Questões de Pedagogia

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A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.

  • A.

    Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural

  • B.

    Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.

  • C.

    Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.

  • D.

    Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).

  • E.

    Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: o científico-racional e o crítico. Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques acima derivam três concepções distintas de gestão escolar: a concepção técnico-científica, expressão do enfoque científico-racional, a concepção autogestionária e a concepção democráticoparticipativa. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a essas concepções.

Coluna 1 1. Técnico-científica. 2. Autogestionária. 3. Democrático-participativa.
Coluna 2 ( ) Expressa-se, por exemplo, no modelo de gestão da qualidade total, de caráter piramidal, com ênfase no poder centralizado, na divisão técnica do trabalho escolar, visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares, dando maior importância às tarefas do que às pessoas. ( ) Baseia-se na responsabilidade coletiva e recusa qualquer tipo de norma e sistema de controle, priorizando as inter-relações mais do que as tarefas, a ausência de direção centralizada e a acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. ( ) Envolve uma “relação orgânica” entre direção e todos os outros segmentos da escola, primando por objetivos e decisões construídas coletivamente, que posteriormente serão assumidas por cada membro em sua especificidade, de forma organizada e flexível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 3 – 1.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 1 – 3.

Sobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão.

( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade.

( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões.

( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – V – V – F.
  • B. F– F – V – F.
  • C. V – V – V – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – F – V – V.

O ensino certamente persegue objetivos, mas não de maneira mecânica e obsessiva. Eles intervêm em três estágios.

I. do planejamento didático para identificar os objetivos trabalhados nas si-tuações em questão de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.

II. da análise "a posteriori" das situações e atividades, quando se trata de delimitar o que se desenvolveu realmente e de modificar a seqüência das atividades propostas.

III. da avaliação quando se trata de controlar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

IV. da definição de objetivos muito precisos, imediatamente testados com vistas a uma remediação imediata.

São CORRETAS as afirmativas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I e III apenas

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I e IV apenas

A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:

  • A.

    crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,

  • B.

    crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.

  • C.

    crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • D.

    ato de segregação moral e humano.

  • E.

    ato imoral e desumano.

De acordo com Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada ______________________ e muito mais distribuída em vários ambientes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) no professor

    B) na gestão escolar

    C) no aluno

    D) nos pais

    E) na mantenedora

Leia e reflita sobre o texto a seguir.

Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).

Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem

I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.

II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.

III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.

IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua trajetória escolar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV.
  • B. III – IV.
  • C. I – III – IV.
  • D. II – III.
  • E. I – II – III.

A escola, para a maioria das crianças brasileiras, é a instituição que vai lhes proporcionar meios de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural. Assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    Melhorar as condições da escola é formar gerações mais preparadas para viver na sua plenitude, livremente, sem preconceitos e barreiras.

  • B.

    A inclusão remete a escola a questões de estrutura e de funcionamento sem subverter seus paradigmas.

  • C.

    Podemos contemporizar soluções sem que tenhamos de pagar preço alto com respeito a uma vida escolar marginalizada.

  • D.

    Verificamos que não há contestação ao movimento inclusivo na escola pelo caráter ameaçador de qualquer mudança.

O Artigo 70 – da Lei n.º 9394/96 considera como manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com:

  • A.

    subvenção as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

  • B.

    programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

  • C.

    obras de infra-estrutura, como asfalto de ruas em frente a escolas, conserto de calçadas, melhoria das instalações elétricas da rua.

  • D.

    formações de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive de diplomatas

  • E.

    remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docentes e demais profissionais da educação.

A organização das classes comuns, segundo o parecer CNE/CEB n°17/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica, faz-se necessário prever:

  • A.

    a concentração dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade.

  • B.

    serviços de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recursos (complementação).

  • C.

    a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações, segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica.

  • D.

    serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum, por exemplo: professores intérpretes das linguagens e códigos, como LIBRAS e Sistema Braille.

  • E.

    serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos pelos professores especializados.

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