Questões de Pedagogia

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Sobre os fundamentos previstos na Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, é CORRETO o que se afirma em:

    A) As escolas que ministram Ensino Fundamental deverão trabalhar considerando essa etapa da educação como aquela capaz de assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade, assim como os benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais.

    B) O Ensino Fundamental se traduz como um direito público objetivo de cada um e como dever exclusivo do Estado.

    C) É dever do Estado e da família e de toda sociedade garantir a oferta do Ensino Fundamental público, gratuito e de qualidade, sem requisito de seleção.

    D) A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, interdiz o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais.

O histórico de vida de cada aluno tem sido um requisito interessante na formação. O contexto pessoal é a principal alternativa de ensino para facilitar a aprendizagem (teoria e prática), pois a cultura e o indivíduo são os pontos principais para tal acontecimento. São facilitadores na aprendizagem o(a):
I. Diálogo. II. Troca de vivências, experiências e metodologias. III. Vida pessoal.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Assinale a opção que NÃO está de acordo com o dever do Estado de assegurar à criança e ao adolescente, conforme a Lei nº 8.069/1990 – ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    B) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.

    C) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

    D) Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

    E) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.

Figura 8A2-I


A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional. 


                

Considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.

    A) O planejamento participativo é um processo que envolve apenas a organização do trabalho pela equipe gestora, a fim de resolver problemas coletivos.

    B) O monitoramento é um processo que define compromissos de ação e traz para o planejamento as modalidades conceituais e organizacionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem em grupo.

    C) O planejamento organiza o trabalho e dá sentido a ele, direcionando ações assistemáticas pontuais para a convergência dos objetivos institucionais.

    D) A avaliação é a fase do planejamento caracterizada por ser somativa, acompanhar e permitir o replanejamento das ações e permitir também a transformação dos espaços sociais.

    E) A efetividade do planejamento participativo pode ser garantida com o envolvimento dos sujeitos no processo pela responsabilidade de implementação.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo que será desenvolvido na escola. Sobre o PPP, considere as seguintes afirmações:
(__) Ele é produzido com participação da comunidade escolar e implementado pelos dirigentes da escola, responsáveis pela sua execução;
(__) O PPP visa instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que tem origem em prescrições externas à escola;
(__) Ele deve explicitar princípios baseados na centralização das decisões e no estímulo à execução dos objetivos por um grupo minoritário;
(__) É um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas é constitutiva.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Institucionalizar o programa nacional de renovação da Educação Básica, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Howard Gardner (1985) questionou a tradicional visão da inteligência, que enfatiza as habilidades linguísticas e lógica-matemática. Ele definiu a inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Dessa forma, apresenta uma visão pluralística da mente, reconhece que as crianças têm habilidades e deficiências em áreas diferentes. Sobre as inteligências múltiplas, é CORRETO afirmar que:

    A) A inteligência linguística diz respeito à habilidade para apreciar, compor e interpretar música, discriminação de sons e habilidade para perceber temas musicais.

    B) A inteligência lógico matemática está relacionada à sensibilidade para padrões, ordem, sistematização, à Habilidade para explorar relações, categorias e à habilidade para lidar com séries de raciocínios.

    C) A inteligência espacial diz respeito à habilidade para usar a coordenação grossa e fina em esportes, artes cênicas ou plástica, e ao controle dos movimentos do corpo e da manipulação de objetos com destreza.

    D) A inteligência cinestésica está relacionada à capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa e à habilidade para manipular formas e objetos mentalmente e, a partir de percepções, criar equilíbrio e composição.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao exercício da profissão de Orientador Educacional, privativa aos:
I. Licenciados em pedagogia, habilitados em orientação educacional e possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de Ensino Superior oficiais ou reconhecidos. II. Portadores de diplomas ou certificados de orientador educacional obtidos em cursos de pós-graduação ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação. III. Diplomados em orientação educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da legislação em vigor.

    A) Apenas I está correta.

    B) Apenas II está correta.

    C) Apenas III está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Sobre a organização da educação infantil de acordo com as regras comuns estabelecidas pela Lei Federal nº 9.394/96 - Das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção INCORRETA:

    A) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

    B) Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

    C) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

    D) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (sessenta por cento) do total de horas.

    E) Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

A respeito do projeto pedagógico, instrumento de reflexão que permite a elaboração de metas e ações para a instituição, assinale a opção correta.

    A) Apesar de ser um espaço de reflexão coletiva, o projeto pedagógico não visa à superação de conflitos e à eliminação de relações competitivas ou autoritárias.

    B) A construção de um projeto pedagógico deve equilibrar a interação das estruturas cognitivas dos sujeitos, tendo igualdade, qualidade, liberdade, totalidade e globalidade como princípios norteadores de suas ações.

    C) A igualdade, as dimensões técnica e política e a gestão democrática são princípios norteadores de uma proposta pedagógica.

    D) O planejamento é um processo político e pedagógico de reflexão que proporciona a vivência democrática e tem as intencionalidades descritiva, constatativa e constitutiva para o exercício da cidadania.

    E) A partir do princípio de gestão democrática, o projeto pedagógico se pauta na estrutura pedagógica, destacando, para sua efetividade e aplicabilidade, as interações políticas.

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