Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

  • A. identidades, classe social, currículo oculto, diferenças e avaliação.
  • B. identidades, diferenças, alteridades, gênero e multiculturalismo.
  • C. conteúdos, identidades, planejamento de ensino, avaliação e multiculturalismo.
  • D. classe social, identidades, avaliação, planejamento e avaliação da aprendizagem.
  • E. conteúdos, avaliação da aprendizagem, planejamento de ensino, classe social e identidades.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. A escola de ensino médio deve legitimar as práticas letradas locais que contemplem a diversidade linguística e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve

  • A. manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados.
  • B. separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados.
  • C. exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma.
  • D. buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender.
  • E. empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma.

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. O professor deve evitar envolver-se afetivamente com os alunos, para que estes efetivamente exerçam a autonomia no processo de aprendizagem.
  • B. Quanto mais os alunos se comportem e pensem como o professor, mais positivo e harmônico será o relacionamento entre eles em sala de aula.
  • C. O professor que valoriza os erros do aluno para corrigi-los em uma próxima ocasião adota uma prática pedagógica progressista, que aproxima o aluno e o professor.
  • D. Atividades pedagógicas voltadas para as habilidades de classificação, comparação ou dedução são incapazes de despertar interesse no estudante do ensino fundamental.
  • E. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a relação entre professor e aluno torna-se positiva à medida que este se reconhece como independente daquele para a construção do conhecimento.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela

  • A. assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento.
  • B. contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa.
  • C. integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento.
  • D. seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc.
  • E. disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.

  • A. O professor que adota o método de alfabetização freireano centraliza as estratégias de ensino na utilização do livro didático.
  • B. Na perspectiva construtivista, a alfabetização deve enfatizar, inicialmente, os sons das letras e das sílabas.
  • C. A alfabetização concretiza-se quando o indivíduo alcança o domínio da tecnologia da escrita.
  • D. De acordo com a psicogênese da língua escrita, o atingimento da escrita a nível silábico é suficiente para que uma criança seja considerada alfabetizada.
  • E. O letramento constitui uma metodologia que privilegia o ensino de sílabas e palavras na alfabetização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...