Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Para auxiliar a organização do trabalho pedagógico, realiza-se preliminarmente uma avaliação
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. No programa de prevenção ao uso de drogas, um dos objetivos do diagnóstico é identificar os alunos em risco de se tornarem usuários de drogas e separá-los uns dos outros, para evitar influências negativas.
Segundo Fleury (2002) a liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. Levando em consideração o conceito acima, é correto afirmar que os principais desafios da liderança são:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.
O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos ao desenvolvimento psicossocial e à qualidade de vida do adolescente. O desenvolvimento psicossocial do adolescente está relacionado ao desenvolvimento do comportamento mental e físico dentro da sociedade.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2017
Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.
Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.
I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.
II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.
III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.
Estão corretas as afirmativas:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Para Piaget, as ações das crianças sobre os objetos e as interações com outras pessoas são de importância fundamental na construção do conhecimento. Assim, a teoria desenvolvida por Piaget caracteriza-se como
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os próximos itens, relativos ao desenvolvimento psicossocial e à qualidade de vida do adolescente. O termo crise tem um sentido dramático, uma vez que está presente em todas as idades.
As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:
I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;
II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;
III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Um reforço utilizado para condicionar o indivíduo a não efetivar determinada ação é considerado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...