Questões de Pedagogia

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Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;

• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;

• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);

• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;

• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

  • A. Currículo Oculto
  • B. Regras Disciplinares
  • C. Avaliação da Aprendizagem
  • D. Projeto Político-Pedagógico
  • E. Conselho Comunidade e Escola

É na própria escola que o preconceito e a exclusão aparecem. São formas de um orientador educacional promover diversidade cultural e inclusão social no ambiente escolar junto ao corpo docente, exceto:

  • A. Incluir no currículo escolar matérias que contem a origem de diferentes culturas resgatando os conceitos humanitários e mudar as expressões de conceitos sobre os afrodescentes na escola.
  • B. A diversidade cultural e a inclusão social são questões pontuais e fragmentadas, por isso, é preciso superar todas as fronteiras e abrir espaços para a qualidade na educação brasileira, priorizando ações educativas tradicionais em detrimento de currículos culturais.
  • C. Pensar e discutir essas questões relacionadas à diversidade cultural e inclusão social, uma vez que os problemas são os mesmos para todos, ou seja, temos que aprender a conviver juntos, começando pela escola.
  • D. Buscar promover a diversidade e inclusão na própria sala de aula, com conhecimento formal de diferentes comunidades culturais, de diversas origens.

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,

  • A. grupo experimental; grupo de controle
  • B. grupo de controle; grupo de experimentação
  • C. grupo de intervenção; grupo de comparação
  • D. grupo de replicação; grupo sem controle
  • E. grupo de leitura; grupo sem leitura

No contexto do desenvolvimento humano, o homem está imerso em uma sociedade na qual atividades instrumentais e relações sociais direcionam o seu desenvolvimento. Assim sendo, tal assertiva pode ser corretamente associada ao(s):

  • A. Pressupostos teóricos da tendência tecnicista.
  • B. Desenvolvimento infantil na perspectiva de Jean Piaget.
  • C. Processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola.
  • D. Desenvolvimento humano na perspectiva sócio-histórica.

Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a

  • A. elaboração de questões, do problema e dos objetivos de pesquisa
  • B. construção dos instrumentos para levantamento dos dados
  • C. apresentação dos resultados obtidos e sua aplicação prática
  • D. definição do quadro teórico e do referencial metodológico
  • E. revisão de literatura e o levantamento bibliográfico

Leia as proposições abaixo:

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. As proposições I e II estão incorretas nas suas exposições acerca do processo ensino-aprendizagem.
  • B. A proposição II apresenta considerações corretas acerca do processo de ensino-aprendizagem na visão tradicional educacional.
  • C. A proposição I se associa à ideia de que o processo de ensino-aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico.
  • D. As proposições I e II estão corretas nas suas considerações acerca do processo ensinoaprendizagem.

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;

• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;

• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.

• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

  • A. Pedagogia, enquanto prática técnica
  • B. Pedagogia, enquanto ciência e prática da educação
  • C. Pedagogia, enquanto especulação sociológica e filosófica
  • D. Sociologia da Educação, como uma das ciências fonte da pedagogia
  • E. Filosofia da Educação, como justificativa epistemológica da pedagogia

Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?

  • A. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva.
  • B. Tendência Liberal Renovadora Progressiva.
  • C. Tendência Liberal Tecnicista.
  • D. Tendência Progressista Libertadora.

  • A. a transposição didática das ciências como conhecimentos escolares.
  • B. a ausência de pesquisas no campo educacional.
  • C. a articulação entre as teorias e as práticas pedagógicas.
  • D. o fato de a educação não ser ciência, mas, sim, uma prática social.
  • E. o processo de profissionalização do magistério.

No contexto do processo educacional, o profissional Orientador educacional pode trazer ricas contribuições à equipe docente sobre a avaliação. De maneira que no processo avaliativo o mesmo possa:

  • A. Apontar os equívocos educacionais cometidos pelos docentes e puni-los de forma pedagógica e administrativa, chancelando os seus desligamentos da unidade escolar.
  • B. Contribuir para que a avaliação se desloque do aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o replanejamento das ações educativas.
  • C. Realizar atendimento psicoterapêutico continuado dos alunos com baixo desempenho escolar.
  • D. Realizar regência de aulas de cunho moral e socialmente aceitas pela comunidade local, visando o fortalecimento da disciplina e da ordem imposta no ambiente escolar.
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