Questões de Pedagogia

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É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui:

  • A. Um direito do aluno.
  • B. Um dever dos professores, da equipe pedagógica e da direção escolar.
  • C. Um direito dos pais ou responsáveis por alunos matriculados na escola.
  • D. Uma sanção específica a ser aplicada aos docentes.

Numa determinada idade, a criança levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço. Se estiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:

  • A. Aos três meses de idade, em seu aspecto cognitivo.
  • B. Aos seis meses de idade, em seu aspecto motor.
  • C. Aos nove meses de idade, em seu aspecto emocional.
  • D. Aos doze meses de idade, em seu aspecto social.

Para construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança, o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente o seguinte procedimento didático:

  • A. Trabalhem com as qualidades básicas dos sons: timbre, altura, duração, intensidade.
  • B. Promover momentos para a escuta, a apreciação, o fazer musical, os movimentos e a dança.
  • C. Incentivar a curiosidade das crianças, instigando-as na busca do conhecimento.
  • D. Propor atividades artísticas e experiências significativas de apreciação estética.

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação

  • A. inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação.
  • B. inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos.
  • C. especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado.
  • D. inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas.
  • E. inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular.

Henri Wallon (1995), um dos grandes pioneiros nos estudos de psicologia da criança, apresenta a teoria do desenvolvimento da personalidade, concebida como integração da inteligência.

Relacione a segunda coluna com a primeira de acordo com os cinco grandes estágios, seguidos por Wallon e seus respectivos desenvolvimentos:

A sequência correta é

  • A. 1, 3, 5, 4, 2.
  • B. 2, 3, 5, 4, 1.
  • C. 3, 4, 1, 5, 2.
  • D. 4, 3, 1, 2, 5.

O jogo é uma atividade particularmente poderosa para estimular a atividade construtiva da criança. A construção das estruturas que possibilitam o conhecimento é explicada por Piaget (1976) por um processo de equilibração, no qual intervêm os mecanismos de regulação que conduzem às reequilibrações e, consequentemente, ao aprimoramento das estruturas anteriores. De acordo com essa teoria de Piaget, NÃO se pode afirmar que

  • A. na vida cognitiva da criança, os desequilíbrios estariam no fato de as afirmações prevalecerem sobre as negações.
  • B. uma das fontes de progresso do desenvolvimento do conhecimento deve ser procurada nos desequilíbrios e nas reequilibrações.
  • C. como um dos processos do funcionamento cognitivo, a equilibração descreve um sujeito passivo que compensa as perturbações resultantes de sua interação com o meio.
  • D. por si, os desequilíbrios têm uma função motivacional, obrigando o sujeito, por meio de compensações, a ultrapassar o estado atual do conhecimento e a procurar novas direções.

O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que

  • A. a aprendizagem é disponível sempre que solicitada, em qualquer hora e em qualquer lugar.
  • B. a meta que se estabelece é voltada a desenvolver o estoque de qualificações do indivíduo.
  • C. o conteúdo que se programa para os cursos visa atualizar as qualificações técnicas do servidor.
  • D. o público-alvo ao qual se destina o processo de formação em serviço restringe-se aos servidores internos.
  • E. o responsável pelo processo de ensinar parte do pressuposto de que o servidor aprende ouvindo.

Nos jogos, como forma de envolvimento, pode-se, antes de tudo, diferenciar as ocasiões sociais em que a criança é chamada a participar em ocasiões estruturadas e formais e em ocasiões informais. São situações em que é possível distinguir claramente entre envolvimentos dominantes e secundários. Em se tratando de envolvimento nos jogos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência correta é

  • A. I, II e III.
  • B. II, I e III.
  • C. II, III e I.
  • D. III, II e I.

A necessidade de formação continuada nas organizações está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:

  • A. definir os objetivos da ação de formação continuada.
  • B. estabelecer as diretrizes para a ação de formação continuada.
  • C. diagnosticar quais são as reais necessidades de formação continuada.
  • D. elencar as forças restritivas do ambiente que impedem melhor desempenho profissional.
  • E. reconhecer quais as forças propulsoras para o desenvolvimento da organização.

A avaliação está presente no cotidiano das escolas e das creches, sendo a informal a mais utilizada com crianças menores. O professor- monitor deve estar preparado para registrar tudo o que acontece. O uso da avaliação informal, em benefício da aprendizagem, dá-se quando o aluno recebe encorajamento. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O professor-monitor não dá a orientação necessária no momento devido.

( ) O professor-monitor não faz comparações entre os alunos.

( ) O professor-monitor não usa rótulos, nem apelidos que humilhem ou desprezem os alunos.

( ) O professor-monitor usa gestos e olhares de desagrado em relação à aprendizagem dos alunos.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
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