Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Programa de Ação Mundial relativo às pessoas com Deficiência, aprovado pela ONU, equiparação de oportunidades é:

  • A.

    apenas equipar edificações e ruas com rampas para os usuários de cadeiras de roda.

  • B.

    somente instalar equipamentos de ampliação de som em teatros e em telefones públicos possibilitando a freqüência e o uso para as pessoas com alterações auditivas.

  • C.

    principalmente garantir o uso de braile em cardápios e embalagens de produtos.

  • D.

    sobretudo garantir a reserva de uma parcela do mercado de trabalho para as pessoas com deficiências.

  • E.

    o processo através do qual o sistema geral da sociedade – tais como os ambientes físicos e culturais, a moradia, o transporte, os serviços socais e de saúde, as oportunidades educacionais e de trabalho, a vida cultural e social, incluindo as instalações esportivas e recreativas é tornado acessível para todos.

"Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendizagem pode servir de antídoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicológico denominado construtivismo na educação." ( Hernandez, 1998).

O esquema abaixo representa algumas concepções e práticas escolares do currículo Disciplinar e do Transdisciplinar.

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Assinale a opção correta encontrada.

  • A.

    1-2-1-1-2-1-1-2

  • B.

    1-1-2-2-1-2-1-2

  • C.

    1-1-1-2-2-1-1-2

  • D.

    1-2-1-1-1-2-2-1

A busca de superar a fragmentação, a compartimentação e a hierarquia do conhecimento estão na base da crítica ao currículo tradicional. Para esta superação, a constituição de um currículo integrado pode dar-se pelas seguintes proposições:

  • A. organizado em ciclos, por disciplinas específicas e modulado.
  • B. por competências, organizado em módulos, centrado nas disciplinas escolares de referência e organizado em ciclos.
  • C. modulado, flexível e currículo seriado.
  • D. por competências, seriado e currículo organizado por habilidades profissionais.
  • E. centrado nas disciplinas escolares de referência, flexível e currículo regionalizado.

Educação inclusiva:

  • A.

    é um modelo de prestação de serviços para a prestação de serviços de educação especial.

  • B.

    é um paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluir todos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade (étnica, racial, cultural, gênero, física e mental) está se tornando mais normal do que exceção.

  • C.

    é a inserção de alunos com deficiência em classes de ensino regular sem apoio para professores e alunos.

  • D.

    é a garantia do atendimento em estabelecimentos especializados com instruções, técnicas e equipamentos especializados visando recuperar o deficiente.

  • E.

    é uma conquista de setores da sociedade e não um direito já estabelecido.

O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.

Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:

  • A.

    O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.

  • B.

    O respeito às diferenças entre os alunos.

  • C.

    A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.

  • D.

    A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.

Existem alguns princípios que as crianças descobrem e aprendem a controlar à medida que desenvolvem um sistema de escrita, assinale alternativa CORRETA:

    A) Os princípios relacionais desenvolvem-se á medida que a criança soluciona o problema de como escrever e para que escrever.

    B) Os princípios linguísticos desenvolvem-se à medida que a criança resolve o problema da forma como a linguagem escrita esta elaborada para extrair significados na cultura.

    C) Os princípios funcionais desenvolvem-se á medida em que a criança resolve o problema de como a linguagem escrita chega a ser significativa.

    D) Os princípios sintéticos desenvolvem-se á medida em que a criança compreende que a linguagem escrita representa as ideias e os conceitos.

Por inclusão social das pessoas com deficiência não podemos entender:

  • A.

    Integração social da pessoa com deficiência, ou seja, a pessoa deve ser recuperada para se tornar o mais próximo possível do sujeito normal, possibilitando, assim, que ela faça parte da sociedade.

  • B.

    Participação plena e com igualdade de oportunidades na sociedade respeitadas as suas especificidades.

  • C.

    processo pelo qual a sociedade se adapta com a finalidade de incluir pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, oferece condições para que essas pessoas se preparem para assumir seu papel social.

  • D.

    Processo bilateral envolvendo pessoas com deficiências e sociedade visando a soluções que possibilitem a equiparação de oportunidades entre todos.

  • E.

    Uma revolução social pacífica que transforma o deficiente em cidadão, institui no mundo a sociedade inclusiva.

O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.

 Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:

  • A.

    Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.

  • B.

    Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.

  • C.

    Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.

  • D.

    Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.

O Projeto Politico Pedagógico , contemplando a organização do trabalho da escola como um todo, deve estar embasado em princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita, dando identidade à instituição escolar. Sendo um deles a gestão democrática assinale a alternativa CORRETA sobre a mesma:

    A) Propiciar uma educação de qualidade para todos, não sendo um privilégio de minorias econômicas e sociais, além de assegurar um padrão mínimo de qualidade para a instituição de ensino.

    B) Relação entre os diferentes segmentos em um contexto participativo, em que todos podem influir no processo de tomada de decisões e, em consequência, terem responsabilidades sobre elas.

    C) Ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade, acesso, permanência com sucesso escolar, prevendo uma prática pedagógica diferenciada para os estudantes com dificuldades de aprendizagem.

    D) Implica o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização, propiciando a participação coletiva dos diferentes segmentos no processo de tomada de decisões.

Pessoas diferentes – em geral designadas como deficientes – sempre sofreram algum tipo de preconceito. Na história da humanidade podemos encontrar registros que mostram que os preconceitos em relação às pessoas com alguma deficiência sempre existiram. Assinale a alternativa que explica uma situação onde não ocorreu o preconceito.

  • A.

    Na Roma Antiga, a fala (o domínio da linguagem oral) era pré-requisito para a obtenção do direito de cidadania. Os surdos-mudos, os doentes mentais e os deficientes mentais não eram considerados cidadãos.

  • B.

    Na Idade Média, que em debatiam a natureza do homem, os filósofos consideravam a presença ou a ausência da fala um elemento que definia o ser humano. Muitos anos passaram para aceitar que a alma podia manifestar-se também pela linguagem gestual.

  • C.

    Na Revolução Francesa, com suas bandeiras de liberdade, igualdade e fraternidade as pessoas deficientes passaram a ser objeto de assistência (mas não ainda de educação) e a ser entregues aos cuidados de organizações caritativas e religiosas.

  • D.

    Após a Segunda Guerra Mundial, com a valorização dos direitos humanos, surgem os conceitos de igualdade de oportunidades, direito à diferença, justiça social e solidariedade nas novas concepções jurídico-políticas, filosóficas e sociais de organizações como a ONU, a UNESCO, a OMS, passando-se a considerar as pessoas com deficiência como possuidoras dos mesmos direitos e deveres de todos os outros cidadãos – entre eles, o direito à participação na vida social e à conseqüente integração escolar e profissional.

  • E.

    Na Antigüidade, as pessoas diferentes, com limitações funcionais e necessidades diferenciadas (surdos, cegos, deficientes mentais e físicos, órfãos) eram praticamente exterminados por meio do abandono, o que não representava um problema de natureza ética ou moral para aquela sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...