Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
Apenas a proposição I está correta.
Apenas a proposição II está correta.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Leia o texto e assinale a alternativa que melhor o interpreta.
O fazer artístico desencadeia no receptor uma crise introspectiva.
A arte provoca no receptor sensações antagônicas e impressionistas.
O fazer artístico possibilita ao receptor uma visão plural e diversa não só de si mesmo, como dos outros.
As experiências vividas favorecem a neutralidade e a estabilidade de nossas emoções.
A arte está sempre nos convidando a um posicionamento intimista e particular.
Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as proposições a seguir sobre a arte teatral.
V V F V
F V V V
V F V V
V V V F
V V V V
Em relação à Dança como representação artística no cotidiano das escolas, pode-se afirmar que:
O aluno pode situar os movimentos artísticos no tempo e no espaço, estabelecendo relações entre a história da dança e os processos criativos pessoais de forma crítica e transformadora.
As manifestações populares como reisado, quadrilha, pastoril, congado e xaxado, devem fazer parte, apenas, das atividades extraclasse.
O aluno deve refletir sobre o papel da dança como arte do cotidiano, excluindo do processo tudo que for clássico.
A dança, como manifestação individual, no processo de ensino e aprendizagem, não deve ser oferecida como expressão do coletivo.
A dança, arte de experimentação e diferenciação tem se mantido estável através dos tempos.
Assinale a alternativa que melhor interpreta o objetivo do ensino de música.
Propiciar ao aluno aprender a sentir e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano.
Possibilitar a fruição da música como elemento de individualização do homem.
Apreciar a música erudita como única forma de comunicação musical.
Reconhecer os músicos como agentes sociais na construção de uma educação elitista.
Adotar o separatismo musical enaltecendo os novos ritmos.
As proposições abaixo tratam de vários aspectos referentes à arte. Analise-as e marque a alternativa correta.
A arte objetiva desenvolver, apenas, a dança, a música e o teatro.
A arte tem como prioridade informar sobre a produção cultural do passado.
O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
A arte cênica, de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, deve desenvolver, de forma exclusiva, o contexto histórico atual do jovem/adolescente.
A música e a dança são componentes do campo da arte que devem ser ministrados sem envolvimento com as questões coletivas e sociais.
A abordagem da Matemática na educação infantil, de zero a três anos, tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Comparar escritas numéricas, identificando totalmente possí-veis irregularidades.
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem e relações espa-ciais.
Resolver problemas de adição e subtração.
Resolver problemas de multiplicação e divisão.
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos" (artigo 36, parágrafo 2). Assinale a alternativa que corresponde ao artigo e parágrafo citados acima.
Lei nº 9.394/96
Lei nº 5.692/71
Lei nº 9.293/94
Lei nº 5.392/61
Lei nº 9.394/73
A linguagem musical é um excelente meio para o desenvol-vimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do au-toconhecimento, além de um poderoso meio de integração social. Entendida assim, a linguagem musical, expressa em atividades de educação infantil, é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível:
A bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem neces-sidades especiais.
Somente a crianças que apresentem necessidades especiais.
Somente a bebês.
Somente a jovens e adultos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...