Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.
Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural
Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.
Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.
Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).
Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.
Sobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão.
( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade.
( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões.
( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
O ensino certamente persegue objetivos, mas não de maneira mecânica e obsessiva. Eles intervêm em três estágios.
I. do planejamento didático para identificar os objetivos trabalhados nas si-tuações em questão de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.
II. da análise "a posteriori" das situações e atividades, quando se trata de delimitar o que se desenvolveu realmente e de modificar a seqüência das atividades propostas.
III. da avaliação quando se trata de controlar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
IV. da definição de objetivos muito precisos, imediatamente testados com vistas a uma remediação imediata.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e IV
I e III apenas
I, II e III
I e IV apenas
A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:
crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,
crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.
crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
ato de segregação moral e humano.
ato imoral e desumano.
Leia e reflita sobre o texto a seguir.
Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).
Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem
I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.
II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.
III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.
IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua trajetória escolar.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
A escola, para a maioria das crianças brasileiras, é a instituição que vai lhes proporcionar meios de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural. Assinale a afirmativa CORRETA.
Melhorar as condições da escola é formar gerações mais preparadas para viver na sua plenitude, livremente, sem preconceitos e barreiras.
A inclusão remete a escola a questões de estrutura e de funcionamento sem subverter seus paradigmas.
Podemos contemporizar soluções sem que tenhamos de pagar preço alto com respeito a uma vida escolar marginalizada.
Verificamos que não há contestação ao movimento inclusivo na escola pelo caráter ameaçador de qualquer mudança.
O Artigo 70 – da Lei n.º 9394/96 considera como manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com:
subvenção as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;
programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;
obras de infra-estrutura, como asfalto de ruas em frente a escolas, conserto de calçadas, melhoria das instalações elétricas da rua.
formações de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive de diplomatas
remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docentes e demais profissionais da educação.
A organização das classes comuns, segundo o parecer CNE/CEB n°17/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica, faz-se necessário prever:
a concentração dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recursos (complementação).
a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações, segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum, por exemplo: professores intérpretes das linguagens e códigos, como LIBRAS e Sistema Braille.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos pelos professores especializados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...