Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da Gestão Democrática e da participação social nos processos educativos, uma proposta de Currículo Nacional deve
Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Em sala de aula, deve-se impor a explicação científica dos fenômenos naturais como a correta, em detrimento do senso comum, de modo a levar os estudantes a incorporarem o saber científico em suas condutas e convicções pessoais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. Indisciplina é a transgressão a dois tipos de regras: as morais, que valem para qualquer pessoa em qualquer lugar; e as convencionais, que são definidas por um grupo e específicas para determinado local, como, por exemplo, as escolas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.
Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:
Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. A escolha de modalidades didáticas para o ensino de ciências depende do conteúdo e dos objetivos selecionados, da classe a que se destina, do tempo e dos recursos disponíveis, bem como dos valores e convicções do professor.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. O monitor de gestão educacional deve ser inflexível no cumprimento das regras estabelecidas pela escola.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.
COLUNA I
1. Projetos de intervenção
2. Projetos de pesquisa
3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
4. Projetos de ensino
5. Projetos de trabalho
COLUNA II
( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou produtos.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.
( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.
( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. Usar filmes de ficção científica em sala de aula é um recurso de ensino para a aprendizagem que deve ser evitado, pois poderão ocorrer, nesses filmes, distorções sobre assuntos científicos importantes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. Todos da instituição escolar devem participar da elaboração do acordo ou código de conduta, o qual deve conter todas as obrigações dos alunos e o que se espera do aluno ideal.
Em relação ao ensino de ciências, julgue os itens a seguir. No ensino de ciências, deve-se evitar a realização de atividades experimentais que requeiram manipulação de substâncias tóxicas fora do laboratório, mesmo os mais simples experimentos, devido aos riscos advindos do manejo dessas substâncias sem o devido controle de segurança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...