Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para auxiliar a organização do trabalho pedagógico, realiza-se preliminarmente uma avaliação

  • A. quantitativa.
  • B. somativa.
  • C. formativa.
  • D. diagnóstica.
  • E. classificatória.

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. No programa de prevenção ao uso de drogas, um dos objetivos do diagnóstico é identificar os alunos em risco de se tornarem usuários de drogas e separá-los uns dos outros, para evitar influências negativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Fleury (2002) a liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou líderes, seus liderados, um fato e um momento social. Levando em consideração o conceito acima, é correto afirmar que os principais desafios da liderança são:

  • A. motivação, inspiração, sensibilização e comunicação.
  • B. conhecimento, profissionalismo, amizade e relacionamento
  • C. emoções, rotinas, corporativismo e respeito.
  • D. personalismo, protecionismo, poder e preconceitos.

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista

  • A. Skinner.
  • B. Freud.
  • C. Rogers.
  • D. Piaget.
  • E. Vigotsky.

Julgue os próximos itens, relativos ao desenvolvimento psicossocial e à qualidade de vida do adolescente. O desenvolvimento psicossocial do adolescente está relacionado ao desenvolvimento do comportamento — mental e físico — dentro da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Para Piaget, as ações das crianças sobre os objetos e as interações com outras pessoas são de importância fundamental na construção do conhecimento. Assim, a teoria desenvolvida por Piaget caracteriza-se como

  • A. empirista.
  • B. humanista.
  • C. interacionista.
  • D. gestaltista
  • E. comportamental.

Julgue os próximos itens, relativos ao desenvolvimento psicossocial e à qualidade de vida do adolescente. O termo crise tem um sentido dramático, uma vez que está presente em todas as idades.

  • C. Certo
  • E. Errado

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe – noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Um reforço utilizado para condicionar o indivíduo a não efetivar determinada ação é considerado

  • A. padrão.
  • B. estático.
  • C. negativo.
  • D. positivo.
  • E. neutro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...