Questões de Pedagogia

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De acordo com Vasconcellos, o professor não deve se dedicar intensa e sinceramente à elaboração do projeto nas seguintes situações, EXCETO se:

    A) O projeto for imposto pela escola, cabendo ao professor apenas copiá-lo e, quando muito, fazer algumas modificações periféricas.

    B) O projeto reduzir a função do professor à repetição de conteúdos preestabelecidos.

    C) O projeto assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e à escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.

    D) O projeto basear-se total e exclusivamente no livro didático.

    E) O professor julgar que já sabe tudo, que já chegou à fórmula perfeita de seu curso.

Os professores acreditam que a formação em serviço vai assegurar-lhes o preparo de que necessitam para ensinar todos os alunos e a concebem como mais um curso de extensão ou especialização com terminalidade e certificado que convalida a capacidade de efetivar a inclusão escolar.

Essa crença sustenta-se, porque os professores:

  • A.

    introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que é preciso fazer, transmitindo-lhes os conhecimentos como eles fazem com seus próprios alunos.

  • B.

    as inovações educacionais não abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelo professor no sistema de ensino.

  • C.

    reagem à metodologia da formação continuada porque ela é essencial-mente instrumental.

  • D.

    são concebidos como referência para o aluno como um mero instrutor sem enfatizar a importância de seu papel na construção do conhecimento, de atitudes e valores.

De acordo com Vasconcellos, o ____________________________ é o plano dos níveis intermediários (cursos, departamentos, áreas) ou dos serviços no interior da escola (direção, coordenação/supervisão, orientação, secretaria). Esse plano, em termos institucionais, é equivalente ao projeto de ensino-aprendizagem, devendo, portanto, estar referido também ao Projeto Educativo da Escola.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) Projeto de Trabalho

    B) Planejamento Setorial

    C) Planejamento Curricular

    D) Planejamento do Sistema de Educação

    E) Projeto Universal de Educação

A noção de competência, para Perrenoud, é designada pela "capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações."

Essa definição insiste nos seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    As competências não são elas mesmas saberes, "savoir-faire" ou atitudes, mas mobilizam,integram e orquestram tais recursos.

  • B.

    Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação sin-gular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontra-das.

  • C.

    As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de traba-lho à outra.

  • D.

    O exercício da competência não passa por operações mentais comple-xas, subentendidas por esquemas de pensamento que permitem determi-nar e realizar uma ação adaptada à situação.

De acordo com Moran, as instituições educacionais atentas às mudanças escolhem fundamentalmente dois caminhos: um mais suave – mudanças progressivas – e outro mais amplo – com mudanças profundas. No caminho mais suave, elas mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar, mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como:

I. O ensino por projetos de forma mais interdisciplinar. II. O ensino híbrido ou blended. III. A sala de aula invertida.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Paulo Freire ressalta, na obra Pedagogia da Tolerância, algumas dicotomias presentes no processo educativo.

A primeira dicotomia é a maneira mecanicista de pensar o aprender e o ensinar. A relação entre aprender e ensinar é dialética, quer dizer, ensinar não é uma mera transferência de informações. A segunda dicotomia que Freire apresenta é a separação entre aprender e ensinar. Para ele ensinar e aprender se constituem numa relação que produz conhecimento. Não há separação entre teoria e prática. Quem aprende também ensina, e quem ensina aprende a ensinar. A terceira dicotomia que Freire nos mostra é a separação entre ensinar os conhecimentos existentes, e produzir novos conhecimentos. Não há como ensinar sem pesquisar.

A pesquisa é parte fundamental do ato de ensinar. Dessa maneira, o ato de ensinar é um(a):

  • A. ação somente para os que possuem o dom.
  • B. momento repleto de tomada de decisões.
  • C. constante produção de conhecimento.
  • D. planejamento sobre as necessidades dos alunos.
  • E. persistência em repetição de exercícios.

O referencial escolhido por Perrenoud caracteriza-se por, EXCETO:

  • A.

    acentuar as competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor.

  • B.

    apreender o movimento da profissão, insistindo em 10 grandes famílias de competência.

  • C.

    garantir uma representação consensual, completa e estável de um ofício ou das competências que ele operacionaliza.

  • D.

    ser um referencial compatível com os eixos de renovação da escola.

Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:

  • A.

    eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.

  • B.

    eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.

  • C.

    desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.

  • D.

    garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.

  • E.

    tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.

Em relação à Sala de Aula Invertida, assinale a alternativa INCORRETA sobre o papel do professor nessa metodologia.

    A) Inspirador.

    B) Incentivador.

    C) Apoiador.

    D) Controlador.

    E) Auxiliador.

O propósito de Perrenoud é falar de competências profissionais, privilegiando aquelas que emergem atualmente. No livro 10 Novas Competências para En-sinar, ele enfatiza:

  • A.

    as habilidades, mais evidentes, que permanecem atuais para dar aula.

  • B.

    as competências que representam mais um "horizonte" do que conheci-mento consolidado.

  • C.

    a proposição de uma síntese interessante para ser utilizada na escola e-lementar.

  • D.

    o emprego específico do referencial adotado para construção do ofício de professor.

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