Questões de Pedagogia

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Para que seja possível por em prática uma proposta pedagógica fundamentada em pressupostos teóricos sólidos de modo a atingir suas metas educativas, algumas diretrizes que orientam a organização do espaço e a exposição dos materiais pedagógicos seguem listadas nas alternativas, EXCETO.

  • A. O trabalho pedagógico se desenvolve no espaço de toda a escola e também fora dela (nos passeios e visitas, por exemplo).
  • B. O espaço da escola deve ser seguro e deve favorecer a ampla circulação das crianças, tanto nas salas de aula, quanto no pátio externo, na sala de refeições, banheiros, etc. é fundamental que as crianças conheçam o espaço e nele se movimentem livre e organizadamente.
  • C. A organização da sala visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização não é estática: novos materiais vão sendo introduzidos ou antigos são rearrumados a fim de melhor atender a esse critério. É importante, também, que as próprias crianças sejam as responsáveis pela manutenção e conservação da sala e de seus materiais.
  • D. Na sala de aula, os materiais pedagógicos precisam estar fora do alcance das crianças, para que o professor não perca o controle da turma e possa ir introduzindo gradativamente esses materiais conforme o conteúdo ministrado. É importantíssimo manter a organização e a disciplina. Por isso os materiais devem ficar dispostos em estantes, de preferência fechadas, resguardando assim a necessária autoridade docente.
  • E. O ambiente da sala deve favorecer a mobilidade e iniciativa das crianças, promovendo a realização das atividades de forma coletiva e organizada, e, simultaneamente, possibilitando a exploração e a descoberta.

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são

  • A. sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade.
  • B. sujeitos-objetos da ação cultural daqueles que detêm a capacidade de transmitir o acervo de conhecimento produzido pela ação e história do homem.
  • C. sujeitos que herdam o acervo de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações passadas de forma a adaptarse à realidade em que está inserido.
  • D. indivíduos situados no espaço e no tempo, livres, ainda que submetidos ao peso da cultura e dos valores transmitidos pelas religiões, pela publicidade organizada e pela ideologia.
  • E. pessoas que precisam da instituição escolar, por meio da ação mediadora dos profissionais da educação para seu processo de formação.

Identifique a alternativa que não se refere aos desafios que se colocam para os educadores, considerando as ideias de Vygotsky a respeito dos jogos, brincadeiras e ludicidade infantis.

  • A. É importante compreender necessidades, interesses e potenciais de cada grupo e de cada criança para reconhecer as influências culturais que enriquecem seus repertórios lúdicos.
  • B. A observação de como as crianças brincam e de como se relacionam umas com as outras, com os objetos e com o mundo a sua volta deve ser a base do trabalho do educador.
  • C. A partir das realidades lúdico-culturais o professor pode elaborar, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos, propostas adequadas a cada grupo e a cada criança.
  • D. As necessidades, incentivos e motivos das crianças devem ser levados em conta pelo professor, ao propor atividades lúdicas.
  • E. É importante que o professor perceba que as crianças antes de tudo seguem as regras estabelecidas para o jogo para, na sequência, assumir os papeis brincando de faz de conta.

Considere as alternativas abaixo:

I - O estudo sobre o desenvolvimento humano é bastante recente na história da humanidade. Inicia-se basicamente por volta do final do século XIX e início no século XX. Antes desta data não havia o conceito de infância e, por isso, não existia uma preocupação com a criança, que era tratada como um ‘adulto em miniatura’ em relação ao trabalho, lazer, cuidados, alimentação e vestimenta.

II - Aos sete anos, a criança era introduzida no mundo adulto, provavelmente porque o índice de mortalidade antes desta data era muito alto, em função das precárias condições de saúde e prevenção de doenças. Iniciava-se a aprendizagem do ofício dos pais e as crianças com melhores condições sociais tinham tutores, sendo comum participarem das mesmas atividades dos adultos, como: orgias, enforcamentos públicos, trabalho no campo e a venda de seus produtos nos mercados.

III - Será a partir do século XVII que a Igreja irá intervir, afastando a criança dos assuntos ligados ao sexo, por meio da criação de escolas preocupadas com o ensino da religião, da moral, bem como da leitura, escrita e aritmética.

IV - Estudos mais sistemáticos sobre a infância e a preocupação com a educação formal, irá ocorrer somente no século XIX e início do século XX, educação esta baseada em uma rígida disciplina tanto da família como da escola, com a utilização de várias formas de castigos, tais como: palmatória, ajoelhar no milho, espancamentos e quartos escuros.

Está(ão) correta(s):

  • A. Todas as alternativas estão corretas.
  • B. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa IV está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está incorreta.
  • E. Todas as alternativas estão incorretas.

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

  • A. a orientação que assume um indivíduo que constitui e define, ao mesmo tempo, sua participação no interior de um processo de interação social.
  • B. o processo pelo qual o indivíduo se integra à sociedade, mediante a internalização das normas, valores e ideias predominantes nos coletivos sociais de que participa.
  • C. o conjunto de normas estabelecidas por um conjunto de diferentes grupos socialmente unidos entre si.
  • D. a unidade de comportamento e pensamento comum a todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade ou a grupos sociais específicos.
  • E. o conjunto de relações sociais, do passado e do presente, possíveis de serem observadas e analisadas direta ou indiretamente.

Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II é coerente com a ideia expressa na assertiva I.
  • B. As assertivas I e II são falsas.
  • C. As duas assertivas são verdadeiras.
  • D. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • E. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

Reconheça nas alternativas a que se refere o trecho em destaque.

  • A. O trecho refere-se à utilização de novas tecnologias.
  • B. O trecho se refere à transposição didática.
  • C. O trecho refere-se aos dilemas éticos da profissão.
  • D. O trecho refere-se aos dispositivos de diferenciação.
  • E. O trecho refere-se à progressão das aprendizagens.

A juventude é também chamada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. As principais características do jovem nessa etapa são:

  • A. Estruturas intelectuais, morais e físicas atingem o auge.
  • B. Diminuição das mudanças fisiológicas.
  • C. Estabilização afetiva.
  • D. Ingresso na vida social plena.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,

  • A. reproduzem e perpetuam as desigualdades econômicas e sociais entre os indivíduos posicionados diferencialmente na sociedade, ao longo das gerações.
  • B. se esforçam para que crianças e adolescentes das classes populares deixem de encontrar dificuldades no trato com a linguagem culta empregada no ensino elitista.
  • C. agem para que as crianças de distintas origens sociais deixem de repetir e memorizar, de forma a se apropriarem dos conceitos abstratos transmitidos pela escola.
  • D. contribuem para que crianças e adolescentes das classes subalternas rejeitem suas limitações intelectuais e deixem de naturalizar as diferenças culturais.
  • E. se esforçam para que crianças e adolescentes de meios sociais distintos reconheçam que o “dom” é responsável pelo sucesso ou fracasso escolar.

Tratar da participação da família no projeto político-pedagógico significa explicitar maneiras de a família participar efetivamente da instituição. Em relação à parceria escola-família/comunidade, leia as afirmações a seguir:

I. É necessário assegurar o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantem a gestão democrática.

II. Cabe a instituição considerar e valorizar os saberes da comunidade, possibilitando às crianças a construção do sentimento de pertencimento a uma comunidade próxima que as reconhece e as protege.

III. É fundamental que se tenha em mente que, ao chegar à instituição, as crianças já trazem uma história de vida construída na família, na comunidade em que estão inseridas, mas que a responsabilidade do processo educativo delas é da escola.

IV. Além das trocas de informações entre a instituição e as famílias a respeito dos processos de cuidar e educar as crianças, é fundamental que as famílias compartilhem e discutam suas expectativas, dificuldades e críticas em relação ao trabalho e que participem da construção do projeto político-pedagógico.

De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:

  • A. I, II e IV.
  • B. III e IV.
  • C. I e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. II e IV.
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