Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (Paulo Freire). Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. Pensar criticamente a prática de hoje e de ontem para melhorar a próxima prática.
II. O saber da prática espontânea não produz o saber ingênuo a que falta a rigorosidade metódica.
III. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática.
São afirmações CORRETAS:
I, II e III
II e III apenas
I e II apenas
I e III apenas
Nesse novo milênio, há uma expectativa da sociedade brasileira para que a educação, EXCETO:
posicione-se na linha de frente da luta contra as exclusões.
comprometa-se com a promoção de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania como prática efetiva.
organize-se para oferecer uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críti-cos e participativos.
preocupe-se em tornar os brasileiros capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade para atender especificamente suas neces-sidades individuais.
Os PCNs tanto nos objetivos educacionais, quanto na conceituação das áreas de ensino e dos temas da vida social que devem atravessá-las, busca apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando como eixo:
o estabelecimento de critérios de avaliação das aprendizagens fundamen-tais a serem realizadas em cada ciclo que se constituem em indicadores para a reorganização do processo ensino e aprendizagem.
a criação de condições nas escolas para que se discutam formas de ga-rantir a toda criança ou jovem brasileiro o acesso ao conjunto de conhe-cimentos socialmente elaborados.
o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conte-údos curriculares atuam não como fim em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento de capacidades.
orientação e garantia da coerência das políticas de melhor qualidade de ensino, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidian-do a participação de técnicos e professores brasileiros.
Em relação à aprendizagem, a escola de qualidade deve reconhecer que:
a aprendizagem é uma atividade psicológica que revela as peculiaridades de cada aprendiz ao se adaptar à diversidade dos objetos de conheci-mento.
transformar o meio escolar em ambiente acolhedor é respeitar os cami-nhos da descoberta.
deformar um conhecimento por não ter chegado à sua forma real não é incompetência intelectual.
aceitar as mais diversas interpretações de um mesmo conhecimento di-minui as oportunidades de reduzirmos a nossa aprendizagem.
"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).
É pretensão dessas escolas:
aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.
superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.
aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.
perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...