Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As crianças possuem uma natureza singular que as caracte-riza como seres que:
Sentem e pensam o mundo de maneira igual ao adulto.
Sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
Não sentem o mundo, mas pensam o mundo.
Não pensam o mundo e nem o sentem.
A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, e-lementos da cultura que enriquecem:
O seu desenvolvimento e inserção social
A sua inserção social e econômica.
O desenvolvimento de suas fragilidades.
O seu poder econômico e desenvolvimento social.
estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.
homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
Esta é uma definição de
recursos didáticos.
objetivos educacionais.
métodos de ensino.
conteúdos de ensino.
avaliação da aprendizagem.
A professora Lúcia, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Lúcia planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de
Freud.
Binet.
Skinner.
Piaget.
Vygotsky.
Analise os modelos didáticos descritos a seguir.
o I corresponde à pedagogia tradicional de Herbart, e o III, à pedagogia ativa de Lourenço Filho.
o I corresponde à pedagogia tecnicista de Skinner, e o II, à pedagogia humanista de Pestalozzi.
o II corresponde à pedagogia nova de Dewey, e o III, à pedagogia libertadora de Paulo Freire.
o I corresponde à pedagogia antiautoritária de Freinet, e o III, à pedagogia pós-moderna de Adorno.
o II corresponde à pedagogia interacionista de Vygotsky e Wallon, e o III, à pedagogia crítico-social dos conteúdos, de Dermeval Saviani.
Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:
O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:
"Na sociedade ocidental, sobretudo a partir do século XVII, a criança costuma ser percebida como um ser assexuado, fato esse que se interliga à idéia do sexo mau, sujo, pecaminoso, entre outras numerosas conotações negativas dadas à sexualidade. Nesse sentido, importa desvelar estas relações no cotidiano da instituição escola". (Proposta Curricular SC:1998, p.21). Na perspectiva de superar esse viés, de acordo com a referida proposta, é correto afirmar que o/a educador/a
deve procurar inibir as manifestações da sexualidade infantil na escola, através de jogos e brincadeiras que desviem sua atenção de comportamentos inadequados;
deve procurar compreender as expressões e/ou manifestações sexuais da criança no cotidiano escolar, sob a ótica da aquisição de uma base científica e da perspectiva da transformação social, buscando uma nova ética e uma educação dialética em que se pressupõe um trabalho de forma positiva, coerente e afetiva com as crianças;
deve deixar exclusivamente com a família a questão da educação sexual na infância;
deve analisar com extremo cuidado os materiais didáticos com os quais irá trabalhar, descartando aqueles que possam contribuir para despertar a curiosidade infantil na área da sexualidade.
O modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...