Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, para que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto às competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica.
I. Autoconhecimento e autocuidado. II. Empatia e cooperação. III. Responsabilidade e cidadania. IV. Cultura digital.

    A) Apenas IV está correta.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III e IV estão corretas.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (Paulo Freire). Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. Pensar criticamente a prática de hoje e de ontem para melhorar a próxima prática.

II. O saber da prática espontânea não produz o saber ingênuo a que falta a rigorosidade metódica.

III. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática.

São afirmações CORRETAS:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e III apenas

  • C.

    I e II apenas

  • D.

    I e III apenas

Em relação ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    B) O acesso ao ensino obrigatório, privado e gratuito, é direito público objetivo.

    C) O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    D) Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    E) Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.

Nesse novo milênio, há uma expectativa da sociedade brasileira para que a educação, EXCETO:

  • A.

    posicione-se na linha de frente da luta contra as exclusões.

  • B.

    comprometa-se com a promoção de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania como prática efetiva.

  • C.

    organize-se para oferecer uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críti-cos e participativos.

  • D.

    preocupe-se em tornar os brasileiros capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade para atender especificamente suas neces-sidades individuais.

Em relação à avaliação escolar, de acordo com as teorias de Celso Antunes, analise as assertivas abaixo:
I. Uma avaliação proveitosa ocorre quando há uma observação contínua ao longo do período escolar e não se concentrado somente no momento de provas.
II. Uma avaliação pode valer-se de trabalhos em grupos e trabalhos individuais, pois são essenciais para mostrar a capacidade de o aluno encontrar e selecionar informações e sua propriedade em associá-los aos saberes que pertencem a sua estrutura cognitiva.
III. O professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino dos conteúdos.
IV. O professor precisa reconstruir sua formação pedagógica, propiciando aos alunos a construção de conhecimentos significativos, que sejam úteis no seu cotidiano e que favoreçam a sua integração e a sua participação na vida em sociedade.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Os PCNs tanto nos objetivos educacionais, quanto na conceituação das áreas de ensino e dos temas da vida social que devem atravessá-las, busca apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando como eixo:

  • A.

    o estabelecimento de critérios de avaliação das aprendizagens fundamen-tais a serem realizadas em cada ciclo que se constituem em indicadores para a reorganização do processo ensino e aprendizagem.

  • B.

    a criação de condições nas escolas para que se discutam formas de ga-rantir a toda criança ou jovem brasileiro o acesso ao conjunto de conhe-cimentos socialmente elaborados.

  • C.

    o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conte-údos curriculares atuam não como fim em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento de capacidades.

  • D.

    orientação e garantia da coerência das políticas de melhor qualidade de ensino, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidian-do a participação de técnicos e professores brasileiros.

Em relação à Pedagogia das Competências, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, segundo as teorias de Perrenoud.

( ) As competências não são vistas como um caminho, mas como um efeito adaptativo do homem às suas condições de existência. ( ) Para as competências que percebemos já ter desenvolvido, necessitamos adequá-las aos usos a que se destinam, o que, por si só, já mobiliza outras competências em nós, relativas à capacidade de avaliação. Tal processo avaliativo pode ser utilizado como estratégia facilitadora ao trabalho do professor em sala de aula, bem como estratégia para impulsionar tal profissional em busca de cursos de formação continuada que auxiliem na continuidade do seu desenvolvimento enquanto educador. ( ) No que diz respeito aos alunos, devemos saber que existem competências não escolares que desenvolvemos a partir das relações sociais que estabelecemos e as nossas condições de existência. Por isso, a escola deve levá-las em consideração, aproveitando-as de forma a auxiliar o desenvolvimento das competências escolares que ainda necessitem ser desenvolvidas pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) F – F – V.

    D) V – V – V.

    E) F – F – F.

Em relação à aprendizagem, a escola de qualidade deve reconhecer que:

  • A.

    a aprendizagem é uma atividade psicológica que revela as peculiaridades de cada aprendiz ao se adaptar à diversidade dos objetos de conheci-mento.

  • B.

    transformar o meio escolar em ambiente acolhedor é respeitar os cami-nhos da descoberta.

  • C.

    deformar um conhecimento por não ter chegado à sua forma real não é incompetência intelectual.

  • D.

    aceitar as mais diversas interpretações de um mesmo conhecimento di-minui as oportunidades de reduzirmos a nossa aprendizagem.

Partindo do princípio de que os seres humanos se desenvolvem pelas relações que estabelecem com seu meio, Perrenoud, em sua teoria, assume que cada pessoa, de maneira diferente, desenvolveria competências voltadas para a resolução de problemas relativos à superação de uma situação, como, por exemplo:

I. Saber guiar-se no caminho de volta para casa a partir de um ponto de referência, o que mobiliza competências de reconhecimento ou mapeamento espacial. II. Saber lidar com as dificuldades infantis, o que aciona competências pedagógicas. III. Saber construir ferramentas, o que estimula competências matemáticas e lógicas.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).

É pretensão dessas escolas:

  • A.

    aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.

  • B.

    superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.

  • C.

    aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.

  • D.

    perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...