Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:

  • A. Estanque.
  • B. Formativo.
  • C. Quantitativo.
  • D. Classificatório.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.”

ASSIM

II. “Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são corretas e se complementam.

Além de ser um objeto sociocultural, em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer sem obrigação externa e imposta", embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades. De acordo com o PCN de Matemática, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

( ) Por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos). Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.

( ) Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias. Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.

( ) A grande contribuição dos jogos é demonstrar como realizar uma intervenção pedagógica que desperta e desafia o raciocínio das crianças.

A sequência correta é

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, V, V.

A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão de uso e consumo de álcool e outras drogas. No que diz respeito a psicotrópicos, é correto afirmar que

  • A. a família é a primeira e única referência do homem; é como uma sociedade em miniatura, por isso nela se determinam os vícios.
  • B. há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo, portanto não existem condições preexistentes de personalidade que favoreçam a dependência.
  • C. o uso de álcool é socialmente mais aceitável que o uso de outras drogas, mas o fato de ser socialmente aceitável não anula o risco que a droga representa.
  • D. vários autores demonstram que a cultura não se constitui como um importante fator para determinar a proporção de alcoólatras.
  • E. culturas que seguem rituais estabelecidos de onde, quando e como beber têm maiores taxas de uso abusivo de álcool que as culturas que simplesmente proíbem o uso.

O projeto é uma forma de trabalho em equipe que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais e desses com os de outras áreas do conhecimento e temas transversais. Estudos de temas polêmicos para a comunidade que envolvem pessoas de fora da comunidade escolar são preferencialmente trabalhados em projetos para ampla avaliação e participação.

Complete as lacunas: Todo projeto é desenhado como uma sequência de etapas que conduzem ao produto desejado, todas elas compartilhadas com os estudantes e seus representantes.

De modo geral, as etapas podem ser:____________; a escolha do ______________ que será alvo de investigação; o estabelecimento do conjunto de conteúdos necessários para que o estudante realize o tratamento do problema colocado; o estabelecimento das intenções educativas, ou ___________que se pretende alcançar no projeto; a seleção de atividades para exploração e ______________ do tema; a previsão de modos de avaliação dos trabalhos e do próprio projeto.

A sequência que completa, respectivamente, as lacunas de acordo com os PCNs de Ciências é:

  • A. problema, tema, objetivos, avaliação.
  • B. objetivos, problema , definição do tema, conclusão.
  • C. definição do tema, problema principal, objetivos, avaliação.
  • D. definição do tema, objetivo, problema principal, conclusão.

Mesmo tendo aumentado o nível de consciência sobre as questões étnico-raciais, não se pode negar que ainda existe uma ideologia racial presente no cotidiano escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A. os valores transmitidos aos estudantes dentro do ambiente escolar são apenas os pertinentes à questão de classe social.
  • B. o racismo e a discriminação racial e de gênero, que fazem parte da cultura e da estrutura da sociedade brasileira, não estão presentes nas relações entre educadores e educandos.
  • C. a escola não enfatiza a ideologia do branqueamento, que se revela por meio da tentativa de suavizar o pertencimento racial dos alunos e professores negros.
  • D. as teorias racistas presentes no cotidiano escolar e na sociedade surgiram espontaneamente, sendo meras transposições de pensamento externo.
  • E. a escola não é um campo neutro, mas sim um espaço sociocultural no qual convivem conflitos e contradições.

Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve

  • A. escolher temas e gêneros textuais de acordo com o seu grau de conhecimento e dos alunos.
  • B. enfatizar o estudo do sistema linguístico da respectiva língua através de atividades específicas.
  • C. basear-se na tradução e no uso do vocabulário em atividades de comparação da língua materna com a língua alvo.
  • D. utilizar o conhecimento que o aluno já tem, projetar esse conhecimento no conhecimento novo e se aproximar do que vai aprender.
  • E. priorizar duas fases específicas: a leitura do texto escolhido e a reação crítica dos alunos.

A avaliação faz-se presente em todos os domínios da atividade humana. O “julgar”, o “comparar”, isto é, “o avaliar” faz parte do nosso cotidiano.

Complete as lacunas:

A avaliação_____________________ deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois, assim, fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas. A avaliação _________________tem como propósito informar ao professor e ao aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. A avaliação ______________tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

A sequência correta que completa as lacunas é

  • A. diagnóstica, formativa, somativa.
  • B. primária, secundária, terciária.
  • C. diagnóstica, somativa, informativa.
  • D. introdutória, informativa, classificatória.

A família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem. A respeito da relação entre essas instituições, assinale a alternativa correta.

  • A. A aprendizagem escolar independe das aprendizagens que ocorrem no ambiente familiar.
  • B. É papel exclusivo da família escolher os conteúdos que devem ser ensinados na escola.
  • C. A família e a escola podem funcionar como propulsoras ou inibidoras do desenvolvimento e da aprendizagem humana.
  • D. À família cabe a aprendizagem informal e à escola a aprendizagem formal, por isso uma não deve interferir na outra.
  • E. De acordo com os teóricos críticos, o sucesso na educação escolar ocorre independentemente do contexto familiar.

Acerca do conceito de prevenção, é correto afirmar que

  • A. prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer o indivíduo, garantindo-lhe a possibilidade de fazer escolhas.
  • B. prevenir é impossibilitar o uso de drogas.
  • C. o conceito de prevenção tem-se modificado com o tempo. Na atualidade, está associado ao uso ritualístico de drogas.
  • D. o discurso moralista sobre o perigo que a dependência das drogas causa é um trabalho preventivo.
  • E. o trabalho preventivo só tem sucesso quando associado aos valores religiosos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...