Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que emprega as regras de pontuação corretamente

  • A.

    Meu irmão formou-se médico minha irmã educadora eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • B.

    Meu irmão, formou-se médico, minha irmã, educadora eu fiquei mergulhado, na minha paixão pela literatura.

  • C.

    Meu irmão, formou-se médico minha irmã, educadora eu, fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • D.

    Meu irmão formou-se médico, minha irmã, educadora; eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

  • E.

    Meu irmão, formou-se médico, minha irmã educadora, eu fiquei mergulhado na minha paixão pela literatura.

Pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação, analise as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

( ) O processo pedagógico deve considerar as crianças em sua totalidade, observando suas especificidades, as diferenças entre elas e sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

( ) As propostas das instituições de Educação Infantil devem explicitar concepções, bem como definir diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve toda a comunidade escolar.

( ) A educação infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre o cuidado e a educação. Além disso, tem função diferenciada e complementar à ação da família, não havendo necessidade de comunicação entre elas.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – F – F.
  • B. V – F – V.
  • C. V – V – F.
  • D. V – V – V.
  • E. F – V – F.

Analisando o processo de modernização do Espaço brasileiro iniciado com Juscelino Kubitschek e intensificado nos governos militares, é correto afirmar que:

  • A.

    A industrialização e a modernização do país beneficiou todos os brasileiros, ainda que de forma indireta.

  • B.

    O país se industrializou e se urbanizou, possibilitando as famílias brasileiras ascenderem econômica e socialmente nos grandes centros.

  • C.

    A industrialização possibilitou uma distribuição mais justa da renda, tanto a nível regional quanto nacional, consolidando o poder de compra da classe média

  • D.

    A industrialização que a princípio concentrou-se na região Sudeste, difundiu-se por todo o espaço brasileiro diminuindo os graves problemas das desigualdades regionais.

  • E.

    O modelo de desenvolvimento implantado pelo Brasil foi do tipo excludente e concentrador, tanto a nível espacial quanto social.

A palavra "texto" vem do latim e significa, originalmente, "tecedura" trama. "Ler" vem do latim lego, que significa colher, recolher. "Interpretar" também vem do latim, e o seu significado original é expor, declarar, explicar. A leitura é:

  • A.

    Uma vivência, só se realiza quando o leitor lê e interpreta, numa relação dialógica.

  • B.

    Uma decodificação.

  • C.

    A negação da interpretação; uma verdadeira hemenêutica.

  • D.

    Monólogo, domínio do código.

  • E.

    A decodificação de uma trama, uma relação multilateral.

Os processos de assimilação e acomodação são muito importantes para compreendermos a teoria de Piaget a respeito da aprendizagem.

As pesquisas científicas de Piaget sobre as características do pensamento infantil receberam a contribuição de importantes acontecimentos em sua trajetória pessoal.

Esses acontecimentos estão relacionados a

  • A. sua formação acadêmica. Ele frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, foi doutor em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.
  • B. seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de literatura medieval e estudava sobre Os Contos de Fadas para crianças.
  • C. ao nascimento de seus três filhos, entre 1925 e 1931 ponto de partida para uma etapa de observação de seus comportamentos.
  • D. conclusão de que a inteligência se desenvolve desde o nascimento e não com o surgimento da fala como se pensava na época.
  • E. crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nos testes, então, o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

Assinale a ÚNICA alternativa FALSA em relação à realidade mostrada no mapa.

  • A.

    As menores proporções de idosos estão nas regiões menos urbanizadas e de integração econômica mais recente.

  • B.

    A baixa expectativa de vida da região Nordeste está relacionada ao fato da maior parcela da população ativa pertencer ao setor primário.

  • C.

    A maior parcela da população de idosos do Nordeste deve-se a grande emigração dos jovens.

  • D.

    O Rio Grande do Sul apresenta uma grande percentagem de idosos na população, fato que se deve ao Estado ter a maior expectativa de vida do país.

  • E.

    As regiões Sul e Nordeste são as que apresentam mais semelhança no perfil da população quanto ao número de idosos e ocupação segundo setor da economia.

Segundo os PCN's, os critérios de avaliação de geografia para o 1º ciclo são, de modo amplo: I. Reconstruir e localizar as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens; II. Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas bem simples. III. Reconstruir algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza. presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local. IV. Explicar processos de interação existentes entre elementos sociais e naturais. V. Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais. Assinale a alternativa correta levando em conta as seguintes associações:

  • A.

    II, III, IV;

  • B.

    I, III, IV

  • C.

    I, II, IV;

  • D.

    I, II, III;

  • E.

    I, IV, V.

“Conhecer um objeto implica a sua incorporação a esquemas de ação, e isto é verdade desde os comportamentos sensórios-motores elementares até as operações lógico-matemáticas superiores.” Jean Piaget no livro Biologia e Conhecimento Com o conceito de esquemas de ação, Jean Piaget mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento. Para Piaget, a assimilação é um termo que faz referência a uma parte do processo de adaptação do ser humano. Através da assimilação, as pessoas conseguem captar e obter novas informações e incorporá-las nas ideias já existentes dentro de seu psiquismo. Analise as afirmações sobre assimilação.

I. Assimilação é sempre subjetiva, na medida em que cada sujeito vai incorporar uma nova informação (objetivamente dada) de um jeito que será único e individual.

II. De uma maneira ou outra, o processo é essencialmente de memorização e tende a concordar com as crenças existentes anteriormente e não as experiências recentes.

III. Há dois modos básicos através dos quais os sujeitos podem se adaptar a novas experiências e, especialmente, a novas informações: memorizando e/ou rejeitando.

IV. A assimilação consiste na forma mais simples porque não exige um grande nível de ajustamento ou mudança. Cada pessoa pode encontrar e assimilar novas informações aos conhecimentos já adquiridos.

V. Um processo que, em alguns casos, revê os conhecimentos passados na memória, modificando-os e, em outros casos, apenas introjeta as novas informações.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV – V.
  • B. I – II – III.
  • C. II – III – IV.
  • D. III – IV – V.
  • E. II – IV – V.

O professor necessita ficar atento aos progressos de aprendizagem, às dificuldades e aos erros nas avaliações dos seus discentes. Um bom procedimento para corrigir os erros dos educandos é

  • A. destacar, em vermelho, nas atividades avaliativas o que está errado, de modo que fique bem evidente o que eles não fizeram corretamente.
  • B. fazer comparações dos educandos entre si, mostrando que uns vão bem enquanto outros se desenvolvem muito mal.
  • C. conversar com cada educando, informando onde e por que errou, sugerindo ideias de como desenvolver a atenção em sala de aula e a participação nas atividades de estudo individual e de grupo em sala de aula e fora dela.
  • D. mostrar a resposta certa e mandar que a escrevam repetidas vezes no caderno, para que não esqueçam e nunca mais errem.
  • E. expor o erro para toda a sala de aula, enfatizando que aquele educando precisa de ajuda de todos.

Considerando que o Brasil é um país de dimensões continentais que se limita com quase todos os países da América do Sul, é correto afirmar que:

  • A.

    Os países sul americanos são os maiores parceiros comerciais do Brasil.

  • B.

    A presença de barreiras naturais tais como, os Andes, a floresta amazônica e a presença de grandes rios dificultam o intercâmbio comercial entre o Brasil e os demais países da América do Sul.

  • C.

    A maior valorização dos produtos sul americanos pela Europa, faz com que tais países prefiram comercializar com os países europeus.

  • D.

    A relação de dependência do Brasil e dos demais países sul americanos, os aproximam mais dos Estados Unidos e da Europa, com quem realizam a parte mais significativa do seu comércio exterior.

  • E.

    Por ter uma produção muito semelhante à produção brasileira, a Argentina é um dos países da América do Sul de menor relacionamento comercial com o Brasil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...