Questões de Pedagogia

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O atendimento educacional especializado pode ocorrer fora de espaço escolar, sendo, nesses casos, certificada a freqüência do aluno mediante relatório do professor que o atende, em:

  • A.

    classe hospitalar e ambiente domiciliar, por motivos de tratamento de saúde.

  • B.

    classe hospitalar e ambiente domiciliar, quando assim o preferir a família.

  • C.

    centro especializado de apoio ao deficiente - salas de recursos, sem a matricula na classe comum.

  • D.

    ambiente familiar, sempre que houver a vergonha pela deficiência por parte da família.

  • E.

    ambiente domiciliar, mesmo que o tratamento não exija permanência prolongada em domicílio.

38. Os serviços de apoio pedagógico ocorrem no espaço escolar e envolvem profissionais com diferentes funções, a saber:

  • A.

    psicólogos, médicos psiquiatras, professores.

  • B.

    professores de classe comum, professores de salas de recursos, professores itinerantes, professores – intérpretes.

  • C.

    professores de classe comum, médicos especialistas, psicólogos, professores intérpretes.

  • D.

    professores de classe comum, professores itinerantes.

  • E.

    professores de salas de recursos, professores itinerantes e intérpretes

"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).

Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:

I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.

II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.

III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.

 IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV

O Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos e ao mostrar consonância com os postulados produzidos em Salamanca na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade. Diante do exposto qual é a proposta

  • A.

    Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação quer no sistema regular, quer em centros especializados, pois a escola desenvolve uma pedagogia dos conteúdos.

  • B.

    Garantir aos pais o direito de opção, mesmo que sua opção incorra em lesão ao direito subjetivo à educação obrigatória, garantido no texto constitucional.

  • C.

    Há que considerar as especificidades para os surdos, Não seria melhor uma escola que só utilizasse a língua dos sinais – LIBRAS Por que expô-lo à discriminação de outros

  • D.

    A escolarização de crianças em escolas especiais e/ou classes especiais deve ser uma regra, a matrícula na classe comum deve ser uma exceção

  • E.

    Desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves.

De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:

  • A.

    As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.

  • B.

    A singularidade e a história dos indivíduos.

  • C.

    Sua atividade específica, suas práticas.

  • D.

    A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.

Assinale a alternativa que explica o objetivo de uma escola que definiu como meta de seu projeto pedagógico "Celebrar a diversidade, criando a comunidade . Construir um currículo que honra as diferenças, baseando-se nelas!."

  • A.

    A educação regular não está preparada; a integração é um complô para reduzir os subsídios para os alunos com deficiência.

  • B.

    Para incluir há necessidade de mais análise e estudo; precisamos manter um continuum de serviços.

  • C.

    Incluir é negar a diferença

  • D.

    Na época da Guerra Civil americana, Abraham Lincoln deveria ter pedido para ver a evidência dos benefícios de se pôr fim à escravidão e, assim, com a inclusão vamos pensar, antes de entrar neste modismo.

  • E.

    A reestruturação da escola e da sociedade pode ser feita, mas não é fácil de fazê-la. A escola precisa aprender como planejar, modificar os currículos para satisfazer as diferentes necessidades.

De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:

  • A.

    não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.

  • B.

    o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.

  • C.

    a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.

  • D.

    reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.

No Brasil, a política de educação inclusiva é sustentada:

  • A.

    pelas crenças e conceitos da sociedade brasileira que formam um pensamento coletivo contrário à discriminação e à segregação.

  • B.

    pelas atitudes dos profissionais de educação que não aceitam a inserção dos portadores de necessidades especial em suas classes e defendem a instrução em segregação preferencialmente em instituições especializadas.

  • C.

    pela legislação, como a Constituição Federal de 1988, consubstanciada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996.

  • D.

    pela negação de serviços de apoio especializado na rede regular de ensino.

  • E.

    pela negação, por parte da escola, de ajustar e adaptar programas e currículos às necessidades especiais do educando. Isto força o governo a construir centros especializados.

"A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho é uma via para dialogar e dar resposta a essa situação de mudança, que não só está transformando a maneira de pensar-nos a nós mesmos, mas também de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.". (Hernandez,1998 ).

Diante dessa situação, a escola deverá responder a uma série de desafios, EXCETO:

  • A.

    A necessidade de selecionar e estabelecer critérios de avaliação.

  • B.

    Decidir o que aprender, como e para quê.

  • C.

    Prestar atenção ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiança.

  • D.

    Dar pouco crédito às interpretações das opções ideológicas e de configuração do mundo.

E o que é o currículo na organização escolar?

  • A. A interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente.
  • B. Uma construção social do conhecimento, sistematizando os meios dessa construção.
  • C. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e apreendidos.
  • D. Transmissão e assimilação dos processos que compõem uma metodologia.
  • E. A simplificação do conhecimento científico que se adequa à faixa etária dos alunos.
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