Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As crianças possuem uma natureza singular que as caracte-riza como seres que:

  • A.

    Sentem e pensam o mundo de maneira igual ao adulto.

  • B.

    Sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.

  • C.

    Não sentem o mundo, mas pensam o mundo.

  • D.

    Não pensam o mundo e nem o sentem.

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, e-lementos da cultura que enriquecem:

  • A.

    O seu desenvolvimento e inserção social

  • B.

    A sua inserção social e econômica.

  • C.

    O desenvolvimento de suas fragilidades.

  • D.

    O seu poder econômico e desenvolvimento social.

  • A.

    estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.

  • B.

    estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.

  • C.

    homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.

  • D.

    preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.

  • E.

    criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.

Esta é uma definição de

  • A.

    recursos didáticos.

  • B.

    objetivos educacionais.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos de ensino.

  • E.

    avaliação da aprendizagem.

A professora Lúcia, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Lúcia planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de

  • A.

    Freud.

  • B.

    Binet.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Vygotsky.

Analise os modelos didáticos descritos a seguir.

  • A.

    o I corresponde à pedagogia tradicional de Herbart, e o III, à pedagogia ativa de Lourenço Filho.

  • B.

    o I corresponde à pedagogia tecnicista de Skinner, e o II, à pedagogia humanista de Pestalozzi.

  • C.

    o II corresponde à pedagogia nova de Dewey, e o III, à pedagogia libertadora de Paulo Freire.

  • D.

    o I corresponde à pedagogia antiautoritária de Freinet, e o III, à pedagogia pós-moderna de Adorno.

  • E.

    o II corresponde à pedagogia interacionista de Vygotsky e Wallon, e o III, à pedagogia crítico-social dos conteúdos, de Dermeval Saviani.

Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:

  • A. desenvolver uma ação avaliativa mediadora.
  • B. abolir a reprovação dos alunos em massa.
  • C. avaliar o aluno a partir da sua história de vida.
  • D. notar que existem diferentes ritmos de aprendizagem.
  • E. permitir a política da aprovação automática.

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

  • A. divertido.
  • B. autocorretor.
  • C. durável.
  • D. desafiador.
  • E. reciclável.

"Na sociedade ocidental, sobretudo a partir do século XVII, a criança costuma ser percebida como um ser assexuado, fato esse que se interliga à idéia do sexo mau, sujo, pecaminoso, entre outras numerosas conotações negativas dadas à sexualidade. Nesse sentido, importa desvelar estas relações no cotidiano da instituição escola". (Proposta Curricular SC:1998, p.21). Na perspectiva de superar esse viés, de acordo com a referida proposta, é correto afirmar que o/a educador/a

  • A.

    deve procurar inibir as manifestações da sexualidade infantil na escola, através de jogos e brincadeiras que desviem sua atenção de comportamentos inadequados;

  • B.

    deve procurar compreender as expressões e/ou manifestações sexuais da criança no cotidiano escolar, sob a ótica da aquisição de uma base científica e da perspectiva da transformação social, buscando uma nova ética e uma educação dialética em que se pressupõe um trabalho de forma positiva, coerente e afetiva com as crianças;

  • C.

    deve deixar exclusivamente com a família a questão da educação sexual na infância;

  • D.

    deve analisar com extremo cuidado os materiais didáticos com os quais irá trabalhar, descartando aqueles que possam contribuir para despertar a curiosidade infantil na área da sexualidade.

O modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s):

  • A. delimitação de objetivos gerais e específicos.
  • B. definição de itens na ementa do programa.
  • C. sequências didáticas.
  • D. bibliografia complementar definida a posteriori.
  • E. conexões midiáticas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...