Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudiosos do desenvolvimento humano concordam atualmente que as crianças não vêm ao mundo como autômatos, geneticamente programados, enfatizando, com isso, a importância da natureza; nem como um poço vazio à espera de ser preenchido por saberes e estímulos vindos de ambientes físico e social; enfatizando, assim, o papel da educação e da cultura. A interação entre as duas grandes forças promotoras do desenvolvimento em geral, e, particularmente do desenvolvimento da inteligência, a Natureza e a Cultura, não é:

  • A.

    uma dança, mas uma competição.

  • B.

    uma competição, mas uma dança

  • C.

    harmoniosa; mas semiconflituosa

  • D.

    uma guerra.

  • E.

    uma paz, uma compilação.

Enumere o bloco 2 conceituando corretamente os termos apresentados no bloco 1. BLOCO 1

 (1) Elementos do clima

(2) Fator climático

(3) Amplitude térmica

(4) Média térmica

(5) Isotermas

BLOCO 2

( ) Diferença obtida entre a temperatura máxima e mínima de um lugar em um dia, mês ou ano.

( ) Partes constituintes do clima tais como temperatura, ventos, chuvas, massas de ar, umidade e pressão atmosférica.

( ) Linhas que num mapa ligam pontos que apresentam a mesma temperatura.

( ) Média aritmética das temperaturas obtidas em um lugar em determinado dia, mês ou ano.

( ) Características geográficas capazes de influenciar os elementos do clima tais como: a posição geográfica e astronômica da região, a configuração territorial, linhas mestras do relevo, altitude, latitude, proximidade do mar ou continentalidade e vegetação.

A seqüência correta da numeração é:

  • A.

    3 1 5 4 2

  • B.

    4 2 3 5 1

  • C.

    5 4 3 2 1

  • D.

    3 2 4 5 1

  • E. 2 1 3 5 4

Pesquisas em todo o mundo mostram que crianças que têm ou tiveram uma alimentação deficiente em cálcio, proteínas e calorias, tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem. Surgem adultos fisicamente pouco desenvolvidos, com ananismo e raquitismo, que se caracterizam, respectivamente, por:

  • A.

    baixa estatura e má formação de ossos;.

  • B.

    obesidade e muita sonolência.

  • C.

    extrema agitação e dificuldade de atenção

  • D.

    baixa estatura mas atenção apurada.

  • E.

    má formação dos ossos e extrema agitação.

Os conteúdos de aprendizagem podem ser do tipo conceitual, procedimental e atitudinal, assinale alternativa sobre conteúdo conceitual :

    A) São regras, técnicas, métodos, habilidades: ler, escrever, desenhar, calcular, traduzir, pular, correr para realizarem suas tarefas, primeiro com ajuda e depois de forma independente, mostrando sua competência no domínio do conteúdo aprendido.

    B) São fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns e que precisam ser compreendidos, o que se dará quando souber utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno.

    C) São atividades que devem partir de situações significativas e funcionais, a fim de que o conteúdo possa ser aprendido junto com a capacidade de poder utilizá-lo quando for conveniente.

    D) São ações ordenadas e com um fim, em exercitações, na reflexão sobre a própria atividade, e na aplicação em contextos diferentes.

"Através da história o homem tem transformado o espaço terrestre segundo suas necessidades e interesses, criando assim, espaços geográficos".

Assinale a ÚNICA alternativa que está ERRADA em relação ao conceito de espaço abordado no fragmento de texto.

  • A.

    O espaço geográfico é um produto histórico.

  • B.

    O homem produz o espaço através do trabalho

  • C.

    O espaço geográfico inclui a ação do homem mas exclui a natureza

  • D.

    Cada sociedade produz o próprio espaço, que é ao mesmo tempo meio e condição para reprodução dessa sociedade.

  • E.

    Sociedade e natureza constituem as bases sobre as quais o espaço geográfico é produzido.

O artigo 208 inciso III da Constituição Federal afirma que será assegurado o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino."Quanto ao" preferencialmente" constante na Constituição Federal, não podemos entender:

  • A.

    oferta daquilo que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender as especificidades dos alunos com deficiências, por exemplo, material para escrita e leitura em Braille.

  • B.

    a inviabilidade em receber na mesma sala de aula todas as crianças.

  • C.

    o atendimento educacional especializado deve estar disponível em todos os níveis de ensino, de preferência na rede regular de ensino.

  • D.

    é no contexto do acesso "livre" que nossa constituição admite que o atendimento educacional especializado pode ser oferecido fora da rede regular de ensino; seria um complemento e não um substituto do ensino ministrado na rede regular para todos os alunos.

  • E.

    o atendimento especializado não deve substituir o escolar, e este deve ser preferencialmente oferecido nas escolas comuns da rede regular.

Complete a lacuna a seguir: De acordo com Gardner, ____________está baseada numa capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções.

    A) Inteligência intrapessoal

    B) Inteligência corporal cinestésica

    C) Inteligência espacial

    D) Inteligência interpessoal

"Os alimentos chegam até nós enlatados, prontos para o consumo. Nem sabemos sua origem, quem os produziu ou como foram produzidos. Estamos cada vez mais distantes da natureza".

O fragmento do texto adverte para o fato de que:O fragmento do texto adverte para o fato de que:

  • A.

    No mundo moderno não dependemos mais da natureza para sobreviver.

  • B.

    O homem moderno transformou a natureza em função do progresso social.

  • C.

    Embora o homem seja parte integrante da natureza e dependa dela para sobreviver tem se distanciado cada vez mais da mesma.

  • D.

    A relação do homem/natureza se dá com uma segunda natureza que lhe fornece os recursos de que precisa.

  • E.

    O homem precisa conhecer melhor a procedência dos produtos que consome

Ao tratar da função da escola e do processo de ensino- aprendizagem, Wallon desenvolve o seguinte corpo de idéias:

  • A.

    A aprendizagem ocorre, quando há assimilação da transmissão do conhecimento.

  • B.

    No processo do conhecimento, a dimensão afetiva ocupa o lugar central.

  • C.

    O professor é aquele que detém o conhecimento e o aluno o receptor.

  • D.

    O fundamental é entender o processo de cognição, visto que o professor é um mago de comportamentos.

  • E.

    O conteúdo da Educação é a totalidade dos conhecimentos transmitidos do professor ao aluno, em sala de aula.

Sobre a aprendizagem significativa de Ausubel assinale a alternativa CORRETA:

    A) A aprendizagem é resultado da interação social e compartilhamento de significados socialmente aceitos, dentro do estágio atual e potencial do aluno, considerando o aluno inserido numa sociedade e em uma cultura que determina esse conhecimento, o professor deve mediar a aprendizagem daquilo que o aluno ainda não sabe, utilizando estratégias que o levem a tornar-se independente, e o preparando para um espaço de diálogo, interação e convívio social.

    B) A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes e existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, em outras palavras, para o aluno aprender é necessário que a nova informação faça sentido, o professor deve identificar aquilo que o aluno já sabe: sua estrutura cognitiva, os conceitos básicos da matéria e como ela está estruturada, para assim, projetar o conteúdo hierarquicamente e de acordo com a estrutura do aluno.

    C) A aprendizagem é resultado de situações e experiências desconhecidas advinda da interação com o meio, onde o aluno individualmente procura compreender e resolver as interrogações, o professor deve conhecer as estruturas cognitivas do aluno e criar atividades desafiadoras e adequadas que provoquem desequilíbrios, para que o aluno, procurando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir se reestruture e aprenda.

    D) A aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estímulo da conduta desejada, o papel do professor é o de criar ou modificar comportamentos através de reforços para que o aluno faça o desejado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...