Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O planejamento escolar abrange as funções de diagnóstico, definição de objetivos, determinação de atividades e avaliação dos processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:

I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.

II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.

III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Analise as considerações apresentadas a seguir, relacionadas às questões de inclusão nas instituições escolares, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A inclusão impõe uma mudança de perspectiva educacional, pois se limita apenas àqueles que apresentam deficiências, e não se aplica a qualquer aluno que manifeste dificuldades na escola, ainda que contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todos – professores, alunos e pessoal administrativo.

( ) Os alunos com deficiência e os em risco social sempre se beneficiam de experiências obtidas no ambiente educacional, mesmo que o tratamento pedagógico e as condições ambientais não sejam as mais adequadas.

( ) A verdadeira inclusão, baseada nos princípios de equidade, é um processo moroso, porque requer a consciência da mudança de antigos para novos paradigmas.

( ) Na escola inclusiva, precisa haver planejamento individualizado e suporte psicoeducacional para atendimento às excepcionalidades daqueles que fogem aos padrões estabelecidos.

( ) A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, que, para ter sucesso, precisa que as instituições se tornem comunidades conscientes das diversidades existentes na coletividade local e no seu interior.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, F, V,
  • C. V, F, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. V, V, V, F, F.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaboração dos planos de trabalho pelo educador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:

  • A.

    Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.

  • B.

    Respeitar as diferenças.

  • C.

    Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.

  • D.

    Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.

  • E.

    Considerar as desigualdades naturais e sociais.

Há pressupostos que podem e devem ser observados pelos professores, quando se trata do processo ensinoaprendizagem. Considere as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A aprendizagem é contínua, estendendo-se do nascimento à morte, e o ensino é fechado e não permutável, não havendo possibilidade de o professor aprender com o aluno.

( ) A aprendizagem é dinâmica, uma vez que implica relação entre o sujeito que aprende e o objeto estudado, e o ensino deve ser gradual, avançando por níveis cada vez mais complexo de dificuldades.

( ) A aprendizagem é pessoal e intransferível, uma vez que uma pessoa não pode aprender por outra; o ensino deve ser aberto para permitir a comunicação pedagógica entre as partes.

( ) A aprendizagem é integral, pois o homem aprende com todo o seu ser; o ensino é intencional, pois o professor deve saber aonde pretende chegar com sua prática de ensino.

( ) A aprendizagem é cumulativa, pois o simples se faz degrau para o mais complexo, podendo uma aprendizagem anterior servir de base para um novo conhecimento; o ensino é não relacional, não associando as diversas facetas dos saberes (teóricos, práticos, éticos) entre si.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, V, V, F, V.
  • B. F, F, V, V, V.
  • C. F, V, V, V, F.
  • D. V, V, V, F, F.
  • E. F, V, V, F, V.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.

( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.

( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.

( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – C – C.

  • B.

    E – C – C.

  • C.

    E – E – E.

  • D.

    C – E – E.

  • E.

    C – C – E.

Analise os cuidados apresentados a seguir e verifique quais devem ser observados em relação ao Plano de Curso.

I – Estar relacionado com o Plano Curricular da Escola.

II – Envolver temas que se constituam meios para alcançar os objetivos estabelecidos.

III – Viabilizar a eficácia da avaliação do processo de aprendizagem.

IV – Atribuir maior valor aos conteúdos conceituais.

V – Estabelecer obrigatoriamente rotinas a serem seguidas pelos alunos.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

  • A. II, III e IV.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...