Questões de Pedagogia

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Em relação às reuniões pedagógicas, avalie a organização delas nas seguintes instituições:

I. Na escola X as reuniões pedagógicas ocorrem periodicamente e sempre por área, a fim de que o trabalho fique mais articulado. O grupo tem consciência de que deve-se evitar a fragmentação.

II. A escola Y, a fim de garantir o vigor das reuniões e qualificar o trabalho coletivo, sistematiza as reflexões manifestadas através do registro. O grupo tem consciência de que na ausência do registro não se avança, volta-se sempre às mesmas questões.

III. A escola W sempre organiza as reuniões de forma que em uma semana a responsabilidade é da direção, em outra da supervisão, em outra dos professores, etc. O grupo tem consciência da importância de buscar textos para a reunião e dinâmicas diversificadas, independente de qualquer vínculo com a caminhada que o coletivo vem fazendo.

A respeito das reuniões pedagógicas, assinale a opção CORRETA:

  • A. Somente a escola W procede corretamente.
  • B. Todas as escolas procedem corretamente.
  • C. Apenas a escola Y procede corretamente.
  • D. Somente a escola X procede equivocadamente.
  • E. Nenhuma das escolas procede adequadamente.

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.

  • A. O problema da separação entre cuidado e educação na educação infantil é uma decorrência da tentativa de consolidação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter pedagógico, o que deve ser defendido por todo educador de crianças pequenas.
  • B. O desenvolvimento de propostas pedagógicas e curriculares como ações prioritárias a serem implementadas na educação infantil aponta como preocupação especial a promoção da função educativa da creche (crianças de zero a quatro anos), segmento que tem se caracterizado por um atendimento predominantemente assistencial, deficitário no aspecto pedagógico. Torna-se fundamental compreender que imprimir um caráter educacional ou pedagógico é fazer inovação na educação infantil.
  • C. A vinculação da educação infantil ao sistema de ensino reforça a visão escolarizada nesta área, pois são comuns as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de conteúdos. Nessa faixa etária as crianças necessitam de cuidados que devem se sobrepor a função de repasse de conteúdos escolares.
  • D. Advogar pela introdução do pedagógico na educação infantil como solução, no sentido de superar o caráter discriminatório, pejorativo e moralizador de muitas das iniciativas classificadas como “assistenciais”, supõe uma interpretação limitada e unívoca do que se toma como “pedagógico”, impossibilitando que outras vozes e outros entendimentos da questão possam vir à discussão. A transformação do espaço da educação infantil em “escola” é causada pela falta de compreensão adequada do que é “ser criança”, o que compromete a necessária articulação cuidar-educar neste atendimento.
  • E. É necessário reconhecer e consolidar a dicotomia função assistencial X função educacional da educação infantil, enfatizando o caráter de regulação social das chamadas “práticas pedagógicas” e seu caráter ativo na produção dos sujeitos infantis.

Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino, quanto no interior de nossas escolas. Esse modelo de planejamento burocratizado se sustenta

  • A. na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental e técnico do planejamento.
  • B. na gestão democrática da educação que implica no planejamento participativo e no fortalecimento dos processos mais que dos produtos.
  • C. no conhecimento técnico-político dos procedimentos de organização e em práticas participativas para aprovação do plano proposto.
  • D. na concepção neoliberal da educação e da escola que zela pela construção da liberdade profissional e autonomia institucional.
  • E. na perspectiva da função de mediador e articulador do trabalho coletivo na educação, em seus diferentes níveis, empoderando os agentes.

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da importância da intervenção didático-pedagógica do professor no processo de aprendizagem da lecto-escrita, destacam-se os pressupostos da psicogênese da língua escrita. Identifique a formulação que se refere a essa perspectiva.

  • A. Ler é, antes de tudo, dominar a técnica de leitura e escrita. Primeiro aprende-se identificar letras, sílabas e palavras, para em seguida conseguir decifrar frases e textos pequenos e simples. Só depois deste processo é que se tem contato com textos e com a linguagem utilizada cotidianamente.
  • B. A ênfase deve se dada aos aspectos gráficos e psicomotores como requisitos para prontidão da alfabetização, isto é, bom traçado, boa coordenação motora e boa discriminação visual e auditiva. O aluno aprende a língua memorizando, repetindo e associando informações sobre as letras, silabas e sons, dadas pelo professor.
  • C. Ensina-se a ler e a escrever a partir da apresentação de unidades menores, em uma progressão que pretende ir do mais simples para o mais complexo, numa sequência fixa estabelecida pelo professor ou pelo livro didático, privilegiando o processo de decodificação. Dessa forma, o método deve focalizar aspectos essenciais no processo de alfabetização que são a relação entre grafemas (letras) e fonemas (sons) e a identificação e descriminação de diferentes sons (consciência fonológica). Segue-se a seguinte lógica: primeiro se ensinam os nomes e as formas das letras isoladamente, na sequência alfabética e também salteada, liga as consoantes às vogais, para depois trabalhar com as sílabas e, em seguida, com as palavras, frases, para, finalmente, chegar a textos inteiros.
  • D. Ao alfabetizar o professor deve fundamentar-se na seguinte lógica: as sentenças são as partes de um todo maior, mais interessante e significativo. Inicialmente, apresentam-se, gradativamente, partes de uma história completa que os alfabetizandos irão memorizar. O professor conta uma história e faz com eles escute-a, teçam comentários e fixem a ordem em que acontecem os fatos. Em seguida, lê o texto e os alfabetizando repetem. Posteriormente, faz-se o reconhecimento das frases dentro e fora de ordem. A seguir, acontece a decomposição do texto em frases, depois em palavras, em sílabas e finalmente em letras ou sons.
  • E. A criança constroi sistemas de representação para compreensão do mundo em que vive e, à medida que a escrita é um objeto cultural produzido historicamente pela humanidade e presente nas situações do seu cotidiano, a criança elabora e desenvolve esquemas cognitivos para compreendê-lo. Este processo de apropriação inicia-se antes da entrada à escola, na relação da criança com a língua escrita. A função da escrita é apreendida nestas relações de interações em suas múltiplas possibilidades.

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Na elaboração do currículo escolar, deve-se priorizar os conteúdos de ensino no intuito de atender às necessidades de formação dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada teórico ao texto indicativo de suas contribuições. Assinale a alternativa com a associação correta.

  • A. 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 4, 2, 5, 1, 3.
  • C. 4, 3, 5, 1, 2.
  • D. 5, 2, 4, 1, 3.
  • E. 4, 1, 5, 2, 3.

A respeito do currículo da escola, julgue os itens subsecutivos. Entre as várias formas de organização do currículo, o currículo articulado é aquele cuja organização pretende exercer controle sobre a prática do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência as teorias de aprendizagem anteriores ao século XX que influenciam práticas escolares, enumere a segunda e a terceira colunas pela primeira, associando cada concepção do processo de aprendizagem ao respectivo trecho explicativo, assim como a estudiosos de referência. Em seguida, identifique a alternativa com todas as associações corretas, tanto da segunda como da terceira colunas.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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