Questões de Pedagogia

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Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Trazer notícias de descobertas científicas veiculadas na mídia para debate em sala de aula constitui uma estratégia de ensino que auxilia o aluno a compreender a lógica e a linguagem das ciências, bem como o caráter dinâmico do conhecimento científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

  • A. priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.
  • B. delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.
  • C. proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.
  • D. valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.
  • E. disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.

I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.

II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas.

III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência.

IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.

Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:

  • A. Para a instituição, o seu princípio e sua referência normativa e valorativa são a sociedade.
  • B. Na universidade, enquanto instituição social, a marca essencial da docência deve ser a formação.
  • C. A universidade, além da vocação republicana, tornou-se também uma instituição social indissociável da ideia de democracia e de democratização do saber, a partir do século XX.
  • D. A permanência de uma instituição social necessita muito mais de sua capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças aceleradas da superfície do “meio ambiente” e muito pouco de sua estrutura interna.

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Visando-se uma aprendizagem significativa na EJA, os conteúdos e métodos de ensino de ciências deverão priorizar a capacidade de memorização dos estudantes, que é superior à das crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a

  • A. definição dos objetivos que se pretende alcançar.
  • B. identificação do perfil da turma.
  • C. seleção do conteúdo.
  • D. definição dos critérios de avaliação.
  • E. definição dos procedimentos e dos recursos a serem empregados.

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

 Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

  • A. A escola pode estabelecer como condição para a matrícula testes de seleção para avaliar o nível de proficiência dos estudantes, selecionando aqueles com nível de proficiência Adequado.
  • B. Solicitar do secretário de educação a instituição de uma política de pagamento por bônus de desempenho para os profissionais da escola, conforme o número de alunos que estejam nos níveis Adequado e Avançado.
  • C. Convocar uma reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes e solicitar que cada um faça uma contribuição financeira para que a escola possa adquirir equipamentos tecnológicos, considerando que as tecnologias digitais têm grande influência na aprendizagem dos estudantes.
  • D. A escola pode propor atividades apropriadas para seus alunos conforme os níveis de proficiência, ou seja, para os que estão no nível Abaixo do Básico, atividades para a aprendizagem dos conteúdos; para os que estão no nível Básico, atividades de reforço; para os que estão no nível Adequado, oportunidades de aprofundamento; e para os que estão no nível Avançado, desafios, como a participação nas olimpíadas do conhecimento.

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. O ensino de ciências deverá contribuir para a promoção e a ampliação das interpretações sobre aspectos individuais e coletivos que condicionam a saúde e a reprodução humanas e sobre as transformações dos ecossistemas no planeta como um todo e, particularmente, na localidade onde se vive.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
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