Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os professores acreditam que a formação em serviço vai assegurar-lhes o preparo de que necessitam para ensinar todos os alunos e a concebem como mais um curso de extensão ou especialização com terminalidade e certificado que convalida a capacidade de efetivar a inclusão escolar.
Essa crença sustenta-se, porque os professores:
introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que é preciso fazer, transmitindo-lhes os conhecimentos como eles fazem com seus próprios alunos.
as inovações educacionais não abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelo professor no sistema de ensino.
reagem à metodologia da formação continuada porque ela é essencial-mente instrumental.
são concebidos como referência para o aluno como um mero instrutor sem enfatizar a importância de seu papel na construção do conhecimento, de atitudes e valores.
A noção de competência, para Perrenoud, é designada pela "capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações."
Essa definição insiste nos seguintes aspectos, EXCETO:
As competências não são elas mesmas saberes, "savoir-faire" ou atitudes, mas mobilizam,integram e orquestram tais recursos.
Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação sin-gular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontra-das.
As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de traba-lho à outra.
O exercício da competência não passa por operações mentais comple-xas, subentendidas por esquemas de pensamento que permitem determi-nar e realizar uma ação adaptada à situação.
Paulo Freire ressalta, na obra Pedagogia da Tolerância, algumas dicotomias presentes no processo educativo.
A primeira dicotomia é a maneira mecanicista de pensar o aprender e o ensinar. A relação entre aprender e ensinar é dialética, quer dizer, ensinar não é uma mera transferência de informações. A segunda dicotomia que Freire apresenta é a separação entre aprender e ensinar. Para ele ensinar e aprender se constituem numa relação que produz conhecimento. Não há separação entre teoria e prática. Quem aprende também ensina, e quem ensina aprende a ensinar. A terceira dicotomia que Freire nos mostra é a separação entre ensinar os conhecimentos existentes, e produzir novos conhecimentos. Não há como ensinar sem pesquisar.
A pesquisa é parte fundamental do ato de ensinar. Dessa maneira, o ato de ensinar é um(a):
O referencial escolhido por Perrenoud caracteriza-se por, EXCETO:
acentuar as competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor.
apreender o movimento da profissão, insistindo em 10 grandes famílias de competência.
garantir uma representação consensual, completa e estável de um ofício ou das competências que ele operacionaliza.
ser um referencial compatível com os eixos de renovação da escola.
Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.
desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.
garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.
tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.
O propósito de Perrenoud é falar de competências profissionais, privilegiando aquelas que emergem atualmente. No livro 10 Novas Competências para En-sinar, ele enfatiza:
as habilidades, mais evidentes, que permanecem atuais para dar aula.
as competências que representam mais um "horizonte" do que conheci-mento consolidado.
a proposição de uma síntese interessante para ser utilizada na escola e-lementar.
o emprego específico do referencial adotado para construção do ofício de professor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...