Questões de Pedagogia

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Uma criança adentra na despensa de sua casa e pega um biscoito ou dois, e se serve de um torrão de açúcar. Ninguém chama de ladrão ou pune a criança que faz isto. A criança que comete o mesmo ato numa instituição poderá ser punida e ficar marcada em virtude das regras que vigoram ali. Com base nesse relato, analise as afirmativas:

I- Os pais devem estabelecer regras para que as crianças aprendam que sempre devem comunicar (pedir) para que não sofram na escola com as restrições.

II- Pais e educadores deverão ser cautelosos a fim de não se tornarem inquisidores ferozes, exigindo uma confissão, pois poderão levar a criança a mentir.

III- Existem muitos "roubos" que não devem ser classificados como tal. Deve-se, nesses casos, ter compreensão e não comunicar a Direção e os pais.

IV- As consequências negativas de mentiras e de roubos devem ser explicadas com calma e com exemplos práticos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A criança, desde muito cedo, está inserida de forma sistemática, no mundo letrado.”

PORQUE

II. “Vive numa sociedade em que as pessoas são usuárias da linguagem.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. As duas afirmativas são corretas e se completam.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

  • A. socialismo, pragmatismo e imperialismo americano.
  • B. comunismo, idealismo e imperialismo.
  • C. capitalismo, positivismo e democracia formal para defender a liberdade.
  • D. socialismo, idealismo e monarquia parlamentarista.
  • E. capitalismo, iluminismo e monarquia.

Problematizando algumas práticas no cotidiano de creches e de escolas infantis, complete as lacunas:

Cabe à creche ou à escola estabelecer um sistema gradativo de _______________________, o ______________ não deve ser entendido sempre da mesma maneira para cada faixa etária. Os momentos de _____________________ podem ser de stress e tortura se não houver uma introdução cautelosa. É interessante aprender a conhecer os diferentes tipos de ________________ para melhor interpretá-lo, pois existem sutis diferenças.

A sequência correta é

  • A. adaptação, choro, alimentação, sono.
  • B. adaptação, sono, alimentação, choro.
  • C. alimentação, choro, adaptação, sono.
  • D. sono, choro, alimentação, adaptação.

Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola se organiza para colocar em ação seu projeto político-pedagógico. Acerca da avaliação do PPP, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo avaliativo do PPP deve ser realizado apenas pelos educandos, pois são os maiores interessados na comunidade escolar.
  • B. Os avaliadores que comungam das ideias de uma visão crítica analisam o PPP como algo estanque e desvinculado dos aspectos políticos e sociais.
  • C. A avaliação tem um compromisso amplo com a eficiência e eficácia das propostas colocadas no PPP, por isso deve ser rígida e decisória.
  • D. A avaliação do PPP, em uma visão crítica, parte da necessidade de se conhecer a realidade escolar e se esforçar para propor ações alternativas.
  • E. Para que seja um processo válido, a avaliação do PPP deve ser realizada por avaliadores externos que não estejam envolvidos com os problemas locais.

“Para assegurar o direito à aprendizagem, deve‐se conceber um trabalho que não isole o ciclo de alfabetização, mas o considere parte integrante de um processo mais global que é a Educação Básica.” De acordo com o exposto, é necessário um trabalho que, EXCETO:

  • A. (Re)crie os Projetos Políticos‐Pedagógicos (PPPs).
  • B. Atue de forma fragmentada às disciplinas nos currículos.
  • C. Traga a ludicidade, a imaginação e propostas instigantes para o contexto pedagógico.
  • D. Possibilite que o processo avaliativo cumpra seu papel diagnóstico e que desvele em ações diversas.

A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientização cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor

  • A. Fernando Azevedo.
  • B. Paulo Freire.
  • C. Anísio Teixeira.
  • D. Darcy Ribeiro.
  • E. Florestan Fernandez.

São dificuldades encontradas pelo professor-moritor em utilizar o portfólio como forma de avaliação, exceto

  • A. a leitura diária.
  • B. o costume de avaliar suas próprias produções.
  • C. a preocupação em ter um "modelo" pré-estabelecido.
  • D. a compreensão do que pode e do que não pode ser incluído.

O PPP busca um rumo, uma direção, por isso é uma ação intencional, com sentido explícito e compromisso definido coletivamente. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. o PPP é um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da comunidade escolar.
  • B. a dimensão política do PPP se expressa na definição de ações educativas necessárias às escolas para cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
  • C. o PPP deve expressar uma dimensão político-partidária com a qual a maioria da população do entorno escolar simpatize.
  • D. a escolha do tipo de compromisso político que estará expresso no PPP deve ser dos dirigentes da escola, independentemente da comunidade escolar.
  • E. os compromissos políticos expressos no PPP independem das disposições contidas na legislação educacional.

“A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de”, EXCETO:

  • A. Propostas pedagógicas.
  • B. Espaços e tempos escolares.
  • C. Investimento unicamente na formação inicial dos professores.
  • D. Vários aspectos que direta ou indiretamente influenciam no direito de aprender das crianças.
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