Questões de Pedagogia

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Em relação à Organização da Educação Nacional, analise as incumbências abaixo:


Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.

Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.



Essas incumbências são de responsabilidade:

    A) Da União.

    B) Do Estado.

    C) Do Município.

    D) Dos docentes.

    E) Dos estabelecimentos de ensino.

"A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências substanti-vas de aprendizagem num currículo integrado é interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências" ( Hernandez, 1998).

Nesse sentido interpretar NÃO significa:

  • A.

    interessar-se pelas diferentes versões dos fenômenos, por suas origens e pela busca das forças que criaram as interpretações.

  • B.

    reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendi-zagem.

  • C.

    interessar-se pelos vestígios da existência do fenômeno.

  • D.

    interpretar é decifrar. Significa decompor um objeto em seu processo pro-dutivo, descobrir sua coerência.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto ao dever do Estado com a educação escolar pública.

I. Garantir educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
II. Garantir educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade.
III. Garantir acesso público e gratuito aos ensinos fundamental, médio e técnico para todos os que não os concluíram que tenham até 21 anos de idade.
IV. Garantir vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade ou em escola privada quando a criança completar 5 (cinco) anos de idade.

    A) Apenas IV está correta.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III e IV estão corretas.

    D) Todas estão incorretas.

    E) Todas estão corretas.

"Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendiza-gem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem" (Hernandez, 1998).

É consensual que um projeto de trabalho se caracteriza por:

I. Ser uma concepção de educação e escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico. 
II. Ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvi-do no processo de aprendizagem. 
III. Favorecer a autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou quinzenal do que aconte-ce na sala de aula. 
IV. Ter o professor o papel de controlador da relação dos alunos com o co-nhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.

São itens CORRETOS:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II III e IV

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I, III e IV

Quanto aos princípios e fins da educação brasileira, assinale a alternativa correta.

    A) Singularidade e padronização das ideias e concepções pedagógicas.

    B) Prevalência dos interesses gerais.

    C) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

    D) Capacidade para estabelecer e executar planos.

    E) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos formais e não formais.

O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversa durante toda sua vida.

Essas aprendizagens estão ligadas, EXCETO:

  • A.

    à sua sobrevivência humana e à da espécie.

  • B.

    ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos.

  • C.

    ao desenvolvimento, na adolescência, dos sistemas simbólicos e expres-sivos que estão na base de aprendizagem posteriores.

  • D.

    ao desenvolvimento de todo o sistema, ao qual corresponde um substrato orgânico, mas cuja identificação é função da vida social e da cultura.

A educação tem por finalidade:

    A) A interpretação dos objetivos propostos pela escola para reduzir o grau de incerteza e possibilitar mais segurança quanto ao desempenho do educando.

    B) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    C) A execução e a manutenção das rotinas da escola e o envolvimento de uma maior interação humana do que nas demais funções pedagógicas.

    D) A identificação antecipadamente de quais são os objetivos da sociedade, definindo os meios disponíveis e relacionando o melhor curso de ação para atingi-los.

    E) A implementação dos planos organizacionais, estabelecendo a divisão do trabalho e alocando, de forma otimizada, os recursos disponíveis na escola.

O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio, portanto:

  • A.

    a experiência escolar não se insere em um processo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na instituição.

  • B.

    a experiência anterior à escola é relevante para o desenvolvimento de todo educando independentemente de sua idade.

  • C.

    a escola é um espaço independente de socialização e aprendizagem.

  • D.

    a experiência acumulada trazida para a escola exerce pouca influência na inserção do aluno no contexto escolar.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao currículo, de acordo com Vasconcellos.

    A) O planejamento é um conjunto de ações descoordenadas, visando atingir um resultado prédeterminado pela escola e com viés econômico.

    B) O planejamento deve ser compreendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

    C) Fica reservada ao planejamento a função de direcionar o trabalho para que ele aconteça de forma consciente e capaz de organizar e proporcionar mudanças.

    D) Planejar é antecipar mentalmente um conjunto de ações a ser realizada e agir de forma como foi previsto. É valido ressaltar que o ato de planejar pode ser obra de um grupo, bem como de uma só pessoa.

    E) Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político pedagógico, porque revela intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói conhecimento atra-vés do domínio de práticas culturais existentes em seu meio.

Esse tipo de aprendizagem está corretamente caracterizado na opção:

  • A.

    por obedecer a certas leis gerais.

  • B.

    tempo e espaço determinam as formas e qualidades da aprendizagem.

  • C.

    em utilizar estratégias como a imitação e observação.

  • D.

    as ações de imitação e observação são apenas motoras.

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