Questões de Pedagogia

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Ao pretender abordar o campo da matemática com alunos da Educação Infantil um professor deve selecionar saberes e conhecimentos da seguinte natureza:

  • A. Percepção de fenômenos biológicos como: crescimento e envelhecimento.
  • B. Instruções e formas de resolver problemas e conflitos entre colegas.
  • C. Percepção de fenômenos químicos como: matéria, transformação, mistura, e fusão.
  • D. Utilização da terminologia da linguagem matemática.

Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.

  • A. O PPP considera a dimensão no aspecto político-pedagógico, pois é a única que confere a característica de totalidade à qualidade da educação e que reflete o compromisso que a escola deve ter com os serviços prestados.
  • B. O PPP deve ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de “construção-reflexão-reconstrução”.
  • C. A participação da comunidade escolar no PPP não significa apenas a contemplação ou o respeito à comunidade escolar, mas, sim, garantir o direito de cada um participar, trazendo sua contribuição, tornando-se corresponsável nessa construção e/ou reconstrução periódica, seguida do respeito às leis, mas, também, pelo exercício de cidadania no compromisso ético com a democracia.
  • D. Torna-se fundamental para confecção de um PPP o levantamento das necessidades de uma determinada comunidade escolar a curto e longo prazos; o estabelecimento de objetivos e metas, organização, planejamento de etapas e administração de recursos humanos e de materiais que possam garantir, em primeiro lugar, o desenvolvimento urgente de prioridades para futuros planos de ação.

Para caracterizar o desenvolvimento de uma criança de quatro a cinco anos podemos corretamente atribuir a realização da seguinte ação:

  • A. Consegue usar a tesoura, corta papel.
  • B. Seu sistema visual é limitado, portanto só enxerga algum objeto ou alguém se estiver bem próximo a ele.
  • C. Abre e fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos.
  • D. Fica na postura de bruços e se apoia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor.

A educação como direito social está garantida no Artigo 205 da Constituição Federal: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A escola enquanto instituição formadora tem como função, EXCETO:

  • A. Gerir os processos administrativos e pedagógicos contemplando as regras e procedimentos preestabelecidos pelo sistema.
  • B. Instrumentalizar o sujeito entendido como um ser social que estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade.
  • C. Compreender como se ensina e como se aprende, pois isso requer um entendimento de como o conhecimento é produzido e de como se estabelece sua relação didática.
  • D. Reconhecer que o conhecimento é organizado historicamente e é o instrumental que permite a análise e a compreensão da sociedade em que o sujeito está inserido.

Na Alfabetização Matemática de crianças é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “Localização e Caminhos”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:

  • A. Representar quantidades de diferentes maneiras.
  • B. Interpretar as expressões “para a esquerda”, “para a direita”, “para cima” e “para baixo”.
  • C. Associar uma quantidade de elementos à sua representação numérica.
  • D. Ler e escrever os números naturais de 0 a 10 com algarismos e por extenso

Considerando a prática interdisciplinar na construção do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de implantar uma visão mecânica e linear do conhecimento.
  • B. A realidade é construída com consequências seguidas e trocas mútuas, constituindo uma teia de eventos e fatores.
  • C. A prática da interdisciplinaridade tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • D. A realidade, de modo geral, é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento. O processo de construção do conhecimento ocorre conjuntamente com a sociedade.

No ambiente escolar, em relação à prática de planejamento e avaliação escolares, é importante criar condições para que as crianças também possam manifestar suas opiniões sobre esses processos. Esse cuidado pode sinalizar qualidade na educação ofertada. De tal modo, este fato pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • C. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

Analise as afirmativas sobre a história da educação das crianças no Brasil.

I. No final do século XIX, foram criadas as primeiras creches para os filhos das classes menos favorecidas.

II. A origem das creches, relacionada com o trabalho feminino e preocupações sanitárias, foi influenciada pela pedagogia e medicina, sendo seu trabalho voltado para questões de higiene e aspectos pedagógicos.

III. Os “jardins de infância”, primeiros espaços escolares destinados às crianças pequenas de famílias mais abastadas, foram marcados pelas ideias de recreação e autonomia da criança.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Para desenvolvimento da linguagem oral da criança o Professor de Educação Infantil poderá se valer da seguinte estratégia pedagógica:

  • A. Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição.
  • B. Tomar banho de sol.
  • C. Conhecer as principais famílias de instrumentos musicais.
  • D. Brincar de esconde-esconde (cadê? Achou!).

Na Alfabetização Matemática de crianças, ações e operações mentais como representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos gráficos, etc.) os objetos, situações, sequências, fenômenos e acontecimentos, estimulam o desenvolvimento de diversos níveis de habilidades matemáticas relacionadas às:

  • A. Competências de nível básico.
  • B. Competências de nível operacional.
  • C. Competências emocionais
  • D. Competências de nível global.
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