Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Bebês e crianças muito pequenas que ainda usam fraldas e permanecem durante muitas horas na instituição educativa, necessitam, tanto para conforto quanto para higiene e preven-ção de assaduras e brotoejas, de:
Banho.
Alimentação.
Descanso.
Brincadeiras.
O hábito de se colocar mel ou açúcar nas chupetas das crianças e oferecer mamadeiras antes de dormirem, sem a posterior limpeza dos dentes, para acalmá-las, pode provocar:
Satisfação, unicamente.
Cáries muito precoces.
Hábitos salutares.
Saúde bucal.
Quando são oferecidas às crianças, oportunidades de escolha e de autogoverno nos atos cotidianos e em atividades sis-tematizadas, inicia-se um processo de:
Autoritarismo.
Autonomia.
Heteronomia.
Vandalismo.
A higiene das mãos é um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para:
A manutenção da saúde e prevenção de doenças.
A proliferação de doenças.
Aumentar a contaminação.
A manutenção e preservação de bactérias e vírus.
Junto aos bebês, a intervenção educativa deve satisfazer quais necessidades da criança?
De higiene, desportivas e de alimentação.
De descanso, culturais e de alimentação.
De sono e de alimentação.
De higiene, de alimentação e de descanso
Reflita sobre o trecho a seguir: Diretriz orientadora das ações educativas na escola, manifesta concepções de homem, sociedade, educação entre outras que justifiquem e fundamentem as práticas relativas à instituição.
O enunciado refere-se à definição de
A Escola Inclusiva é uma tendência internacional desde o final do século XX. É considerada Escola Inclusiva aquela que:
Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas com necessidades especiais.
Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas conside-radas superdotadas.
Abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
Não abre espaço para crianças.
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente, deve promover o convívio com a diversidade, que inclui as di-versas culturas, hábitos, costumes e, também, competências. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possu-em habilidades e competências diferentes, que possuem ex-pressões culturais e marcas sociais próprias, é condição ne-cessária para o desenvolvimento de valores:
Econômicos, como a ascensão social e profissional.
Permeados por ideais de competitividade.
Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
Perpetuados por uma sociedade injusta e de cunho segrega-dor.
Propiciando a brincadeira, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Então, a oportunidade de brincar, favorece às crianças:
Acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos.
Não acionar seus pensamentos para a resolução de proble-mas.
Exclusivamente um momento de lazer.
O contato com atividades de caráter não lúdico.
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como:
Parte excludente da educação.
Parte separada da educação
Parte insignificante da educação.
Parte integrante da educação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...