Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a charge:

Considerando as características do desenvolvimento da criança e de suas necessidades psicossociais, podemos concluir que ela satiriza o(a)

  • A. educação dos tempos modernos.
  • B. horário do pequeno executivo.
  • C. agenda de uma criança de classe média alta.
  • D. falta de respeito com o estado natural de ser criança.
  • E. necessidade de ocupar todo o tempo de uma criança.

Costuma-se reduzir a produção e a constituição do conhecimento no processo de aprendizagem, à dimensão de uma razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiência ou mesmo expressões outras da sensibilidade. Um excessivo academicismo e um anacronismo em relação às transformações existentes no Brasil e no resto do mundo geral, condenaram a Educação Fundamental, nestas últimas décadas, a um:

  • A.

    modernismo articulado ao sistema globalizado vigente no Brasil.

  • B.

    arcaísmo, que deprecia a inteligência e a capacidade de alunos e professores e as características de suas comunidades.

  • C.

    medievalismo platônico, típico das escolas de monastérios.

  • D.

    tecnicismo que amplia as dimensões dos saberes escolares.

  • E.

    cientificismo acoplado a um modismo típico das teorias pedagógicas.

No tocante aos Recursos Financeiros para a Educação, o art. 69 da LDB determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar nunca menos de:

  • A.

    18%, 25%, 25% e 20% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.

  • B.

    10%, 20%, 20% e 25% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.

  • C.

    18%, 25%, 25% e 25% da receita resultante de impostos.

  • D.

    18%, 25%, 20% e 20% da receita resultante de impostos.

  • E.

    18%, 25%, 25% e 25% do produto nacional bruto.

Todas as alternativas correspondem a questões que são emergentes na nova ordem mundial da economia globalizada, EXCETO:

  • A.

    As questões étnico-nacionalistas ganharam força em todo o mundo, explodindo em vários movimentos separatistas.

  • B.

    Acirramento da Guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.

  • C.

    Revalorização das questões culturas, que eram ignoradas no mundo bipolar

  • D.

    O narcotráfico ganhou tamanha proporção que se tornou um problema internacional.

  • E. A ecologia passou a ser um dos principais temas de debate e as minorias excluídas passaram a reivindicar seus direitos com mais força.

A implantação da progressão continuada no Ensino Fundamental não elimina a avaliação, mas dá novo significado à mesma. Qual é o caráter do novo processo avaliativo?

  • A.

    Diagnose para encaminhamento para a recuperação extensiva, após o término do ano letivo.

  • B.

    Diagnose para encaminhamento para processos de recuperação paralela

  • C.

    Diagnose e classificação visando a um remanejamento de alunos para constituir as classes homogêneas

  • D.

    Classificação e formação visando ao desenvolvimento da recuperação contínua.

  • E.

    Diagnose e formação visando ao replanejamento do processo de ensino-aprendizagem.

Assinale com V ou com F as proposições abaixo, caso sejam, respectivamente, verdadeiras ou falsas em relação às características da Oceania.

( )A Oceania difere dos demais continentes por ser constituído de ilhas, destacando-se apenas a Austrália cuja área representa mais de 80% do continente.

( ) A Austrália e a Nova Zelândia são países incluídos no Norte desenvolvido, apesar de geograficamente se encontrarem no Sul.

( )A grande maioria dos pequenos países da Oceania tem como principal fonte de renda o extrativismo, alguns deles no guano.

( ) Embora a Austrália e Nova Zelândia só tenham sido povoados no séc. XIX, a colonização se deu nos mesmos moldes ocorridos na América Latina.

Estão corretas as alternativas:

  • A.

    F F F V

  • B.

    V V V F

  • C.

    V F V F

  • D.

    F F V V

  • E.

    V F F V

É preciso transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o comportamento dos alunos em seu processo de conhecimento. A partir da proposta do texto acima podemos afirmar que é preciso:

  • A.

    classificar os alunos, segundo um modelo padrão de desempenho e informar os pais.

  • B.

    manter a concepção de avaliação que se traduz na classificação dos alunos.

  • C.

    intensificar o sistema de controle do comportamento dos alunos, por meio de relações punitivas agora registradas.

  • D.

    ultrapassar a sistemática tradicional de buscar erros e acertos na produção dos alunos, sem valorizar as idéias e a importância das dificuldades.

  • E.

    melhorar o sistema de provas e de atribuição de notas ou conceitos pelo professor.

Em relação ao continente europeu analise as proposições:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II e III

  • C.

    I e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    I e II

O período da aquisição da fala é um dos mais marcantes para a criança pequena. Além dos discursos mais contextualizados no âmbito da comunicação também é importante trazer outros textos para que as crianças possam memorizar, balbuciar, repetir. As cantigas, as brincadeiras cantadas, os versos trava-línguas, as parlendas as possibilitam muitas oportunidades de brincar com:

  • A.

    as palavras, numa experiência centrada na memória.

  • B.

    as palavras, numa experiência centrada no modo de ver do adulto profissional;.

  • C.

    as outras crianças, desenvolvendo movimentos, e visão de mundo.

  • D.

    as palavras, numa experiência centrada na cultura lúdica.

  • E.

    os adultos, numa experiência bimodal e bilateral.

Os primeiros esquemas construídos pelo bebê são chamados sensório-motores, pois envolvem sensações e movimentos. A inteligência sensório-motora nasce da ação exterior e antecede o aparecimento da linguagem, sendo considerada uma forma de conhecimento em ação. A nova etapa – a seguinte - tem como uma das suas principais marcas:

  • A.

    o aparecimento da linguagem oral, a etapa sensório-motora do desenvolvimento.

  • B.

    o aparecimento da linguagem oral, etapa pré-operatória de desenvolvimento.

  • C.

    a noção de conservação, ou seja, consegue compreender que o todo pode se conservar, embora um dos seus aspectos mude.

  • D.

    o domínio pela criança das lógicas do pensamento, etapa operatória.

  • E.

    capacidade de reversão das ações, ou seja, a criança considera uma ação e a sua inversão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...