Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A dinâmica do trabalho do professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas. Para que se construa um ambiente de confiança, cooperação e autonomia, as formas de agir dos professores precisam estar pautadas por firmeza, segurança e uma relação afetiva forte com as crianças. A respeito dessa dinâmica de trabalho, seguem algumas formulações. Reconheça se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, marque a alternativa que contem a resposta correta, observando a sequência.
A Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve possibilitar às crianças:
O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória.
Segundo Vygotsky, uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela
Compreendendo que é crucial o contexto de vida das crianças com quem trabalhamos para o processo de construção de um currículo, atentamos aos fatores sociais e culturais que as influenciam na construção de conhecimentos. Explicitando a grande diversidade sociocultural existente na escola, elencamos, nas alternativas, exemplos que retratam o contexto de vida de crianças alvo de uma pesquisa. Entretanto, uma das alternativas NÃO é coerente com essa discussão. Identifique-a.
Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.
Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,
Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:
I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.
II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.
III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.
IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais o fazem.
Está correto o que se afirma APENAS em
As reações posturais que uma criança adota diante de sentimentos como ansiedade, angustia, agressividade e muitas outras emoções denominadas negativas podem se manter nesse padrão ou até evoluir caso as experiências vividas a partir dessas manifestações sofram bloqueios. Torna-se vidente e que o conhecimento do corpo é fundamental como instrumento de auxílio à aprendizagem. A esse respeito segue uma formulação com lacunas para que você as preencha completando corretamente e seu sentido. Em seguida, identifique a alternativa com a correta sequência de palavras.
Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.
Por isso, o processo de alfabetização libertadora
Em destaque segue um trecho que fundamenta, sob um enfoque epistemológico, a discussão de uma temática que evidenciou considerável mudança paradigmática no âmbito da produção e socialização do conhecimento no campo educativo. Identifique essa temática na lista de alternativas.
Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.
Nessa perspectiva, uma proposta educacional
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...