Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui:
Numa determinada idade, a criança levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço. Se estiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos. Essa competência constitui parâmetro do desenvolvimento infantil esperado de uma criança:
Para construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança, o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente o seguinte procedimento didático:
A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação
Henri Wallon (1995), um dos grandes pioneiros nos estudos de psicologia da criança, apresenta a teoria do desenvolvimento da personalidade, concebida como integração da inteligência.
Relacione a segunda coluna com a primeira de acordo com os cinco grandes estágios, seguidos por Wallon e seus respectivos desenvolvimentos:
A sequência correta é
O jogo é uma atividade particularmente poderosa para estimular a atividade construtiva da criança. A construção das estruturas que possibilitam o conhecimento é explicada por Piaget (1976) por um processo de equilibração, no qual intervêm os mecanismos de regulação que conduzem às reequilibrações e, consequentemente, ao aprimoramento das estruturas anteriores. De acordo com essa teoria de Piaget, NÃO se pode afirmar que
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que
Nos jogos, como forma de envolvimento, pode-se, antes de tudo, diferenciar as ocasiões sociais em que a criança é chamada a participar em ocasiões estruturadas e formais e em ocasiões informais. São situações em que é possível distinguir claramente entre envolvimentos dominantes e secundários. Em se tratando de envolvimento nos jogos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
A sequência correta é
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
A necessidade de formação continuada nas organizações está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:
A avaliação está presente no cotidiano das escolas e das creches, sendo a informal a mais utilizada com crianças menores. O professor- monitor deve estar preparado para registrar tudo o que acontece. O uso da avaliação informal, em benefício da aprendizagem, dá-se quando o aluno recebe encorajamento. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O professor-monitor não dá a orientação necessária no momento devido.
( ) O professor-monitor não faz comparações entre os alunos.
( ) O professor-monitor não usa rótulos, nem apelidos que humilhem ou desprezem os alunos.
( ) O professor-monitor usa gestos e olhares de desagrado em relação à aprendizagem dos alunos.
A sequência correta é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...