Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as considerações sobre complexidade apresentadas a seguir e verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Entender o mundo a partir de sua complexidade significa compreender as relações entre os diversos fenômenos e, por sua vez, entender cada elemento em si mesmo.

( ) Introduzir-se na complexidade a partir do olhar da formação permanente significa buscar respostas apenas aos problemas existentes e não perceber os novos desafios que estão postos a nossa frente.

( ) Na construção de um programa de formação permanente deve ser levada em consideração a complexidade das interações da realidade, os estilos de liderança escolar, as relações e a compreensão por parte da comunidade escolar.

( ) A complexidade existente no mundo contemporâneo exige que a formação inicial tanto quanto a continuada seja superadora dos interesses estritamente técnicos aplicados ao conhecimento profissional.

Assinale a opção que contém as considerações corretas.

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, V, F, V.
  • E. V, F, V, V.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Em um projeto político-pedagógico, exige-se que o foco da formação continuada incida exclusivamente sobre o trabalho docente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as considerações que seguem sobre as informações produzidas pelo processo avaliativo e verifique se são verdadeiras (V) ou falas (F).

( ) Devem dizer respeito apenas a conceitos e habilidades aprendidos pelo aluno, pois é fundamental que o professor saiba exatamente em que estágio de desenvolvimento se encontram seus alunos.

( ) Devem interessar às equipes gestora e pedagógica, a fim de que possam planejar e executar ações de intervenção administrativa e/ou pedagógica, se necessário.

( ) Devem ser relevantes ao professor, para que possa replanejar atividades, visando à melhoria ou correção do processo.

( ) Devem permitir aos pais acompanhar o desempenho dos filhos em termos de atitudes, posturas, conhecimentos, relações humanas.

( ) Devem oportunizar, de modo exclusivo, a qualificação e a realização de atividades coletivas em sala de aula.

Assinale a opção que tem a sequência correta.

  • A. F, V, V, F. V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. V, F, F, V, V.
  • E. V, V, V, F, F.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Durante a implantação de um projeto, devem estar previstos diferentes momentos de avaliação, como forma de revisão da aplicação dos elementos materiais e dos esforços pessoais na consecução do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a imagem abaixo.

 A UNESCO, ao estabelecer os quatro pilares da Educação, do século XXI, aponta as competências necessárias ao mundo globalizado. As competências necessárias para construir um Currículo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, relacionadas ao pilar “aprender” a “conhecer”, são:

  • A. tomar decisões, solucionar problemas, responder a perguntas, criar e inovar, refletir e pensar criticamente, imaginar e desenvolver a sensibilidade, exercer flexibilidade, adaptabilidade e resiliência.
  • B. respeitar o outro e seus direitos, negociar fins e meios, resolver divergências e conflitos, colaborar, trabalhar e aprender em equipe, liderar.
  • C. construir visão, definir objetivos e metas, escolher estratégias e táticas, planejar atividades, organizar ambiente, comunicar, motivar, liderar, monitorar, avaliar.
  • D. buscar/pesquisar informação; gerenciar informação (organizar, armazenar, recuperar); tratar, analisar e avaliar informação; compartilhar e trocar informações entre pessoas; disseminar informações ao público em geral; discutir, debater e criticar informações.
  • E. perceber, pensar, imaginar, raciocinar; sentir emoções, decidir, planejar.

São alguns dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados em classe:

  • A. bases de orientação, que resumem de maneira gráfica e ordenada as ações que serão realizadas e permitem aos alunos anteciparem e planejarem as operações que devem ser executadas para resolver com êxito diferentes tipos de tarefas escolares; a coavaliação realizada reciprocamente pelos alunos, de acordo com critérios previamente acordados no grupo.
  • B. diários de classe que permitem aos alunos explicitarem suas idéias sobre o que aprenderam, quais são suas dificuldades e, também, registrarem suas percepções sobre o trabalho em desenvolvimento; contratos de trabalho que registram o que ficou acordado entre professor e aluno ou grupo de alunos para a realização de um trabalho.
  • C. avaliação inicial que indica as condições em que se encontram os alunos em relação a uma aprendizagem a ser proposta; mapas conceituais que são construídos coletivamente à medida que se aprende um novo conceito e se estabelecem as relações com os demais,
  • D. análise de trabalhos dos alunos; aplicação de grades de critérios de avaliação elaborados pelos professores; brincadeiras estilo RPG.
  • E. elaboração pelos alunos de perguntas, para uma possível prova final; portfólios ou pastas de trabalhos que permitem a autorreflexão e a autogestão da aprendizagem pelo aluno.

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento participativo é fundamentado nos princípios democráticos, segundo os quais deve haver a participação de toda a comunidade envolvida nos processos de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Atenção Básica em Saúde (ABS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. A ABS tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema único de Saúde, e o psicólogo é um dos profissionais que, inserido neste contexto, contribui para o atendimento dessa população. Considere as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F) com relação ao trabalho do psicólogo na ABS:

( ) A prática psicológica no contexto da atenção primária à saúde deve ocorrer por meio da transposição do modelo clínico tradicional de atuação profissional.

( ) A atuação do psicólogo precisa ser pensada de forma a abranger os problemas de saúde mental de maior frequência e relevância naquele território.

( ) O psicólogo deve possibilitar escuta ampliada de necessidades e buscar estruturar planos terapêuticos individuais e coletivos atrelados aos diversos níveis de atenção do sistema de saúde.

( ) A territorialização e planejamento local de saúde podem ser realizados pelo psicólogo juntamente com os demais profissionais da saúde da família, para reconhecer o contexto geográfico, ecológico, socioeconômico, entrar em contato com as necessidades e potenciais de saúde da comunidade e estruturar plano de ação.

  • A.

    V; V; f; f.

  • B.

    V; V; V; V.

  • C.

    V; f; V; f.

  • D.

    f; f; V; V.

Provas, verificações ou exames finais ou de recuperação vêm sendo objeto de uma série de acusações, porque: I – provocam situações de ansiedade e de estresse. II – reduzem-se geralmente ao controle sobre a quantidade de informação retida pelo aluno, deixando de lado outras dimensões. III – consomem demasiado tempo do professor e do aluno, sem que isso signifique qualidade. IV – impedem a especulação com a sorte. Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. Somente I e II.
  • B. Somente I e III,
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Planejamento participativo e planejamento estratégico apresentam características comuns no que concerne à gestão dos processos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...