Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na elaboração do Projeto Pedagógico de uma escola, há um conjunto de perguntas que, uma vez respondidas, ajudarão no planejamento das ações para a construção da realidade desejada.

Analise as perguntas a seguir e assinale a alternativa que apresenta as perguntas INCORRETAS.

  • A. Como se organizarão o tempo e o espaço escolares? Como será a abordagem dos conteúdos curriculares?
  • B. Que princípios orientarão a avaliação da aprendizagem? Que características deverão ter os recursos didáticos?
  • C. Quem elaborará os projetos que serão desenvolvidos pelos alunos? Que atividades todas as disciplinas devem desenvolver?
  • D. Que princípios orientarão o planejamento didático? Que princípios regerão a gestão escolar? Que direção se dará ao enriquecimento cultural?

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Fundamenta-se no princípio da emancipação a prática em que um professor ou técnico leva os participantes a exercitar a autonomia ao transformar o jogo e as atitudes nele representadas em educação transpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia estes depoimentos.

A partir da leitura dos depoimentos e considerando a afirmativa feita acima, assim como outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção INCORRETA.

  • A. A aquisição de conhecimento sobre uma dada realidade pela via do estudo do meio pode aguçar ainda mais o olhar do estudante para os problemas que acometem essa realidade, extrapolando, inclusive, as abordagens propostas pelo livro didático.
  • B. O trabalho de campo constitui uma etapa fundamental do estudo do meio, uma vez que o estudante, sendo bem orientado, pode fazer uso dos recursos de observação e registros, além de cotejar as falas de pessoas de diferentes idades e profissões.
  • C. Por ser interdisciplinar, o estudo do meio permite que discentes e docentes realizem pesquisas significativas, capazes de superar práticas didáticas e estudos meramente conteudisticos e sem qualquer relação com a vivência do estudante.
  • D. Um projeto de ensino fundamentado na metodologia do estudo do meio fragmenta o movimento de apreensão do espaço, já que cada enfoque contempla aspectos de seu interesse, quer sejam eles sociais, quer sejam eles biológicos e geográficos.

As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A. Os currículos são os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas, aliado aos saberes escolares que serão ensinados e os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
  • B. Os currículos são os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  • C. Os currículos são os conhecimentos escolares, considerados relevantes e significativos, acrescidos das intencionalidades educativas e da condução pedagógica do ensino.
  • D. Os currículos são as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio às relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos alunos e dos professores.

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:

I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade.

II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre.

III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade.

IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmativas são verdadeiras.

Acerca do esporte de participação, julgue os itens que se seguem. Atualmente, têm sido incentivados e fomentados programas sociais e discussões teóricas acerca do esporte de participação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:

  • A. A pregação de uma tábua de bons valore
  • B. Ensinar bons modos e fazer um discurso sobre as regras gerais de convivência na escola.
  • C. Ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais e um conjunto de proibições.
  • D. O reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.

Acerca do esporte de participação, julgue os itens que se seguem. O movimento mundial criado na Noruega na década de 60 do século passado e denominado, no Brasil, de Esporte para Todos (EPT) contribuiu para a democratização da prática esportiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão deve, EXCETO:

  • A. Respeitar o potencial de cada aluno e aceitar os estudantes igualmente.
  • B. Planejar e avaliar seus alunos de forma única.
  • C. Acreditar nos alunos e em sua capacidade de aprender.
  • D. Utilizar as experiências de vida do próprio aluno como fator motivador da sua aprendizagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...