Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Cosenza e Guerra, a _____________ é um distúrbio neurobiológico caracterizado pela dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente das palavras, com dificuldade de soletrar e recodificar os sinais gráficos em sons.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) discalculia

    B) apraxia

    C) dislexia

    D) disfonia

    E) dislalia

Assinale a alternativa que corresponde às características da pecuária extensiva.

  • A.

    A pastagem é artificial.

  • B.

    Utiliza técnicas avançadas na criação do gado.

  • C.

    È realizada em grandes propriedades, principalmente em países de grandes extensões como é o caso do Brasil, da Argentina e da Austrália.

  • D.

    A produção destina-se principalmente ao fornecimento de leite para o mercado e geralmente está associada à indústria de laticínio.

  • E.

    Pratica-se a seleção de raças e o confinamento em estábulos.

O primeiro processo civilizatório que se desencadeou, há cerca de 10 mil anos atrás, sobre os povos da Mesopotâmia e do Egito. e se repetiu mais tarde, por efeito da difusão, ou como efeito do desenvolvimento independente, na Índia (6.000 a.C.), na China (5.000 a.C.), na Europa (4.500 a.C.), na África Tropical (3.000 a.C.) e nas Américas (2.500 a.C.) corresponde à:

  • A.

    revolução na área da comunicação.

  • B.

    revolução técnico-científica.

  • C.

    revolução industrial.

  • D.

    revolução agrícola.

  • E.

    revolução comercial.

Conforme Rotta, as crianças ditas ___________ geralmente não tiveram nenhum retardo nos marcos iniciais do desenvolvimento neuropsicomotor. Pelo contrário, podem, por exemplo, ter caminhado antes do esperado. Contudo, tropeçam com frequência, derrubam coisas ao se movimentar; quando começam a manusear instrumentos, o fazem de forma inadequada, tal como talheres, tesouras e lápis; podem vestir roupas ao contrário e ter dificuldades nos jogos de bola e também nos de construção.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) esquizofrênicas

    B) torpes

    C) superdotadas

    D) paralíticas

    E) hiperativas

O carvão mineral e o petróleo apresentam semelhanças na destinação do consumo, mas também na origem e na composição. Assinale a alternativa que corresponde à diferença existente entre esses minerais energéticos.

  • A.

    Ambos se originaram da deposição de matéria orgânica em depressões.

  • B.

    Tiveram origem em eras geológicas específicas, sob condições excepcionais que impediram a total destruição da matéria orgânica depositada.

  • C.

    São encontrados em bacias sedimentares.

  • D.

    Origem orgânica e marinha, principalmente planctônica.

  • E.

    Ambos são hidrocarbonetos, ou seja, são compostos basicamente de hidrogênio e carbono.

A invenção do microscópio possibilitou aos cientistas enxergar pela: primeira vez, seres minúsculos, por exemplo:

I - bactérias.

II - protozoário.

III - fungos.

IV - vírus.

V- vermes,que são respectivamente:

A. animais complexos, grandes ou pequenos, redondos ou achatados, por exemplo: lombriga, tênia; oxiúros;

B. organismos infectantes, compostos por DNA e RNA envolvidos por uma capa de proteínas, por exemplo, o agente causador da AIDS, o HIV;

C. vão do bolor do pão aos mais raros cogumelos, exemplos: fermento biológico do pão, do iogurte, do vinho, da cerveja.

D. organismos diferentes entre si, todos possuem uma única célula que sozinha desempenha várias funções, como: excretar, respirar, mover-se, reproduzir-se, como as amebas e as giárdias.

E. organismos celulares geralmente parasitas, como por exemplo staphylococus aurus.

Assinale a alternativa correta, que faz a relação das características com os tipos de seres minúsculos:

  • A.

    I-B, II-A, III-A, IV-A, V-D.

  • B.

    I-D, II-C, III-B, IV-C. V-C.

  • C.

    I-C, II-E, III-D, IV-E, V-B.

  • D.

    I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.

  • E.

    I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.

De acordo com Coll, é um instrumento que pode ajudar o professor a ajustar seu planejamento ao que o aluno já conhece, permitindo representar um conjunto de conceitos relacionados de forma significativa. A unidade básica desses instrumentos é a proposição, constituída por dois ou mais conceitos unidos por um termo que manifesta a relação existente entre eles. O instrumento citado é chamado de:

    A) Aula expositiva.

    B) Resumo.

    C) Fórmula de Pitágoras.

    D) Brainstorming.

    E) Mapa conceitual.

As rochas ___________ foram as primeiras a se formarem no planeta a partir da consolidação do magma pastoso, foram essas rochas, que desgastadas pelos agentes _______ transformaram-se nas rochas ______. No entanto, determinadas condições de temperatura e de pressão atmosférica, agindo sobre tais rochas transformaram-nas em um outro tipo de rocha, denominadas de rochas _________ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    estratificadas – corrosivos – vulcânicas – cristalinas

  • B.

    sedimentares – internos – plutônicas – sedimentares

  • C.

    ígneas – destrutivos – cristalinas – extrusivas

  • D.

    magmáticas – erosivos – sedimentares – metamórficas

  • E.

    intrusivas – externos – ígneas – estratificadas

Um professor, para explicar o aparecimento do arco-íris, desenvolveu a seguinte atividade: O arco-íris às avessas, com as seguintes etapas: 1° Recortar uma folha de cartolina, na forma de um círculo de 15 cm de diâmetro. 2° Dividi-lo em 7 partes. 3° Colorir as divisões do papel com as cores do arco-íris: verde, amarelo, laranja, vermelho, violeta, anil e azul. 4° Atravessar um arame no centro do círculo. 5° Girar o disco colorido em torno do eixo, com a mão. 6° Observar o que acontece com as cores. 7° Descrever o que foi percebido: - quando giramos o disco, as cores que chegam aos nossos olhos acabam se misturando, formando a luz branca . Isso significa que o fenômeno chamado "arco-íris" é o resultado de:

  • A.

    da decomposição da luz branca em suas sete cores.

  • B.

    da decomposição da luz branca em suas sete cores, provocada pelo prisma, como no experimento.

  • C.

    combinação de sete cores primárias, provocadas pelas gotículas d'água.

  • D.

    da decomposição da luz vermelha, provocada pelas gotículas d'água.

  • E.

    da decomposição da luz amarela, provocada pelo prisma.

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam

respectivamente verdadeiras ou falsas em relação às

formações vegetais e sua distribuição na Terra.

( )A presença da floresta Boreal possibilita a Noruega,

Suécia, Finlândia e Rússia serem grandes exportadores

de madeiras.

( ) As formações campestres em todo o mundo têm sido

utilizadas para a criação de gado a exemplo do que

ocorre nas Planícies Centrais dos Estados Unidos e

nos Pampas platino.

( ) As florestas equatoriais e tropicais localizadas nos

países do Sul têm despertado o interesse dos pesquisadores

pela variedade de espécies que apresentam

e pelo avanço da biotecnologia que representa

hoje um dos setores da tecnologia de ponta da economia.

( ) Nas altas montanhas a vegetação arbustiva tem se

mostrado o habitat ideal para animais de grande porte,

motivo pelo qual a pecuária extensiva tem sido

introduzida nas altas terras do planalto do Tibet e da

cordilheira dos Andes.

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação às formações vegetais e sua distribuição na Terra.

  • A.

    V V V F

  • B.

    F V V V

  • C.

    F V V F

  • D.

    V F F V

  • E.

    F V F V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...