Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Ministra da Igualdade Racial visitou Cubatão e destacou, em seu discurso, que a cidade é pioneira na implementação de ações afirmativas para o fim da discriminação racial, e informou que, no dia 27/05/04, será lançada a Rede Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e informou que haverá capacitação de professores para o ensino de História da África, prevista pela Lei Federal 10.639, que alterou a Lei 9344/96. São objetivos desta política pública:
Desmistificar a tão falada e pouco vivida democracia racial brasileira.
Reverter o quadro da desigualdade racial do nosso país, e produzir materiais que contribuam para reforçar uma imagem positiva da população negra.
Garantir privilégios à população negra e seus descendentes, reparando a injustiça social do período da escravidão no Brasil.
Consolidar e modificar a já existente democracia racial brasileira.
Denunciar o racismo da sociedade brasileira.
Dentre os motivos que justificam ser a brincadeira importante para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, podemos afirmar que a/ao
Em relação ao transporte no mundo analise as proposições:
I. Países de grandes extensões, tais como a Rússia, os Estados Unidos e o Canadá, só conseguiram integrar seus territórios graças ao desenvolvimento das ferrovias.
II. O transporte ferroviário na África e América Latina, não teve a função de integração territorial, serviu apenas para drenar as riquezas em direção aos portos, de onde seguiam até a Europa.
III. Ao optar pelo transporte rodoviário, o Brasil fez a melhor escolha, devido sua extensão territorial e as características do seu relevo que é muito acidentado.
IV. O rio Reno é um dos mais utilizados pelo transporte fluvial por se encontrar em uma região altamente industrializada e por desaguar próximo ao porto de Roterdã, um dos mais importantes do mundo.
Estão corretas as proposições:
I, II e III
I, III e IV
I, II e IV
II, III e IV
III e IV
Em Cubatão desenvolveu-se um pólo Ecoturístico, que apresenta roteiros do maior interesse para desenvolver um estudo do meio, destacando-se Cubatão nos seus aspectos histórico, geográfico e energético, a saber:
Estrada Velha de Santos, Monumentos Históricos, Mata de Igarapés, Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Anchieta, Casa dos Bandeirantes, Cerrados Paulistanos, Usina Hidrelétrica de Sobradinho.
Imigrantes, Museu do Ipiranga, Mangues, Usina Hidrelétrica de Rosana
Anchieta, Imigrantes, Museu da Pesca e do Mar, Mata de Araucária, Usina de Ilha Solteira
Estrada Velha de Santos, Monumento de 1922, Cruzeiro Quinhentista, Mata Atlântica. e Usina Hidrelétrica Henry Borden
Assinale com V ou com F conforme as alternativas sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atividade industrial.
F V F V
V F V F
V F F V
V V V F
F V V V
Cubatão, que teve sua emancipação político- administrativa em 09/04/49, localiza-se:
na Baixada Santista, ao pé da Serra da Mantiqueira; apresenta um clima quente e seco, sendo um pólo industrial.
na Ribeira do Iguape, litoral sul, ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima tropical, sendo um pólo industrial muito significativo.
na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo industrial muito significativo.
na Baixada Santista; ao pé da Serra do Mar, apresenta um clima quente e úmido, sendo um pólo avançado de alta tecnologia de ponta, semelhante ao Vale do Silício, nos EUA.
no Vale do Paraíba, ao pé da Serra da Mantiqueira, sendo um pólo industrial avançado.
Assinale o bloco 2 de forma a identificar as características dos sistemas agrícolas apresentados no bloco 1.
4 3 2 1
3 4 2 1
2 3 4 1
1 2 3 4
4 1 2 3
Na Grécia Antiga os governos das cidades gregas evoluíram da monarquia para aristocracia. Em algumas cidades, como Atenas, os artesãos e comerciantes se rebelaram contra o abuso de poder da aristocracia, reivindicando maior participação nas decisões. Conseguiram maior participação dos demos, surgindo assim. por volta do século VI a.C.:
a democracia: "governo do povo" num governo de monarcas poderosos.
a democracia: "governo do povo" numa ordem escravista.
a democracia: "governo do povo" numa ordem feudal não escravista.
oligarquia "governo de poucos", com sufrágio universal.
a aristocracia "governo das famílias mais importantes" numa ordem monárquica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...