Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Complete a lacuna a seguir: _____________ é um método contínuo e interativo de análises de informação que contribui efetivamente no processo de planejamento e organização do desenvolvimento curricular.

    A) Avaliação Diagnóstica

    B) Avaliação Formativa

    C) Avaliação Somativa Interna

    D) Avaliação Somativa Externa

A propaganda, expressão artística da mídia contemporânea, é o tema do texto a seguir, do poeta Sebastião Nunes.

  • A.

    V V V V

  • B.

    V F F V

  • C.

    F V V V

  • D.

    F V F V

  • E.

    F F F V

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, é o instrumento teórico metodológico para, EXCETO:

  • A.

    Concretizar a necessidade de conhecer amplamente a realidade através do diagnóstico.

  • B.

    Representar a efetivação formal da decisão intencional e conjunta da instituição sobre o processo de decisão, execução e avaliação da ação educativa.

  • C.

    Transformar a instituição e os profissionais que nela atuam.

  • D.

    Representar a existência da neutralidade sobre questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.

O currículo escolar contempla aspectos, como saúde, sexualidade, vida familiar e social, meio ambiente, trabalho, cultura, linguagens, interligada a Matemática, Português, Ciências, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Educação Religiosa. Com base na informação acima assinale a alternativa que corresponde as teorias críticas do currículo:

    A) Aborda que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que implica relação de poder. Preocupa-se com a relação entre saber, identidade e poder.

    B) Visa preparar o indivíduo para o trabalho especializado. Proporciona uma educação geral através de práticas de memorização.

    C) Afirma que currículo produz relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal.

    D) Critica a desvalorização histórico-cultural de grupos étnicos e os conceitos de modernidade.

Os debates atuais acerca da prática educativa apontam, dentre outras questões, para o surgimento de uma nova educação em que pesem as relações entre teoria e prática. Esse ponto de vista defende que:

  • A. A educação é um conceito que supõe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado fundamentalmente à educação formal.
  • B. Educação é, exclusivamente, um veículo transmissor de valores historicamente herdados e isentos de rupturas sociais, políticas e econômicas.
  • C. A educação deve instrumentalizar o ser humano como um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida. Sua tarefa mais importante consiste em transpor os grandes ideais universais e sociais para a vida cotidiana e concreta do homem.
  • D. A teoria e a prática pedagógicas, constatada a sua intencionalidade, serão mais coerentes, se souberem explicitar e determinar as relações sociais hierarquizadas.
  • E. O surgimento de um novo paradigma tecno-econômico, originário da conjugação da tecnologia do computador com a das telecomunicações para o trabalho, determina antecipadamente os fins a serem atingidos no processo pedagógico.

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que melhor expressa uma das tendências introduzidas no Brasil, no século XIX.

  • A.

    Estilo barroco

  • B.

    Estilo gótico

  • C.

    Estilo pós-moderno

  • D.

    Estilo ultra-realista

  • E.

    Estilo pop

O diagnóstico no sentido mais preciso de localização das necessidades da instituição, a partir da análise da realidade e/ou do confronto com um parâmetro aceito como válido, corresponde às seguintes tarefas, EXCETO:

  • A.

    O conhecimento da realidade pela pesquisa e análise dos dados relacionados aos problemas, desafios, pontos de apoio para o processo de mudança.

  • B.

    O julgamento que é o confronto entre o ideal e o real, entre o que desejamos ser e o que estamos sendo.

  • C.

    Localização das necessidades (aquilo que falta em cada aspecto relevante analisado) para que a escola possa ter o que deseja.

  • D.

    Percepção dos problemas mais próximos alienando a visão de totalidade.

Analise as afirmativas abaixo sobre a concepção de aprendizagem humanista:


I- O professor é o agente e o aluno o ouvinte.

II- A escola tem como função fornecer condições para o desenvolvimento individual incentivando a criatividade e contribuindo para a autonomia do aluno, com a ajuda do professor.

III- O ensino consistirá em organização dos dados de experiências, de forma a promover um nível desejado de aprendizagem.

IV- O professor deve ser um facilitador da aprendizagem tendo uma relação pessoal com o aluno, pois cada um tem uma personalidade exclusiva.

V- O indivíduo é visto como responsável por decidir o que quer aprender; a aprendizagem é vista como algo espontâneo e misterioso.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Apenas I, II. III e IV.

    B) Apenas II, III, IV e V.

    C) Apenas II, IV e V.

    D) I, II, III, IV e V.

De acordo com os pressupostos da interdisciplinaridade, analise as proposições abaixo.

I. Apresentam-se como proposta para extinguir o movimento da crise dos paradigmas.

II. A discussão do termo surge com a intenção de restabelecer o sentido de unidade do processo de construção do conhecimento.

III. A temática busca articular/dialogar: teoria e prática.

IV. Apresentam-se como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significantes.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A. I e II
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. II
  • E. III

As últimas décadas têm assistido ao desenvolvimento de um novo modelo de cultura, a cultura de massa. Em relação a essa cultura é correto afirmar:

  • A.

    É produto retardatário dos ideários iluministas.

  • B.

    No campo da música, os cânticos gregoriano e os concertos sinfônicos são resultantes da cultura de massa.

  • C.

    As histórias em quadrinhos e as telenovelas são, hoje, considerados como produtos da cultura erudita.

  • D.

    Tem uma lógica de produção, de distribuição e de consumo completamente distinta e mais dinâmica que a cultura de elite.

  • E.

    O cinema e a televisão, invadem os lares, enriquecendo- os com programas de alto nível cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...