Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São a dependência econômica e as grandes desigualdades sociais os elementos que melhor definem o subdesenvolvimento. Com base na afirmativa, é correto afirmar que:
Todo país subdesenvolvido tem sua base econômica no setor primário e apresenta população predominantemente rural.
O subdesenvolvimento é o resultado da expansão capitalista que estabeleceu relações de dominação política e exploração econômica de alguns países sobre os demais.
O subdesenvolvimento representa o primeiro estágio para o desenvolvimento, no qual o país deve buscar soluções para resolver seus problemas de fome, analfabetismo, etc.
A renda per capta é o maior indicador do desenvolvimento ou do subdesenvolvimento do país.
Os países subdesenvolvidos são os que apresentam as maiores taxas de natalidade, situação que não permite que a produção de alimentos acompanhe o crescimento da população, daí a fome nesses países.
43. O professor de uma 2ª série propôs oralmente o seguinte problema: 36 crianças estavam num sítio. Foram atravessar um rio sem ponte, utilizando-se de uma charrete, que transportava 6 crianças, além do condutor. Quantas viagens de ida a charrete fará para transportar todas as pessoas? Alguns alunos efetuaram várias adições: 6+6=12 (2 viagens); 2+6=18 (3 viagens) etc. Outros efetuaram várias subtrações: 36-6=30 (1 viagem), 30-6=24 (2 viagens) etc. Poucos efetuaram uma multiplicação 6X6=36. Um aluno efetuou uma divisão: 36:6= 6 viagens de ida. Ao analisar o fato houve vários comentários. Analise a alternativa correta, considerando as propostas para o ensino de matemática proposta nos PCN's
O fato dos alunos, em sua grande maioria, não terem efetuado a divisão, evidencia certas deficiências em seus conhecimentos matemáticos.
Talvez os alunos não soubessem dividir ou tenham percebido que a situação se relacionava com a divisão.
O fato é que os alunos encontraram métodos próprios para resolver o problema, e isso sugere que o professor tem trabalhado bem.
Garantir o desenvolvimento da autonomia dos alunos não leva a desenvolver o raciocínio matemático.
Desta forma o aluno não adquire habilidades em todas as operações.
A divisão da terra em seis continentes: Ásia, Europa, África, América, Oceania e Antártida obedece a um critério:
Geológico
Político
Histórico e cultural
Geofísico
Didático-pedagógico
Nem sempre representamos e contamos os números como fazemos hoje. Houve um longo percurso histórico até a maravilhosa invenção dos números. Essa história começa antes de Cristo, quando a contagem era feita com pequenos montes de pedras ou traços em pedaços de madeira. O professor, ao contar a história da matemática criou uma situação que permitiu que os alunos:
Aprendam história, mas, na verdade, não aprendam matemática
Não aprendam primeiro a matemática, para depois aplicar na história, mas explorem a matemática e a história, ao mesmo tempo.
Pensem que "contas" devem ser usadas para resolver algum problema que surgiu durante a história.
Desenvolvessem noções de matemática, mas não permitiu que desenvolvessem a capacidade de resolver problemas.
Desenvolvessem a capacidade de resolver problemas, mas não permitiu adquirir noções de matemática operatória.
Ainda com base no mapa da questão 18, associe os produtos do extrativismo vegetal às suas respectivas áreas de ocorrência.
( ) guaraná, castanha do Pará, borracha
( ) erva-mate, madeira
( ) oiticica, carnaúba, caroá
( ) angico, poaia, quebracho
A seqüência correta é:
IV – I – III – II
I – III – II – IV
III – IV – II – I
II – III – I – IV
I – IV – III – II
Em relação ao uso, as linguagens, enquanto prática social, o sujeito letrado é o que entende que não há uma só forma de falar e escrever, isto é, que é pela diversidade que a língua nos oferece várias possibilidades de dizer a mesma coisa de maneira diferente. Podemos considerar uma saída pedagógica:
induzir os alunos a substituir, na linguagem oral, os dialetos utilizados em uma dada situação, pela língua padrão.
trazer as diferenças para a sala de aula, trabalhar com elas e não contra elas.
desrespeitar a variedade lingüística dos falantes, mesmo impondo o silêncio.
focar-se no conteúdo dito escolar.
organizar o ensino na língua com base nos conceitos de oposição, contradição, de padronização e não respeitar os diversos dialetos existentes.
Associe os tipos climáticos mostrados no mapa do Brasil, as respectivas formações vegetais dominantes em tais climas.
I – Floresta Amazônica; II – Cerrado; III – Caatinga; IV – Mata dos Pinhais
I – Mata dos Cocais; II – Mata Atlântica; III – Cerrado; IV – Campos
I – Floresta Amazônica; II – Mata Atlântica; III – Caatinga; IV – Manguezais
I – Cerrado; II – Caatinga; III – Complexo do Pantanal; IV – Mata dos Pinhais
I - Mata dos Pinhais; II - Mata dos Cocais; III – Caatinga; IV – Cerrado.
Como mediador da leitura e da escrita das crianças o professor não deve:
criar situações em que as crianças compartilhem os seus textos com os colegas.
programar, nas oficinas de leitura e escrita, atividades diferentes a cada dia para evitar o cansaço e dinamizar a rotina.
oferecer às crianças um lugar para trocar idéias com as colegas.
leva-las a obter uma compreensão comum e uniforme do texto lido.
considerar a escrita como uma interpretação à produção de sinais gráficos.
Com base nas características descritas no bloco 1, identifique as respectivas regiões no bloco 2.
3 2 4 1
3 1 4 2
2 3 1 4
2 1 4 3
1 4 3 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...