço a partir dos três anos quando já podem ser treinadas a comerem sozinhas.

Falar de educação infantil de qualidade, hoje, é falar de:

  • A.

    prevenção;

  • B.

    criação coletiva;

  • C.

    prática pedagógica;

  • D.

    direito da criança;

  • E.

    diversidade.

A busca e a opção pela criação coletiva de crianças em instituições de educação infantil, desde o berçário, vêm aumentando muito nos últimos 20 anos, não só junto à população de baixa renda como também junto às camadas mais favorecidas. Essa tendência ocorre por vários fatores. Dois deles são:

  • A.

    a formação de crianças mais inteligentes e sociáveis por essas instituições;

  • B.

    o desenvolvimento de políticas públicas e a construção de novos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e sobre educação infantil;

  • C.

    a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases / 96 e do Estatuto da Criança e do Adolescente / 99;

  • D.

    a ampliação de benefícios trabalhistas como o auxílio creche e a formação de crianças mais sociáveis;

  • E.

    a promulgação da nova Constituição / 88 e o apoio de especialistas que defendem que a educação e cuidados com a criança pequena devem ser compartilhados entre família e instituições de educação infantil.

De acordo com a abordagem interacionista, um dos aspectos que devem ser levados em conta pelo educador e que contribui para o sucesso de novas aprendizagens é:

  • A.

    a troca vivida entre crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se;

  • B.

    a sua responsabilidade em organizar uma aula atraente (usando recursos diversos) e ensinar o conteúdo da matéria, promovendo assim, a aprendizagem de seu aluno;

  • C.

    o entendimento da educação como tecnologia;

  • D.

    a convicção de que, em respeito aos diversos processos e às diferenças individuais dos alunos, o professor deve interferir o menos possível com questionamentos ou sugestões durante o processo de ensino / aprendizagem;

  • E.

    o seu papel como colaborador, na tentativa de aprimorar condições que constituem a criança e a determinam já desde o nascimento: "Pau que nasce torto, morre torto".

Nenhum aluno deveria precisar ser aprovado em um teste ou esperar resultados de pesquisa favoráveis para viver e apreender como membro regular da vida escolar e comunitária. O ensino inclusivo faz sentido e é um direto básico; não é algo que alguém tenha que conquistar. Podemos então afirmar que:

  • A.

    Quando as escolas incluem todos os alunos a igualdade se torna excludente, o que resulta em mais conflito social e em uma competição desumana.

  • B.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é respeitada e promovida como um valor na sociedade, com os resultados visíveis da paz social e da cooperação.

  • C.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade não é respeitada.

  • D.

    Quando as escolas incluem todos os alunos, a igualdade é promovida na sociedade onde os direitos não são iguais, contribuindo assim para a segregação social.

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