Questões de Pedagogia

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Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.

  • A. O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.
  • B. É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.
  • C. O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.
  • D. A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
  • E. O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto precedente, assinale a opção correta, acerca das teorias crítico-reprodutivistas.

  • A. Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
  • B. Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.
  • C. A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
  • D. O termo violência simbólica relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
  • E. Os autores que defendem a teoria da escola dualista se empenham em mostrar que a escola, embora pareça unitária e unificadora, é dividida em duas grandes redes, a rede pública e a rede privada.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela

  • A. pedagogia crítico-social dos conteúdos.
  • B. tendência pedagógica renovada não diretiva.
  • C. tendência pedagógica renovada progressivista.
  • D. pedagogia tradicional.
  • E. pedagogia tecnicista.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. As relações pessoais estabelecidas entre o educador e a turma relacionam-se ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino de ciências em sala de aula, comumente se recorre à utilização de modelos, que podem ser construídos em forma de desenhos, gráficos ou outros recursos que facilitem o entendimento de diferentes processos. Acerca da utilização de modelos nas aulas de ciências, assinale a opção correta.

  • A. Em sala de aula, a utilização de mais de um modelo de representação para uma mesma entidade é considerado inadequado, pois confunde o aluno e dificulta seu entendimento acerca do assunto.
  • B. Modelos, até mesmo os estabelecidos e aceitos pela comunidade científica, são representações parciais da realidade, e o professor deve esclarecer isso aos alunos.
  • C. Modelos que não tenham semelhança visual com o objeto modelado não possuem função prática para a educação.
  • D. A construção de modelos com finalidades didáticas deve ser feita por cientistas e profundos conhecedores das teorias.
  • E. O professor deve evitar o emprego do modo gestual de representação, que faz uso do corpo humano, para expressar modelos em sala de aula.

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A revolução informacional intensificou o processo de comunicação mundial e a globalização de atividades. Isso constitui um desafio para o ensino de ciências, tendo em vista a necessidade de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a educação pública deve promover a

  • A. preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional.
  • B. priorização de disciplinas matemáticas em contraposição às que promovam a formação cultural.
  • C. criação de ambientes virtuais de aprendizagem, que prescindem de mediação pedagógica.
  • D. substituição do ensino das línguas nativas pelas linguagens de programação computacional.
  • E. educação para a especialização, mediante tarefas restritas e individualizadas.

Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. O currículo formal é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e que corresponde ao que os professores efetivamente ensinam em sala de aula.
  • B. O currículo não deve refletir as exigências econômicas da sociedade, uma vez que são fundamentalmente opostas aos objetivos da educação.
  • C. O currículo deve favorecer o alcance uniforme de competências pelos alunos, para garantir-lhes a perfeita adequação ao mercado de trabalho.
  • D. A aprendizagem não formal de conceitos científicos, como aquela resultante das relações vividas na comunidade, deve ser secundária à aprendizagem formal, estabelecida no documento curricular da escola.
  • E. A proposta curricular faz parte do projeto pedagógico-curricular, documento que expressa intenções, objetivos e aspirações da escolarização.
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