Questões de Pedagogia

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A dinâmica do trabalho do professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas. Para que se construa um ambiente de confiança, cooperação e autonomia, as formas de agir dos professores precisam estar pautadas por firmeza, segurança e uma relação afetiva forte com as crianças. A respeito dessa dinâmica de trabalho, seguem algumas formulações. Reconheça se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa que contem a resposta correta, observando a sequência.

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F, F.
  • C. F, V, V, F, F.
  • D. F, V, V, V, F.
  • E. V, V, V, F, V.

A Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve possibilitar às crianças:

  • A. Desenvolver as capacidades de utilizar a fala e a escuta, de forma cada vez mais competente
  • B. Ampliar gradativamente seu repertório de brincadeiras e jogos que constituem patrimônio cultural da humanidade.
  • C. Desenvolver a capacidade de compreender o sentido dos diversos textos orais a que tem acesso.
  • D. Ampliar a capacidade de expressar seus desejos, sentimentos e ideias por meio da linguagem oral.

O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória.

Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela

  • A. impressão não mediada de materiais, pela retenção das experiências reais como a base dos traços mnemônicos (de memória).
  • B. falta de percepção da realidade que circunda a vida das pessoas do campo, pois a elas falta os estímulos da natureza: são pessoas isoladas que não convivem com outras pessoas de um grupo.
  • C. inexistência de desafios que façam desenvolver a capacidade de pensar sobre as ações executadas no seu dia a dia.
  • D. influência da cultura letrada nos grupos com menor capacidade de raciocínio lógico e apreensão de conhecimentos.
  • E. diferença de capacidade intelectual que impossibilita a elaboração de conhecimentos complexos.

Compreendendo que é crucial o contexto de vida das crianças com quem trabalhamos para o processo de construção de um currículo, atentamos aos fatores sociais e culturais que as influenciam na construção de conhecimentos. Explicitando a grande diversidade sociocultural existente na escola, elencamos, nas alternativas, exemplos que retratam o contexto de vida de crianças alvo de uma pesquisa. Entretanto, uma das alternativas NÃO é coerente com essa discussão. Identifique-a.

  • A. As condições de moradia, por exemplo, variavam muito. O tipo de construção da maioria era de alvenaria, mas algumas viviam em casa empestada, outros em casa própria ou alugada. A diversidade é marcante, ainda, em termos do número de cômodos, dos serviços que dispõe (como luz, gás, água encanada e telefone).
  • B. O nível de escolaridade dos pais foi também bastante diversificado, pois havia os que possuíam o antigo primário completo ou incompleto, assim como os que concluíram o ensino fundamental, o ensino médio ou o ensino superior.
  • C. Quanto à profissão dos pais, observou-se também grande variação: dentre os pais havia profissionais liberais (economista, professor etc.), trabalhadores manuais (metalúrgico, eletricista) e os que atuavam em serviços (de escritório cozinha motorista, segurança); dentre as mães havia também profissionais liberais, trabalhadoras manuais, outras que atuavam em serviços ou trabalhavam apenas em casa.
  • D. A constituição familiar revelou, igualmente, a heterogeneidade de vida e dos contextos em que as crianças estavam inseridas: na maioria dos casos a criança vivia simultaneamente com seu pai e mão; em certas situações apenas com a mãe e às vezes havia outros parentes, tais como avós paternos ou maternos, algum tio.
  • E. O panorama da diversidade é muito importante, pois dele se pode concluir que as crianças têm modos iguais de inserção e compreensão do mundo físico e social que as rodeia. Considerando-se, ainda, que a construção de conhecimentos a respeitos dos outros, de si mesmo e da realidade social é raramente determinada pelas ações e interações significativas da vida cotidiana.

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

  • A. este é baseado em culturas superiores, mas também nas culturas inferiores de determinados povos primitivos que não permite a unificação de um processo cultural de uma nação.
  • B. desrespeitarmos a visão particular de mundo que tenha ou esteja tendo o povo, pois isso se constitui numa espécie de “invasão cultural”, ainda que feita com a melhor das intenções.
  • C. os conteúdos ensinados nas escolas indígenas não forem referenciados na cultura ocidental.
  • D. as crenças, os rituais e demais saberes dos indígenas não estiverem compatibilizados com os conhecimentos escolares ensinados nas redes do ensino público.
  • E. não valorizarmos o trabalho que busca criar um processo unificado de formação dos educadores do campo.

Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:

I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.

II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.

III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.

IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. II e IV.

As reações posturais que uma criança adota diante de sentimentos como ansiedade, angustia, agressividade e muitas outras emoções denominadas negativas podem se manter nesse padrão ou até evoluir caso as experiências vividas a partir dessas manifestações sofram bloqueios. Torna-se vidente e que o conhecimento do corpo é fundamental como instrumento de auxílio à aprendizagem. A esse respeito segue uma formulação com lacunas para que você as preencha completando corretamente e seu sentido. Em seguida, identifique a alternativa com a correta sequência de palavras.

  • A. esquema corporal; estudos; experiências; movimentos; condutas; comportamentos.
  • B. esquema motriz; movimentos, condutas; corpo; comportamentos; experiências.
  • C. desenvolvimento; comportamentos, experiências; corpo; movimentos; condutas.
  • D. esquema corporal; comportamentos, condutas; corpo; movimentos; experiências.
  • E. esquema físico; comportamentos, condutas; mente; instintos; experiências.

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora

  • A. parte do mais simples para o mais distante, na direção do mais complexo, e do concreto para o abstrato.
  • B. deve se basear em simples narração de uma realidade neutra, adquirida pela codificação da linguagem materna.
  • C. exige a criação de grupos de estudos que apresentem uma constante rotina de leitura para não levar à doutrinação de ideias.
  • D. procura trabalhar com conceitos científicos que possam preparar o indivíduo para adquirir sua cidadania.
  • E. ajuda na compreensão crítica da mudança e na instauração de um novo pensamento-linguagem.

Em destaque segue um trecho que fundamenta, sob um enfoque epistemológico, a discussão de uma temática que evidenciou considerável mudança paradigmática no âmbito da produção e socialização do conhecimento no campo educativo. Identifique essa temática na lista de alternativas.

  • A. Parâmetros curriculares.
  • B. Opções metodológicas.
  • C. Fragmentação das Ciências.
  • D. Interdisciplinaridade.
  • E. Ética e currículo.

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional

  • A. não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação.
  • B. exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica.
  • C. necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício.
  • D. não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas.
  • E. precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos.
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