Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Do século XIX aos dias atuais, o Ensino de História se destaca por mudanças marcantes em sua trajetória escolar quanto aos objetivos, conteúdos e práticas educacionais. Sobre esse percurso, é correto assinalar que:

    A) As transformações do ensino de História têm proporcionado muitos problemas e dificuldades na elaboração de um material didático uniforme.

    B) A mudança dos paradigmas no ensino de História é algo peculiar do Brasil, uma vez que outros países já enfrentaram o desafio de ensinar História de maneira diversa.

    C) No passado o ensino de História já concebia o ensino desse componente como a “pedagogia do cidadão”, importante instrumento educativo para o exercício da democracia.

    D) O ensino de história se baseava em estudo mnemônico sobre um passado criado para sedimentar uma origem branca e cristã, apresentada por uma sucessão cronológica de realizações de “grandes homens”.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A equipe gestora da escola é composta de profissionais de nível médio ou técnico sem formação específica para a realização de atividades administrativas e, portanto, devem sempre ser auxiliados por professores ou representantes da sociedade para que possam realizar com qualidade cada detalhe de suas atribuições diárias.


II. A autonomia pedagógica representa a liberdade que a escola pública tem para escolher os membros do seu corpo discente independentemente de concursos ou seleções simplificadas. Assim, a participação da comunidade escolar na escolha dos professores, mediante votação, se configura como um importante passo para a democratização dos processos decisórios da escola.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

    A) A escola tem autonomia para decidir sobre horários escolares, metodologias adotadas, equipamentos e materiais necessários.

    B) A escola dispõe de critérios e instrumentos para determinar a eficácia escolar.

    C) O código de conduta é amplamente divulgado e é conhecido por alunos, professores e pais.

    D) A escola estabelece metas de excelência.

Antunes (2014) salienta que o sistema de avaliação da aprendizagem na nova pedagogia baseia-se:
I. Na valorização do saber aprender. II. Na aferição de conceitos passados pelo professor. III. Nas relações grupais e no espírito empreendedor dos alunos.
Quais estão INCORRETOS?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com a Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, EXCETO:

    A) Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

    B) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

    C) Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

    D) Notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.

    E) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.

    A) Avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão e de conhecimento em um momento terminal do processo educativo.

    B) Deve-se compreender a relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais.

    C) Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem.

    D) Na perspectiva da construção de conhecimento, competências e habilidades, a avaliação se caracteriza um movimento de problematização dissociado da reflexão sobre a ação.

    E) A avaliação é um espaço de mediação, de processo interativo de aprendizagens sobre si e sobre a realidade no qual prevalece a cultura da classificação e da seleção.

A escola é considerada como um espaço multicultural, com diferenças, conflitos e diversidade, formando um grande grupo de características múltiplas. No que se refere a responsabilidade da escola em consideração com a diversidade, é importante considerar que:

    A) Embora a escola esteja inserida na sociedade, seus problemas e especificidades não podem ser causa de problema e instabilidade para a instituição.

    B) Está diretamente conectada com a formação para o mercado de trabalho e pelo estímulo às potencialidades profissionais e intelectuais do educando.

    C) O Diretor-gestor deve propiciar um ambiente no qual a sua interferência na construção de uma escola inclusiva e reflexiva esteja apenas atrelado a uma administração técnica, financeira e estrutural da escola.

    D) A escola deve manter e investir em reuniões constantes com a família e toda a comunidade escolar visando estabelecer relações mais próximas harmonizar o ambiente escolar.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal ministrar os conteúdos das aulas de acordo com os dias letivos estabelecidos. Também é papel dos gestores e coordenadores da instituição de ensino decidir sobre a melhor forma de realizar as avaliações escolares em cada turma, inclusive quando se busca considerar as particularidades dos alunos.


II. O conceito de autonomia pedagógica leva à compreensão de que a dimensão pedagógica não é influenciada pelas decisões administrativas ou financeiras da instituição de ensino. Esse conceito é fundamental para a organização das práticas escolares quanto à execução do Projeto Político-Pedagógico da escola, pois os educadores são obrigados a cumprir os planos estabelecidos, ainda que lhes sejam negados os recursos mínimos necessários para o desenvolvimento dos seus trabalhos regulares.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

    A) Definir a atribuição de notas a cada estudante.

    B) Classificar os estudantes do grupo.

    C) Ajudar a localizar problemas de aprendizagem.

    D) Verificar o que realmente o estudante aprendeu no final do ciclo.

Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...