Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Ministra da Igualdade Racial visitou Cubatão e destacou, em seu discurso, que a cidade é pioneira na implementação de ações afirmativas para o fim da discriminação racial, e informou que, no dia 27/05/04, será lançada a Rede Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e informou que haverá capacitação de professores para o ensino de História da África, prevista pela Lei Federal 10.639, que alterou a Lei 9344/96. São objetivos desta política pública:

  • A.

    Desmistificar a tão falada e pouco vivida democracia racial brasileira.

  • B.

    Reverter o quadro da desigualdade racial do nosso país, e produzir materiais que contribuam para reforçar uma imagem positiva da população negra.

  • C.

    Garantir privilégios à população negra e seus descendentes, reparando a injustiça social do período da escravidão no Brasil.

  • D.

    Consolidar e modificar a já existente democracia racial brasileira.

  • E.

    Denunciar o racismo da sociedade brasileira.

Dentre os motivos que justificam ser a brincadeira importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, podemos afirmar que a/ao

  • A. brincadeira é importante, mas não permite a elaboração e a expressão de sentimentos e emoções.
  • B. brincadeira é importante, mas não favorece o equilíbrio afetivo da criança, pois provoca muitas frustrações.
  • C. brincar, a criança constrói novas possibilidades de ação e formas criativas de organizar o ambiente, por outro lado, brincar tem o objetivo de provocar competitividade entre as crianças.
  • D. brincar, a criança envolve-se em uma situação imaginária capaz de torná-la agressiva, causando o isolamento por parte de seus pares.
  • E. brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos, comunica-se com seus pares, expressa-se através de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões.

Em relação ao transporte no mundo analise as proposições:

I. Países de grandes extensões, tais como a Rússia, os Estados Unidos e o Canadá, só conseguiram integrar seus territórios graças ao desenvolvimento das ferrovias.

II. O transporte ferroviário na África e América Latina, não teve a função de integração territorial, serviu apenas para drenar as riquezas em direção aos portos, de onde seguiam até a Europa.

III. Ao optar pelo transporte rodoviário, o Brasil fez a melhor escolha, devido sua extensão territorial e as características do seu relevo que é muito acidentado.

IV. O rio Reno é um dos mais utilizados pelo transporte fluvial por se encontrar em uma região altamente industrializada e por desaguar próximo ao porto de Roterdã, um dos mais importantes do mundo.

Estão corretas as proposições:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    I, II e IV

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    III e IV

Em Cubatão desenvolveu-se um pólo Ecoturístico, que apresenta roteiros do maior interesse para desenvolver um estudo do meio, destacando-se Cubatão nos seus aspectos histórico, geográfico e energético, a saber:

  • A.

    Estrada Velha de Santos, Monumentos Históricos, Mata de Igarapés, Usina Hidrelétrica de Itaipu.

  • B.

    Anchieta, Casa dos Bandeirantes, Cerrados Paulistanos, Usina Hidrelétrica de Sobradinho.

  • C.

    Imigrantes, Museu do Ipiranga, Mangues, Usina Hidrelétrica de Rosana

  • D.

    Anchieta, Imigrantes, Museu da Pesca e do Mar, Mata de Araucária, Usina de Ilha Solteira

  • E.

    Estrada Velha de Santos, Monumento de 1922, Cruzeiro Quinhentista, Mata Atlântica. e Usina Hidrelétrica Henry Borden

Segundo Fernández, na modalidade de ensino denominada _______________, o ensinante não se coloca em uma posição de diferenciação em relação ao conhecimento que vai transmitir. Portanto, ele não dá lugar à construção de conhecimentos. O aprendente, por sua vez, podendo pensar e contando com as estruturas cognitivas para fazê-lo, mostra temor para pensar ou, ainda, um temor para mostrar que pensa e/ou mostrar-se pensando.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) interativa

    B) afetiva

    C) terapêutica

    D) exibicionista

    E) filosófica

Assinale com V ou com F conforme as alternativas sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atividade industrial.

  • A.

    F V F V

  • B.

    V F V F

  • C.

    V F F V

  • D.

    V V V F

  • E.

    F V V V

Cubatão, que teve sua emancipação político- administrativa em 09/04/49, localiza-se:

  • A.

    na Baixada Santista, ao pé da Serra da Mantiqueira; apresenta um clima quente e seco, sendo um pólo industrial.

  • B.

    na Ribeira do Iguape, litoral sul, ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima tropical, sendo um pólo industrial muito significativo.

  • C.

    na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo industrial muito significativo.

  • D.

    na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo avançado de alta tecnologia de ponta, semelhante ao Vale do Silício, nos EUA.

  • E.

    no Vale do Paraíba, ao pé da Serra da Mantiqueira, sendo um pólo industrial avançado.

Conforme Boynton, sobre os alunos desafiadores, analise as assertivas abaixo e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Solidarizar-se com os sentimentos dos alunos não significa que você concorda com suas ações, mas reconhece seus sentimentos como reais, honestos e normais. ( ) É importante concentrar-se na ação e não no aluno. Há uma distinção importante entre comunicar ao aluno que brigar é inadequado e não permitido e dizer-lhe que é uma pessoa ruim porque estava brigando. ( ) Aulas em ritmo muito lento e períodos de tempo que não foram planejados são estimulantes para os alunos desafiadores, visto que conseguem pensar melhor sobre cada ação que realizam, controlando a ansiedade. ( ) O aluno desafiador está muito acostumado a barganhar e a manipular as situações. É importante ser firme no estabelecimento das consequências para que ele aprenda que não pode manipular uma situação e sair impune.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) C – C – E – C.

    B) E – E – C – C.

    C) E – E – C – E.

    D) C – C – C – C.

    E) C – C – E – E.

Assinale o bloco 2 de forma a identificar as características dos sistemas agrícolas apresentados no bloco 1.

  • A.

    4 3 2 1

  • B.

    3 4 2 1

  • C.

    2 3 4 1

  • D.

    1 2 3 4

  • E.

    4 1 2 3

Na Grécia Antiga os governos das cidades gregas evoluíram da monarquia para aristocracia. Em algumas cidades, como Atenas, os artesãos e comerciantes se rebelaram contra o abuso de poder da aristocracia, reivindicando maior participação nas decisões. Conseguiram maior participação dos demos, surgindo assim. por volta do século VI a.C.:

  • A.

    a democracia: "governo do povo" num governo de monarcas poderosos.

  • B.

    a democracia: "governo do povo" numa ordem escravista.

  • C.

    a democracia: "governo do povo" numa ordem feudal não escravista.

  • D.

    oligarquia "governo de poucos", com sufrágio universal.

  • E.

    a aristocracia "governo das famílias mais importantes" numa ordem monárquica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...