Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:

  • A.

    O aluno deve ser visto como um fim precípuo da educação; para ele existe a escola e, portanto, para a promoção do seu desenvolvimento, devem convergir direta ou indiretamente todas as ações.

  • B.

    aluno é um ser em desenvolvimento, o qual se processa e é facilitado em etapas.

  • C.

    O desempenho e o desenvolvimento dependem e estão relacionados aos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, interdependentes e interinfluentes em todas e quaisquer circunstâncias.

  • D.

    Cognição, afetividade e psicomotricidade estão presentes em toda situação de desempenho e desenvolvimento. Portanto, a promoção de desenvolvimento será integral, não será desarticulada, à medida que deixar de considerar qualquer um desses aspectos.

  • E.

    Qualquer ação educativa que pretenda ser mais que um esforço isolado necessita ter uma visão global do desenvolvimento pretendido com relação ao educando.

São ações que poderiam e deveriam ser realizadas no âmbito da Escola que oferece Educação Básica, para viabilizar a continuidade de estudos e a progressão no trabalho:

I – a construção e a execução de programas e projetos educativos com a efetiva participação dos pais, professores, corpo técnico e Direção.

II – a qualificação e a permanente atualização de professores e o corpo técnico em temas relativos às ciências sociais e ciências da natureza.

III – a oferta a todos os alunos, nos diferentes níveis e séries, de conhecimentos relativos às oportunidades de mercado e das políticas públicas de sustentabilidade social e econômica vigentes no país.

Considere as ações explicitadas anteriormente e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está havendo um “diz-que-diz”. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:

  • A.

    Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.

  • B.

    Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.

  • C.

    Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.

  • D.

    Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.

  • E. Comunicar o fato aos pais, pois deverão ser os primeiros a tomar a providência adequada.

Com base no texto de Morin, é possível tecer considerações sobre o papel da Escola na busca de solução de problemas provocados pelo contexto civilizatório contemporâneo. A relação entre escola e contexto civilizatório contemporâneo está expressa corretamente na alternativa:

  • A. Os marginalizados não poderão ser incluídos no contexto social, nos atuais cenários de desenvolvimento, se a Escola, e somente a Escola, desenvolver programas e projetos de enfrentamento às condições adversas.
  • B. A Escola é a única responsável pela permanente atualização de suas propostas, no sentido de facilitar à comunidade interna e externa a visão mais apropriada das realidades emergentes da atual civilização.
  • C. Os conteúdos programáticos, de acordo com as Diretrizes Curriculares vigentes no sistema de ensino, não têm comprometimento com a construção sistêmica do saber social relativo à evolução da civilização contemporânea.
  • D. O texto de Edgar Morin refere-se explicitamente a propostas curriculares e seu compromisso com a formação dos alunos da Educação Básica no atual contexto civilizatório.
  • E. Corpo docente e Direção não têm responsabilidade com a compatibilização do currículo em ação com a realidade da civilização contemporânea.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Em uma pesquisa participante, o objetivo é a captação do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcança a construção de um novo conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Coll, as interações é que criam desenvolvimento, promovem evolução e

  • A.

    mudança nas pessoas.

  • B.

    alteração de níveis de dependência.

  • C.

    competência cognitiva

  • D.

    maturidade neurológica.

  • E.

    construção de noções lógicas.

Considerando o conteúdo do texto na perspectiva da cidadania no mundo globalizado, assinale a alternativa que contém a resposta correta.

  • A. Um dos papéis importantes a serem desempenhados pela Escola é de executar, sob a coordenação da Direção e da Equipe Pedagógica, programas e projetos que oportunizem a cada aluno a visão multifacetada da realidade em que se encontra, identificando as variáveis facilitadoras de mudanças e as restritoras intervenientes e realizando ações para melhorar as condições de vida própria e da comunidade.
  • B. A reflexão sobre as contradições do meio em que vivem e a busca por alternativas de solução para os problemas existentes devem ser oportunizadas somente aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
  • C. A abordagem de princípios, valores, conquistas tecnológicas e sociais, que caracterizam a civilização atual devem ser exploradas apenas por meio das áreas de conhecimento ou disciplinas consideradas fundamentais.
  • D. As Diretrizes Curriculares Nacionais não tratam explicitamente do assunto, logo as reflexões em sala de aula sobre a ambivalência da atual civilização podem ser pontuais.
  • E. As disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Ciências não comportam estudos aprofundados referentes à complexidade da civilização em que vivemos.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

A superação da oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações não influencia determinantemente a pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme a concepção de Luckesi sobre Avaliação Educacional, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 1 – 2 – 2.

  • B.

    2 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2.

  • D.

    1 – 2 – 1 – 1.

  • E.

    2 – 1 – 2 – 1.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...