Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele

  • A. corresponde às disciplinas expressas no histórico escolar dos estudantes.
  • B. está desvinculado da teoria.
  • C. se efetiva na prática pedagógica de sala de aula.
  • D. se refere às práticas que dispensam o planejamento da ação pedagógica.
  • E. se refere aos conteúdos de ensino determinados pelos sistemas educacionais.

A respeito de gestão democrática, assinale a opção correta.

  • A. A gestão democrática é instaurada no ambiente escolar de forma rápida e eficiente, sem limitações e obstáculos.
  • B. Em uma gestão democrática, as discussões são coletivas, mas as decisões são tomadas pelo diretor da escola.
  • C. Nas decisões sobre as questões pedagógicas somente as opiniões dos docentes devem ser levadas em consideração, embora coletivamente.
  • D. A gestão democrática engloba as ações dos responsáveis pela instituição escolar, desde a divisão do trabalho até as tomadas de decisão.
  • E. Para a gestão democrática de uma escola basta a eleição direta do diretor por meio do voto de seus pares.

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. O PPP é um plano global da escola que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar naquela instituição e, por isso, deve ser construído coletivamente.
  • B. As escolas de educação infantil situadas dentro de um mesmo município podem ter o mesmo PPP, porque os conteúdos nelas ensinados são iguais.
  • C. Como a construção do PPP é de responsabilidade dos professores, o processo de elaboração desse documento deve ser coordenado pelos gestores da escola.
  • D. O PPP é um documento que sistematiza de modo definitivo e permanente ações educativas que compõem o planejamento da escola de educação infantil.
  • E. O intuito da construção do PPP é cumprir as regras da burocracia das escolas de educação infantil, com a elaboração de planos e documentos.

No que se refere à elaboração do plano global de médio prazo do processo de planejamento, assinale a opção correta.

  • A. O marco situacional é aquele no qual a escola assume uma proposta político-social e apresenta sua fundamentação.
  • B. O marco operativo é aquele no qual a instituição firma o ideal de sua prática dentro de seu campo de ação.
  • C. Os marcos doutrinal, situacional e referencial são subdivisões do marco operatório.
  • D. O marco referencial corresponde à afirmação da instituição como parte integrante da sociedade.
  • E. A delimitação da atuação da escola em uma realidade complexa corresponde ao marco doutrinal.

Define-se planejamento educacional como

  • A. execução de ações educativas que independem de elaboração teórica.
  • B. apresentação sistematizada e justificada das decisões relativas às ações a serem realizadas.
  • C. diagnóstico da realidade educacional para a identificação das dificuldades existentes e de suas causas.
  • D. processo de racionalização, organização e coordenação da prática docente.
  • E. preenchimento de formulários administrativos de rotina pelo professor.

Assinale a opção correta a respeito da concepção e da função sociocultural da escola.

  • A. Os docentes devem identificar as relações sociais e reforçá-las em sala de aula, demonstrando respeito pela cultura local e atendendo, assim, a uma das funções sociais da escola.
  • B. A escola deve assumir uma posição político-partidária e incentivar a comunidade escolar a concordar com ela, como forma de modificação do contexto social.
  • C. A escola tem como função exclusiva transmitir os conteúdos de aprendizagem de forma correta, por meio da metodologia apropriada para o aprendizado dos estudantes.
  • D. Os professores, a equipe técnica e os funcionários devem discutir coletivamente suas concepções individuais a respeito da função social da escola para que possam trabalhar com os mesmos objetivos.
  • E. A principal função da escola é desenvolver as habilidades individuais, por meio de exercícios e ações de capacitação técnica, para que os indivíduos possam ter um desempenho favorável no mercado de trabalho.

A educação deve ser mediadora de um projeto social. Entre outras instâncias sociais, a escola deve adotar a dialética como metodologia e, por meio da troca de ideias, propor um modelo ideal de sociedade.

Assinale a opção que apresenta a afirmação que resume a concepção de educação exposta no excerto acima.

  • A. A educação promove a harmonia social por meio de projeto realista para a sociedade.
  • B. Cabe à escola impor novas ideias à sociedade.
  • C. A escola deve negar os fatores socioeconômicos e culturais.
  • D. A sociedade pode ser transformada pela educação.
  • E. A educação deve reproduzir o modelo social vigente.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação educação e sociedade — dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica —, assinale a opção correta.

  • A. Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos.
  • B. De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social.
  • C. A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar.
  • D. As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil.
  • E. A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...