Questões de Pedagogia

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Este documento organiza e articula ações necessárias para a efetivação do Projeto Político-Pedagógico, e também é construído de forma coletiva, classificado como:

    A) Proposta curricular.

    B) Regimento escolar.

    C) Diretrizes internas institucionais.

    D) Plano de ação escolar.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva e cultural, integrada ao currículo escolar, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.

II. Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, de saúde e de proteção à infância, à adolescência e à juventude é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O atual Plano Nacional de Educação (PNE/2014) apresenta 20 metas a serem cumpridas até o final da sua vigência. Abaixo estão listadas quatro metas, assinale a que apresenta uma INCORREÇÃO.

    A) META 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 4° (quarto) ano do ensino fundamental.

    B) META 6: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

    C) META 10: Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

    D) META 11: Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

A escola é o espaço dedicado à aprendizagem, mas o processo não acontece sem desafios diários – tanto para os professores quanto para os alunos –, e se relacionar é um dos mais árduos. Não é incomum ouvir relatos de violência verbal e física no ambiente escolar provocadas, dentre vários motivos, por falta (ou falhas) de comunicação, sendo situações que causam dor e sofrimento aos envolvidos, levando, em alguns casos, ao afastamento de professores, por exemplo.
Com base nessa informação, assinale a alternativa INCORRETA quanto às dicas apresentadas para colocar em prática a Comunicação Não Violenta no ambiente escolar.

    A) Observar os alunos sem fazer avaliações, apenas entendendo o que eles estão tentando dizer.

    B) Aprender a perceber os feedbacks que as pessoas estão dando com pequenas atitudes.

    C) Entender que se você não ouvir o outro não terá problemas em solucionar seus problemas.

    D) Procurar ouvir o tom de sua fala. Às vezes, o jeito de falar se sobrepõe ao valor das palavras.

    E) Entender que a vulnerabilidade é uma oportunidade para abrir novos caminhos.

A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. Lei Federal nº 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB).


De acordo com a LDB, é INCORRETO afirmar que a prática de Educação Física é facultativa ao aluno:

    A) Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

    B) Maior de trinta e cinco anos de idade.

    C) Estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

    D) Amparado pelo amparado pelo Decreto-Lei n° 1.044, de 21 de outubro de 1969.

    E) Que tenha prole.

Ainda com relação a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

    A) A gestão se incumbe de ações que poderão materializar os planejamentos pedagógico, administrativo e político que fundamentam o projeto institucional.

    B) Para promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, o planejamento participativo deve considerar as concepções técnico-científica e democrático-participativa de gestão.

    C) Considerar os princípios de construção do projeto político-pedagógico em todas as suas amplitudes significa promover a gestão participativa e, consequentemente, voltar-se à imprescindibilidade da individualidade e da arbitrariedade.

    D) A gestão participativa envolve o empreendimento humano com recursos físicos, materiais, financeiros e humanos na busca do compromisso pedagógico com os interesses individuais e coletivos, assim como os reais e os ideais.

    E) O projeto político-pedagógico será caracterizado como elemento articulador de um modelo de gestão pautado na hierarquia se, em sua elaboração e implementação, forem consideradas as funções estratégica, tática e operacional.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs) é proporcionar ao professor uma visão clara sobre o ensino desta disciplina, bem como seus principais objetivos. Sobre os PCNs de História, é correto afirmar que:

    A) Os conceitos históricos, dependendo das escolhas didáticas como o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas, que definirá a constituição da identidade social do alunado.

    B) Neste documento pedagógico há três conceitos que estarão presentes em todos os anos de escolaridade, fato histórico, sujeito histórico e o tempo histórico.

    C) Na leitura do documento se evidencia a preocupação com um ensino de História que desenvolva um pensamento geral e centralizado.

    D) A proposta dos PCNs é trabalhar com eixos temáticos nos quais o aluno terá uma visão única sobre o passado e o presente.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, assim como o direito de serem respeitados por seus educadores.

II. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes do Brasil o direito de contestar critérios avaliativos, sendo-lhes vedado recorrer às instâncias escolares superiores, exceto quando o recurso for feito mediante uma organização ou entidade estudantil.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. II. Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento. III. As ideias de Ausubel se caracterizam por basearem-se em uma reflexão generalizada e em transferir à aprendizagem escolar conceitos ou princípios explicativos extraídos de outras situações ou contextos de aprendizagem, em vez de tentar somente refletir especificamente sobre a aprendizagem escolar e o ensino. IV. As proposições de Ausubel partem da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos de caráter conceitual, sendo que a sua complexidade depende muito mais das relações que esses conceitos estabelecem em si que do número de conceitos presentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e IV.

São objetivos do orientador educacional, EXCETO:

    A) Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.

    B) Resolver problemas de manutenção, organizar arquivos ou administrar os horários da escola, ele tendo um contato direto com os educadores e os alunos.

    C) Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.

    D) Ajudar o aluno a construir uma visão na qual ele se descubra, se desenvolva e saiba seu lugar no mundo, por meio da afetividade e da relação com os demais.

    E) Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

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