Questões de Pedagogia

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De acordo com a Lei nº 8.069/1990 – ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 81, é proibida a venda à criança ou ao adolescente, EXCETO de:

    A) Armas, munições e explosivos.

    B) Bebidas alcoólicas.

    C) Produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida.

    D) Fogos de estampido e de artifício, inclusive aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida.

    E) Bilhetes lotéricos e equivalentes.

Com relação a competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, assinale a opção correta.

    A) Para que a haja competência, é preciso que conhecimento, habilidades e atitudes sejam desenvolvidos separadamente.

    B) As competências essenciais são vinculadas à dimensão individual.

    C) Duas correntes principais tratam do conceito de competência: uma de origem francesa e outra de origem anglo-americana; esta última enfatiza o vínculo entre trabalho e educação, indicando as competências como resultantes de processos sistemáticos de formação e aprendizagem.

    D) Conhecimento é um saber teórico e tácito que deve ser transformado em conhecimento explícito; habilidade refere-se ao saber fazer, arriscar e experimentar; atitude, por sua vez, diz respeito ao querer fazer, praticar.

    E) O método CHA (conhecimento, habilidade e atitude) é empregado para mensurar a competência na gestão de projeto pedagógico.

Uma escola que cumpre seu papel social deve levar em consideração o desenvolvimento das relações pessoais e interpessoais de seus alunos em seu sentido mais autêntico. Sobre a importância desse empreendimento na escola, é correto afirmar que:

    A) A escola deve ser também, um ambiente de construção de empatia e convivência, na qual é importante se levar em consideração as experiências, os saberes, a realidade local, com a adoção de uma postura dialógica baseada na vida pessoal de cada um, buscando compreender as complexidades e os saberes um dos outros.

    B) O desenvolvimento dessas relações deve ser de alguma forma limitada, uma vez que o sujeito forma a sua identidade a partir de sua própria subjetividade, e não por meio de uma relação intersubjetiva com o outro no meio social no qual vive.

    C) As relações interpessoais pressupõem a diferença hierárquica entre todos os falantes, isto é, deve ser considerado que alguns terão maior poder de fala e outros o dever de escutar.

    D) Com os avanços científicos e tecnológicos mais recentes, deve-se considerar que uma relação interpessoal eficaz na escola precisa ser produzida, sobretudo, pela comunicação digital de redes sociais e aplicativos educacionais.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município.

II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.

III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo.


Na Pedagogia _________________a atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos; poder-se-ia falar de um ensino centrado na realidade social, em que professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural.

    A) Renovada.

    B) Tradicional.

    C) Libertadora.

    D) Liberal.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com a Lei nº 8.069/1990 – ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção INCORRETA.

    A) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    B) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, exceto de maus-tratos envolvendo seus alunos.

    C) O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    D) No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    E) Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Figura 8A2-I


A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional. 


                

Ainda considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

    A) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando uma questão de fé e lógica.

    B) O planejamento atende à especificidade de suas funções ao realizar a diagnose e a análise da realidade, a definição de objetivos e metas e o estabelecimento de atividades a serem desenvolvidas.

    C) As organizações são classificadas em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional; neste último, o planejamento é desenvolvido a longo prazo, por haver um grau de certeza maior e uma execução mais simples.

    D) O planejamento é privilégio de um grupo gestor que irá coordenar uma ação coletiva dos indivíduos, devendo acontecer de forma que a decisão do gestor oriente a participação nas responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem.

    E) O planejamento não deve ser um compromisso político do professor, pois isso envolveria individualidades no fazer pedagógico do educador que repensa o ensino, conferindo um significado dúbio à prática docente.

A avaliação escolar perde o sentido se não tiver como objetivo o desenvolvimento do aluno e o estímulo de seu potencial. No que se refere à questão da avaliação para a disciplina de História, é importante considerar que:

    A) É importante apenas a consideração do conhecimento do conteúdo, e deve-se excluir qualquer conhecimento prévio, hipótese e os domínios dos alunos.

    B) A avaliação deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados.

    C) Ao professor coloca-se a função de identificar a apreensão de conteúdo, noções, conceitos, procedimentos e atitudes dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.

    D) O educador não deve avaliar seu desempenho como docente nas avaliações, uma vez que há outras possibilidades de obter esse diagnóstico a fim de saber como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Manter e ampliar os programas e as ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental, por meio do acompanhamento individualizado dos alunos com rendimento escolar defasado e pela adoção de práticas como aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a reposicioná-los no ciclo escolar de maneira compatível com sua idade, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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