Questões de Pedagogia

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Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

  • A. A experimentação no ensino adquire caráter investigativo quando a teoria trabalhada apresenta potencial de generalização e previsão.
  • B. A aplicação de experimentos nas aulas de ciências tem por finalidade a comprovação de resultados quantitativos previamente tabelados.
  • C. A experimentação é um método que prescinde de planejamento e que deve ser desenvolvido com base no improviso, pois assim os alunos se sentem mais motivados a realizar atividades que superem suas expectativas.
  • D. Atividades experimentais devem ser preferidas às atividades teóricas porque, nas aulas de ciências, a prática é mais importante que a teoria.
  • E. A experimentação deve ser desenvolvida com base no pressuposto de que o impacto do caráter macroscópico dos fenômenos garante a efetiva aprendizagem das relações microscópicas subjacentes.

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.

  • A. “Vamos fazer uma feira de ciências, que chamaremos de feira interdisciplinar: cada um apresenta seu trabalho e terminamos com uma prova, em que cada um elabora uma questão e a nota vale para todas as disciplinas.”
  • B. “Precisamos um do outro para ampliar os conhecimentos, isso implica coletividade, cooperação e inter-relação das disciplinas, o que exige a realização de um planejamento coletivo.”
  • C. “Não há necessidade de planejarmos juntos, cada um pode abordar o tema individualmente, com os conteúdos próprios de sua disciplina.”
  • D. “Sugiro que procuremos atividades que auxiliem na discussão do tema, que não precisa se referir à disciplina: uma atividade por semana e pronto.”
  • E. “Se planejarmos juntos e todos abordarmos o mesmo tema, descaracterizaremos nossas disciplinas, perderemos o foco e não cumpriremos nossos objetivos nem os conteúdos.”

Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.

Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A mudança na Lei descrita no enunciado permitiu aos professores do ensino infantil

  • A. modificar os procedimentos de avaliação.
  • B. ampliar as oportunidades de qualificação.
  • C. descartar a obrigatoriedade de alfabetizar.
  • D. repensar as estratégias de curricularização.
  • E. alterar a permanência dos alunos na escola.

A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos.
  • B. Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados.
  • C. Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
  • D. Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um.
  • E. O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola.

Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. Projetos interdisciplinares não estão contemplados na legislação educacional vigente.
  • B. Conforme os PCN, na escola inclusiva não é recomendável a implantação de projetos interdisciplinares, em razão de características que são próprias do processo de inclusão.
  • C. De acordo com os princípios dos projetos interdisciplinares, todos os alunos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem têm condições de aprender.
  • D. Devido à imprevisibilidade do desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais, os projetos interdisciplinares são impraticáveis nas escolas inclusivas.
  • E. Projetos interdisciplinares não podem ser implementados em escolas que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, pois eles precisam de atenção especial e individualizada.

Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras ‘gramática’ e ‘língua’. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.

  • A. Falar ou escrever não é apenas uma questão de gramática, de morfologia ou de sintaxe, não é apenas uma questão de executar, certo ou errado, determinados padrões linguísticos. Não é tampouco somente formar frases, nem sequer juntá-las, por mais bem formadas que elas estejam.
  • B. A gramática, constituinte da linguagem, é imprescindível, suficiente para preencher todos os quesitos para a atuação verbal adequada de falar e escrever.
  • C. Falar ou escrever significa usar os recursos da língua de todas as maneiras possíveis, inclusive para seguir as regras padronizadas, tradicionais, se forem adequadas para a situação comunicativa que o falante utilizará e/ou se forem do agrado e do interesse do falante.
  • D. Para falar ou escrever não é necessário saber a classificação de palavras e de funções de palavras, memorizando as regras gramaticais.
  • E. Para falar ou escrever, adequadamente, faz-se necessário debruçar-se sobre um fato linguístico e tentar desvendar seu mecanismo, deduzir o funcionamento da linguagem em seu estreito vínculo com o pensamento e com a interação social.

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa.
  • B. Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • C. A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento.
  • D. Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula.
  • E. A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente.

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor

  • A. incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
  • B. investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
  • C. ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
  • D. empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
  • E. aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.
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