Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança

  • A.

    leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.

  • B.

    conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.

  • C.

    deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.

  • D.

    resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Os termos intencionalidade e finalidade estão na base da compreensão da aprendizagem, de acordo com as teorias de campo cognitivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.

  • B.

    estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.

  • C.

    oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.

  • D.

    informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

De acordo com a teoria de campo-Gestalt, a aprendizagem será mais eficaz se o conteúdo for organizado por partes e não a partir do todo completo.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

  • A.

    a gramática e o vocabulário.

  • B.

    o ensino e a convenção da língua escrita.

  • C.

    todos os elementos da língua que atuam em conjunto.

  • D.

    produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.

Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.

A concepção pós-crítica é caracterizada pela identificação do outro e da possibilidade de múltiplas culturas na construção do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.

  • B.

    constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.

  • C.

    indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.

  • D.

    constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.

Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.

A concepção tradicional propõe a existência de um currículo implícito, considerado oculto.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.

  • B.

    Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.

  • C.

    Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.

  • D.

    Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.

Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.

Em uma perspectiva tradicional, a base nacional comum e a parte diversificada são consideradas como partes distintas do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...