Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
O planejamento escolar abrange as funções de diagnóstico, definição de objetivos, determinação de atividades e avaliação dos processos.
Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:
I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.
II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.
III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Analise as considerações apresentadas a seguir, relacionadas às questões de inclusão nas instituições escolares, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A inclusão impõe uma mudança de perspectiva educacional, pois se limita apenas àqueles que apresentam deficiências, e não se aplica a qualquer aluno que manifeste dificuldades na escola, ainda que contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todos professores, alunos e pessoal administrativo.
( ) Os alunos com deficiência e os em risco social sempre se beneficiam de experiências obtidas no ambiente educacional, mesmo que o tratamento pedagógico e as condições ambientais não sejam as mais adequadas.
( ) A verdadeira inclusão, baseada nos princípios de equidade, é um processo moroso, porque requer a consciência da mudança de antigos para novos paradigmas.
( ) Na escola inclusiva, precisa haver planejamento individualizado e suporte psicoeducacional para atendimento às excepcionalidades daqueles que fogem aos padrões estabelecidos.
( ) A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, que, para ter sucesso, precisa que as instituições se tornem comunidades conscientes das diversidades existentes na coletividade local e no seu interior.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaboração dos planos de trabalho pelo educador.
Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:
Saber que a universalidade da espécie e suas peculiaridades é o que define o sujeito.
Respeitar as diferenças.
Desacomodar a força corporativa de instituições especializadas.
Acreditar que é melhor excluir e manter alunos em escolas especiais.
Considerar as desigualdades naturais e sociais.
Há pressupostos que podem e devem ser observados pelos professores, quando se trata do processo ensinoaprendizagem. Considere as afirmativas a seguir, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A aprendizagem é contínua, estendendo-se do nascimento à morte, e o ensino é fechado e não permutável, não havendo possibilidade de o professor aprender com o aluno.
( ) A aprendizagem é dinâmica, uma vez que implica relação entre o sujeito que aprende e o objeto estudado, e o ensino deve ser gradual, avançando por níveis cada vez mais complexo de dificuldades.
( ) A aprendizagem é pessoal e intransferível, uma vez que uma pessoa não pode aprender por outra; o ensino deve ser aberto para permitir a comunicação pedagógica entre as partes.
( ) A aprendizagem é integral, pois o homem aprende com todo o seu ser; o ensino é intencional, pois o professor deve saber aonde pretende chegar com sua prática de ensino.
( ) A aprendizagem é cumulativa, pois o simples se faz degrau para o mais complexo, podendo uma aprendizagem anterior servir de base para um novo conhecimento; o ensino é não relacional, não associando as diversas facetas dos saberes (teóricos, práticos, éticos) entre si.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.
A partir dos apontamentos de Freire em relação aos Saberes Necessários à Prática Educativa, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as certas, e E, para as erradas.
( ) O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.
( ) Nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
( ) Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam se reduzem à condição de objeto um do outro.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C C.
E C C.
E E E.
C E E.
C C E.
Analise os cuidados apresentados a seguir e verifique quais devem ser observados em relação ao Plano de Curso.
I Estar relacionado com o Plano Curricular da Escola.
II Envolver temas que se constituam meios para alcançar os objetivos estabelecidos.
III Viabilizar a eficácia da avaliação do processo de aprendizagem.
IV Atribuir maior valor aos conteúdos conceituais.
V Estabelecer obrigatoriamente rotinas a serem seguidas pelos alunos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...