Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.
Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.
"A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências substanti-vas de aprendizagem num currículo integrado é interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências" ( Hernandez, 1998).
Nesse sentido interpretar NÃO significa:
interessar-se pelas diferentes versões dos fenômenos, por suas origens e pela busca das forças que criaram as interpretações.
reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendi-zagem.
interessar-se pelos vestígios da existência do fenômeno.
interpretar é decifrar. Significa decompor um objeto em seu processo pro-dutivo, descobrir sua coerência.
"Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendiza-gem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem" (Hernandez, 1998).
É consensual que um projeto de trabalho se caracteriza por:
I. Ser uma concepção de educação e escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico.
II. Ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvi-do no processo de aprendizagem.
III. Favorecer a autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou quinzenal do que aconte-ce na sala de aula.
IV. Ter o professor o papel de controlador da relação dos alunos com o co-nhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.
São itens CORRETOS:
I, II e IV
II III e IV
I, II e III
I, III e IV
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversa durante toda sua vida.
Essas aprendizagens estão ligadas, EXCETO:
à sua sobrevivência humana e à da espécie.
ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos.
ao desenvolvimento, na adolescência, dos sistemas simbólicos e expres-sivos que estão na base de aprendizagem posteriores.
ao desenvolvimento de todo o sistema, ao qual corresponde um substrato orgânico, mas cuja identificação é função da vida social e da cultura.
O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio, portanto:
a experiência escolar não se insere em um processo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na instituição.
a experiência anterior à escola é relevante para o desenvolvimento de todo educando independentemente de sua idade.
a escola é um espaço independente de socialização e aprendizagem.
a experiência acumulada trazida para a escola exerce pouca influência na inserção do aluno no contexto escolar.
Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói conhecimento atra-vés do domínio de práticas culturais existentes em seu meio.
Esse tipo de aprendizagem está corretamente caracterizado na opção:
por obedecer a certas leis gerais.
tempo e espaço determinam as formas e qualidades da aprendizagem.
em utilizar estratégias como a imitação e observação.
as ações de imitação e observação são apenas motoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...