Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.
Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.
I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.
II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.
III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.
Estão corretas as afirmativas:
Com relação à experimentação, assinale a opção correta.
Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.
Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.
Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.
A mudança na Lei descrita no enunciado permitiu aos professores do ensino infantil
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Em relação a projetos interdisciplinares em escolas inclusivas, assinale a opção correta.
Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras gramática e língua. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.
No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...