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Para que seja possível por em prática uma proposta pedagógica fundamentada em pressupostos teóricos sólidos de modo a atingir suas metas educativas, algumas diretrizes que orientam a organização do espaço e a exposição dos materiais pedagógicos seguem listadas nas alternativas, EXCETO.
Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são
Identifique a alternativa que não se refere aos desafios que se colocam para os educadores, considerando as ideias de Vygotsky a respeito dos jogos, brincadeiras e ludicidade infantis.
Considere as alternativas abaixo:
I - O estudo sobre o desenvolvimento humano é bastante recente na história da humanidade. Inicia-se basicamente por volta do final do século XIX e início no século XX. Antes desta data não havia o conceito de infância e, por isso, não existia uma preocupação com a criança, que era tratada como um adulto em miniatura em relação ao trabalho, lazer, cuidados, alimentação e vestimenta.
II - Aos sete anos, a criança era introduzida no mundo adulto, provavelmente porque o índice de mortalidade antes desta data era muito alto, em função das precárias condições de saúde e prevenção de doenças. Iniciava-se a aprendizagem do ofício dos pais e as crianças com melhores condições sociais tinham tutores, sendo comum participarem das mesmas atividades dos adultos, como: orgias, enforcamentos públicos, trabalho no campo e a venda de seus produtos nos mercados.
III - Será a partir do século XVII que a Igreja irá intervir, afastando a criança dos assuntos ligados ao sexo, por meio da criação de escolas preocupadas com o ensino da religião, da moral, bem como da leitura, escrita e aritmética.
IV - Estudos mais sistemáticos sobre a infância e a preocupação com a educação formal, irá ocorrer somente no século XIX e início do século XX, educação esta baseada em uma rígida disciplina tanto da família como da escola, com a utilização de várias formas de castigos, tais como: palmatória, ajoelhar no milho, espancamentos e quartos escuros.
Está(ão) correta(s):
A noção de socialização guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como
Os primeiros questionamentos filosóficos sobre o que é a criança e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.
I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.
II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
Reconheça nas alternativas a que se refere o trecho em destaque.
A juventude é também chamada de segunda adolescência, adolescência superior ou período de amadurecimento adolescente. É uma etapa de transição até o indivíduo chegar à autonomia e à responsabilidade plena. As principais características do jovem nessa etapa são:
Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,
Tratar da participação da família no projeto político-pedagógico significa explicitar maneiras de a família participar efetivamente da instituição. Em relação à parceria escola-família/comunidade, leia as afirmações a seguir:
I. É necessário assegurar o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantem a gestão democrática.
II. Cabe a instituição considerar e valorizar os saberes da comunidade, possibilitando às crianças a construção do sentimento de pertencimento a uma comunidade próxima que as reconhece e as protege.
III. É fundamental que se tenha em mente que, ao chegar à instituição, as crianças já trazem uma história de vida construída na família, na comunidade em que estão inseridas, mas que a responsabilidade do processo educativo delas é da escola.
IV. Além das trocas de informações entre a instituição e as famílias a respeito dos processos de cuidar e educar as crianças, é fundamental que as famílias compartilhem e discutam suas expectativas, dificuldades e críticas em relação ao trabalho e que participem da construção do projeto político-pedagógico.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as ações:
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