Questões de Pedagogia

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Julgue os próximos itens, relativos a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação. Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).

I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.

II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.

III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Para realizar um processo de avaliação autêntica e significativa na educação infantil, que considere as experiências reais de cada criança em particular, o professor deve

  • A. distinguir os momentos de aprendizagem das crianças dos momentos de avaliação da aprendizagem.
  • B. valorizar unicamente os resultados finais alcançados pelas crianças na avaliação da aprendizagem.
  • C. criar e democratizar espaços para participação das crianças e suas famílias.
  • D. utilizar somente instrumentos formais para avaliar a aprendizagem das crianças.
  • E. dar atenção às habilidades e competências que ainda não foram alcançadas pelas crianças.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro Pedagogia universitária: a aula em foco, Veiga, Resende e Fonseca (2007) relatam um estudo sobre a aula universitária como espaço de inovação nos processos de ensinar, aprender e pesquisar.

São características desses processos que poderão contribuir para o entendimento da aula universitária como um espaço possível para a inovação, EXCETO:

  • A. Proporcionar instigação e descobrimento.
  • B. Conferir à pesquisa relevante espaço de mediação entre ensinar e aprender.
  • C. Favorecer a relação pedagógica vertical, possibilitando a homogeneização dos alunos em sala de aula.
  • D. Trabalhar com as diversas tensões que acontecem na relação entre ensinar, pesquisar e aprender na autoatividade do aluno.

Com relação ao cotidiano escolar e sua relação com a sociedade, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve valorizar o saber formal em detrimento de outros letramentos, para ajudar a criança a construir uma identidade cultural de maior aceitação social.
  • B. As escolas de educação infantil localizadas em uma mesma região devem uniformizar suas propostas e ideias pedagógicas, em respeito à comunidade que atendem.
  • C. Os problemas de comportamento das crianças em sala de aula são desvinculados da experiência particular e dos conhecimentos prévios delas.
  • D. Cabe ao professor despertar na criança o desejo de aprender e buscar meios de renovar seu prazer em ensinar.
  • E. Toda prática pedagógica na educação infantil é eminentemente neutra, o que facilita a interação entre os participantes da escola.

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

  • A. O Brasil chega ao final do século XX sem resolver o problema da universalização do ensino fundamental, com a consequente erradicação do analfabetismo.
  • B. Somente a partir do Primeiro Império, com o Ato Adicional à Constituição do Império, promulgado em 12 de agosto de 1834, o Estado passou a cumprir integralmente com o financiamento das escolas primárias, retirando essa atribuição das Províncias.
  • C. Para além de se constituir em determinado tipo de direito, o direito social, a educação caracteriza-se como condição necessária, embora insuficiente, para o exercício de todos os direitos – sejam eles civis, políticos, sociais, econômicos ou de qualquer outra natureza.
  • D. A Constituição Brasileira de 1988 determina, entre outros, a autonomia universitária; permanece com os princípios da universalidade da educação; gratuidade e obrigatoriedade do ensino fundamental; liberdade de ensino; e retoma a vinculação orçamentária, aumentando os percentuais que passam para 18%, no caso da União, e para 25% nos casos dos estados, Distrito Federal e municípios.

O uso de multimídia educativa na educação infantil

  • A. deve ser evitado, por ser pouco eficaz para a aprendizagem de conteúdos para crianças dessa faixa etária.
  • B. é inadequado, pois as crianças não têm maturidade para manipular novas tecnologias.
  • C. contribui para a formação leitora das crianças.
  • D. deve ser evitado, porque dispersa a atenção das crianças.
  • E. depende de autorização das famílias das crianças.

Na educação infantil, a metodologia de projetos contribui para

  • A. a escola pública estabelecer parcerias com programas de organização não governamental de natureza social.
  • B. as famílias definirem o que a escola deve ensinar a seus filhos.
  • C. os participantes da comunidade escolar aprenderem uns com os outros, de modo que a escola se torne uma instituição aberta.
  • D. alterar a função do professor, que se transforma em aplicador das atividades para as crianças.
  • E. o gestor decidir, por si só, como será o projeto a ser desenvolvido na escola.

Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.

A partir do texto “Manual do cara-de-pau”, podemos afirmar.

  • A. O texto não critica os discursos ‘empolados’, em termos de palavras rebuscadas, e vazios.
  • B. O texto faz uso denotativo das palavras, pois o objetivo do livro parece ser querer ensinar como falar difícil e, consequentemente, subir na vida.
  • C. O texto faz uso de uma linguagem denotativa e valoriza o uso da erudição como forma de poder.
  • D. O texto afirma que ‘falar difícil’ é a erudição adequada e por isso muitos políticos, executivos, doutores, bacharéis, artistas, críticos, ensaístas e professores devem subir na vida.
  • E. O texto caricatura a falsa erudição, o uso inadequado de vocabulário especializado e da linguagem como forma de poder.
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