Questões de Pedagogia

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Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,

I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.

II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.

III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

  • A. As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum.
  • B. O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas.
  • C. Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD.
  • D. O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.
  • E. As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que

  • A. cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos.
  • B. o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação.
  • C. todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas.
  • D. a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária.
  • E. a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.

Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Está organizado em três volumes.

II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.

III. Discute os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.

IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças.

verifica-se que estão corretas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Assinale a opção que corresponde ao transtorno que acomete o indivíduo habitualmente entre sete e vinte quatro meses de idade e é caracterizado por um desenvolvimento inicial, aparentemente normal, seguido da perda parcial ou completa de linguagem, da marcha e das habilidades com o uso das mãos, associado a um atraso no desenvolvimento craniano.

  • A. transtorno desintegrativo da infância
  • B. transtorno de Aspeger
  • C. autismo atípico
  • D. transtorno autista
  • E. transtorno de Rett

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No depoimento, a professora enfatiza um importante aspecto da Profissão Docente, relacionado à

  • A. luta pela valorização salarial.
  • B. importância da formação inicial.
  • C. busca pela formação continuada.
  • D. singularidade da atuação feminina.
  • E. utilização das tecnologias de informação e comunicação no trabalho.

Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar novas interações.

III. As crianças se desenvolvem em situações de interação social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias e soluções são elementos indispensáveis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM – VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

  • A. comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
  • B. duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • C. potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
  • D. incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
  • E. comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.
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