Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. A concepção de educação bancária, assim como a concepção de educação pautada na tendência liberal tradicional, desprestigia o papel do diálogo como instrumento pedagógico e privilegia a dissertação como forma de transmissão do conhecimento.
No mundo encantado dos brinquedos, as crianças desenvolvem sua imaginação, a coordenação motora, seus sentidos e instintos. Mas todo cuidado é pouco, essa é uma das orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO, em razão dos riscos de acidente que podem ocorrer.
Com relação à estes riscos, marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade.
( ) O fato do produto ter sua conformidade avaliada, exime o fornecedor da responsabilidade pela sua qualidade.
( ) Não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico.
( ) São raros os casos de irregularidade encontrada no mercado de brinquedos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da importância do diálogo no processo de formação e na relação pedagógica, julgue os itens seguintes. Em razão da transmissão do conhecimento ocorrer por meio de comunicados do professor para o aluno, o diálogo assume grande importância para a tendência pedagógica liberal tradicional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:
A imaginação é um processo psicológico novo para a criança, representa uma formaespecificamente humana de atividade consciente que não está presente na consciência das crianças muito pequenas e está ausente nos animais (ROSA, 2009, p.39). Sobre a importância do jogo, todas as alternativas estão corretas, salvo:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Caso o professor encerre o problema e registre as notas no diário de classe sem dialogar com a turma, ele estará adotando uma postura correspondente à tendência liberal tradicional.Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento de suas:
As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, em especial, da vida da criança, desde o início da humanidade. Entretanto, essas atividades, por muitos séculos foram vistas como sendo sem importância e tendo conotação pejorativa. Assinale a alternativa em que a ludicidade não encerra em si um sentido pejorativo.
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Considere que, após avaliar que a pesquisa não tenha sido desenvolvida por falta de motivação interna, o professor tenha sugerido à direção uma reunião com os pais a fim de tratar do assunto. Nesse caso, a interpretação do professor e a busca do diálogo com a mediação dos pais e da direção estão de acordo com a tendência liberal renovada progressivista.Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As atitudes e comportamentos de um professor em sala de aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profissional e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal atitude é reconhecida por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...