Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de avaliação da aprendizagem na educação infantil busca

  • A. direcionar a construção de conhecimentos previstos no currículo escolar.
  • B. acompanhar e registrar o desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção do acesso para o ensino fundamental.
  • C. comparar o nível de aprendizagem alcançado pelas crianças em sala de aula.
  • D. medir a aprendizagem alcançada pela criança, para a sua promoção escolar.
  • E. identificar as dificuldades de aprendizagem da criança na escola.

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

No cotidiano escolar há um currículo oculto, transmitido sem a plena consciência dos atores sociais, e que pode tornar-se mais impactante na vida dos estudantes do que os conteúdos expressamente ensinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento pedagógico na educação infantil,

  • A. deve ser prevista a oferta de formação continuada aos professores e demais profissionais da escola.
  • B. é necessário reconhecer que o improviso é intrínseco ao trabalho docente, por isso deve ser admitido como método legítimo de ensino.
  • C. professores mais experientes devem analisar o material didático de professores em início de carreira, avaliando se o nível de dificuldade das atividades está adequado para crianças.
  • D. para o professor experiente é suficiente a elaboração de uma lista de atividades pedagógicas, pois ele, diferentemente do novato, está apto a impedir a ocorrência de imprevistos.
  • E. devem-se explicitar objetivos, conteúdos e procedimentos metodológicos, articulando-se as atividades pedagógicas às necessidades sociais das crianças.

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.

Se utilizado em sala de aula, o texto 26A2BBB permite explorar os conceitos de violência e dominação simbólica tal como formulados por Pierre Bourdieu.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito às bases psicológicas e sociológicas da aprendizagem e à globalização do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. As bases sociológicas e psicológicas da aprendizagem ressaltam que a criança demanda atividades que lhe sejam próprias, distintas das dos adultos.
  • B. A globalização dos conhecimentos exigiu que os professores da educação infantil passassem a trabalhar preferencialmente de forma transdisciplinar.
  • C. As bases psicológicas da aprendizagem na educação infantil norteiam apenas o trabalho dos professores, por se tratar de conhecimento alheio à formação dos demais profissionais da escola.
  • D. Apesar da globalização, a escola continua a ser o local exclusivo de acesso ao conhecimento formal.
  • E. Desde o ano passado, a sociologia passou a compor efetivamente as propostas pedagógicas para a educação infantil em todo o Brasil.

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. Para construir uma relação positiva com as crianças, o professor da educação infantil deve ignorar os erros cometidos por elas.
  • B. O diálogo de confiança favorece relações permissivas entre professor e aluno, mas também acentua o conflito entre eles.
  • C. Recomenda-se que o professor da educação infantil trabalhe conteúdos bem simples com as crianças, a fim de evitar que elas se frustrem com eventuais resultados negativos.
  • D. A relação do professor com as crianças é sempre amigável graças à índole inócua delas.
  • E. Essa relação constitui um dos elementos da organização da proposta pedagógica na educação infantil.

Com relação ao processo de ensino aprendizagem na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A abordagem da aprendizagem significativa defende que crianças apresentam características cognitivas e comportamentais inatas, pouco suscetíveis a mudanças.
  • B. A concepção interacionista considera que o sucesso na aprendizagem está condicionado mais ao esforço do aluno que ao empenho do professor.
  • C. Uma das funções da aprendizagem transformadora é estabelecer limites bem definidos para as crianças na escola.
  • D. O ensino deve ser centralizado na afetividade e embasado no pressuposto de que crianças ainda são incapazes de apreender conhecimentos complexos.
  • E. Uma prática pedagógica exitosa requer do professor postura sensível, capacidade de indagar, fundamentação teórica e criatividade.

A partir do texto precedente, é correto afirmar que

  • A. a escola deve ser contextualizada no momento histórico e social presente, o que implica ignorar todo conhecimento cultural produzido anteriormente pela humanidade.
  • B. as funções da escola devem estar explicitadas no PPP e, por isso, não estão diretamente relacionadas a diferentes sistemas de ensino.
  • C. o PPP, ao definir as funções da escola, despreza os conteúdos curriculares e os saberes produzidos no interior da instituição.
  • D. os diferentes sistemas de ensino que apresentam propostas curriculares próprias formam uma trama institucional.
  • E. o currículo reflete as funções da escola quando determina que o que deve ser ensinado independe dos conhecimentos prévios dos educandos.

A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.

  • A. Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.
  • B. O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.
  • C. O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.
  • D. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.
  • E. A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.

  • A. O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar.
  • B. A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações.
  • C. O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta.
  • D. Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura.
  • E. O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...