Questões de Pedagogia

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Identifique a alternativa que apresenta o tipo de linguagem utilizada pela criança pequena na situação descrita no quadro que se segue.

  • A. A linguagem do jogo simbólico.
  • B. A linguagem da expressão gráfica.
  • C. A linguagem das tecnologias midiáticas.
  • D. A linguagem da situação real.
  • E. A Linguagem das artes cênicas.

Numa concepção crítica, nas interações sociais e também no campo da educação, uma postura “etnocêntrica” é aquela que

  • A. considera que cada caso é um caso.
  • B. desconsidera a distância entre o todo e as partes.
  • C. entende a sociedade como sendo estruturalmente desigual.
  • D. compreende as diferenças entre comunidade e sociedade.
  • E. faz do “diferente” um inferior e da diferença uma “privação cultural”.

Em relação ao conceito de currículo, analise as proposições seguintes em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

I. ( ) O currículo é um veículo que transporta algo a ser transmitido e absorvido.

II. ( ) O currículo é um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

III. ( ) Currículo associa-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos sem intenções educativas.

IV. ( ) O currículo é um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A. F, V, F e V.
  • B. F, F, F e V.
  • C. V, V, F e V.
  • D. V, V, V e F.
  • E. V, F, V e V.

Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens subsequentes. Paulo Freire, pedagogo pernambucano, foi o maior expoente brasileiro na luta pela educação de adultos. Seu método, que serve de guia para a formação dos educadores desse segmento social, recomenda o uso de temas geradores, que são assuntos do cotidiano dos educandos, para acender nos alunos outras formas de pensar, fazer e agir.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção de propostas pedagógicas voltadas para uma educação democrática e para a construção e o exercício da cidadania, considerando a diversidade dos sujeitos envolvidos e a inclusão, demanda algumas estratégias que se seguem, EXCETO:

  • A. Uma avaliação externa, ranqueada e meritocrática para que os professores percebam quando sua prática se afasta dos objetivos traçados ou das alternativas propostas.
  • B. A necessária coerência entre a ação dos educadores e as metas educacionais estabelecidas para a proposta.
  • C. A construção de um trabalho que contribua para que as crianças sejam cooperativas, críticas e criativas, autônomas e responsáveis, confiando nas suas formas próprias de agir e aprender, e respeitando as dos outros.
  • D. A concretização do currículo imprimindo o caráter cooperativo, criativo, critico, autônomo e responsável.
  • E. A implantação da proposta de forma cooperativa e não como um pacote acabado e imposto.

A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, IV e V.
  • B. III e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e IV.
  • E. I e II.

No artigo “O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura” de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: “(... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.”

I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.

II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II complementa a ideia expressa na assertiva I.
  • B. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • C. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
  • D. As duas assertivas são verdadeiras.
  • E. As assertivas I e II são falsas.

Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue os itens subsequentes. Os componentes curriculares de letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática fazem parte do conteúdo do livro didático da modalidade EJA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em se tratando de práticas avaliativas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, leia a formulação em destaque e identifique a alternativa que CONTRARIA o seu sentido.

  • A. Não são apenas as crianças que crescem e aprendem. Todos constroem conhecimentos e nesse processo, têm dúvidas e dificuldades, fazem progressos e reestruturam suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.
  • B. É necessário que a clássica forma de avaliar buscando os “erros” e os “culpados” seja substituída por uma dinâmica de avaliação capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o nosso trabalho.
  • C. Em nome da qualidade do processo educativo, a criança deve ser por excelência o objeto da avaliação, sem que com isso se revele a estrutura de poder e autoridade da grande maioria das instituições educativas. Deve-se considerar que é o adulto que pode avaliar as crianças por sua pouca idade, assegurando inclusive que as crianças das classes populares sejam avaliadas a partir dos modelos de classe média, atenuando a visão preconceituosa e estereotipada.
  • D. Todos são objeto e sujeito da avaliação: professores, equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha e conservação, crianças, pais.
  • E. O desempenho e as atitudes das crianças na creche ou na escola são extremamente influenciados pelas atitudes dos professores e pelo próprio contexto escolar, que é determinado pelos objetivos, normas e práticas da equipe técnico-pedagógica.

O planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque

  • A. o conhecimento que possui sobre a realidade e os problemas locais contribui para a busca das soluções mais adequadas, envolve as pessoas da comunidade no planejamento e cria nelas um compromisso de participação responsável, na fase de implementação do plano.
  • B. uma vez que o cidadão participa do levantamento de problemas, ele tende a escutar os agentes do governo e a aceitar mais docilmente as decisões sem apresentar resistências, diminuindo o tempo necessário para a realização de planos.
  • C. sendo parte convidada a participar, pode reunir suas bases para fazer valer as opiniões de um grupo que, se obtiver maioria nas sessões destinadas ao planejamento, terá o direito de influir no plano de modo a conquistar os objetivos que seu grupo escolheu.
  • D. as decisões do governo podem ser explicadas diretamente ao cidadão, que por sua vez, pode tirar dúvidas de aspectos de difícil compreensão e ainda levar as explicações e notícias diretamente para sua comunidade na qualidade de porta-voz do governo.
  • E. ao participar diretamente e tomar parte nas decisões, se torna responsável pelos resultados do plano, alterando a cultura paternalista que vive a espera de um governo “salvador”, que depois do fracasso do plano, em geral, se torna opressor.
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