Questões de Pedagogia

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Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve

  • A. estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns.
  • B. utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.
  • C. manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado.
  • D. identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular.
  • E. estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Considerando esse relato como reflexo da experiência escolar de deficientes visuais, assinale a opção correta a respeito da comunicação entre o professor e o aluno com deficiência visual (baixa visão, cegueira congênita ou adquirida).

  • A. O aluno com cegueira congênita tem comprometimento da noção espacial, por isso é inadequado o professor empregar expressões de direção, como direita e esquerda, para se comunicar com esse aluno.
  • B. A afirmação de que o cego congênito tem dificuldade para entender símbolos e conceitos abstratos relaciona-se à experiência pessoal do autor do depoimento, pois são raras as queixas nesse aspecto.
  • C. Na transmissão de informações aos alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar verbos associados à percepção sonora (ouçam, percebam) em lugar de verbos cujo significado remeta à percepção visual (vejam, olhem).
  • D. Ao falar com o aluno deficiente visual, em especial com os que têm cegueira congênita ou adquirida, o professor deve explicar e descrever cenas, imagens e situações cujo entendimento dependa de visualização.
  • E. É inadequado mencionar as cores para alunos com cegueira congênita, mesmo que associadas a elementos da natureza, aromas ou outras simbologias.

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. O desenvolvimento e a seleção de atividades relacionadas ao perfil do estudante com deficiências múltiplas não exigem o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, por serem responsabilidades dos profissionais da educação.
  • B. As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, além de auxiliarem na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
  • C. As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações dos estudantes com deficiências múltiplas são atribuições exclusivas dos pedagogos.
  • D. As atividades prescritas pelos profissionais da saúde devem ser priorizadas em relação às atividades pedagógicas planejadas pelos demais membros da equipe multidisciplinar.
  • E. São atribuições exclusivas dos profissionais da educação a identificação das necessidades educacionais dos estudantes e a definição dos recursos necessários à sua inclusão.

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A. As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade.
  • B. Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações.
  • C. Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular.
  • D. É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos.
  • E. O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos.

O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. Alguns recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de apoio, são bastante utilizados em sala de aula, apesar de provocarem mais fadiga visual que recursos não ópticos.
  • B. A escolha dos recursos ópticos é feita por oftalmologistas, sem a participação de psicopedagogos, por demandar conhecimentos estritamente clínicos.
  • C. As lentes esferoprismáticas e monofocais são recursos ópticos que otimizam o potencial da visão de longo alcance e são adequados à leitura de livros e mapas.
  • D. Os alunos com baixa visão devem ser orientados a se sentar próximo a janelas e portas, pois a iluminação natural proporciona melhores condições para a leitura dos textos.
  • E. O material didático a ser utilizado em sala de aula deve ter cores neutras e pouco contrastantes, para não interferir na funcionalidade e adaptação de recursos ópticos.

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem

  • A. exigir do deficiente múltiplo o máximo de eficiência na execução das atividades.
  • B. ser planejadas com o objetivo de promover experiências de sucesso.
  • C. ser executadas em ritmo acelerado, para que o deficiente múltiplo consiga se desenvolver mais rapidamente.
  • D. ter como meta a manutenção do nível de comprometimento da pessoa com deficiência múltipla.
  • E. condicionar-se às deficiências diagnosticadas, que balizam o planejamento das atividades.

Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. F, V, V, V

No que se refere às dimensões sensoriais, físicas e psíquicas a serem consideradas no AEE para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. No planejamento da avaliação de aprendizagem, os aspectos que acarretam atraso na capacidade adaptativa são mais relevantes que aqueles relacionados ao desenvolvimento global do deficiente múltiplo.
  • B. A efetividade do AEE depende do funcionamento global do deficiente múltiplo; nesse sentido, estudantes com deficiência sensoriais e físicas apresentam maior déficit de aprendizagem que alunos com deficiência mental grave.
  • C. As atividades psicopedagógicas a serem aplicadas aos estudantes com deficiências físicas ou sensoriais devem prever a existência de deficiências socioafetivas ou psíquicas concomitantes.
  • D. Os estudantes com deficiências múltiplas socioafetivas ou psicomotoras tendem a ter menor desempenho em atividades avaliativas quando comparados aos que possuem deficiências sensoriais.
  • E. Na adequação curricular, as atividades propostas devem ser individualizadas em virtude do nível de comprometimento funcional de cada estudante e devido a outras peculiaridades de seu desenvolvimento.
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